Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic InnovationCiência e TecnologiaNovo ativo capilar aumenta pigmentação e reduz quantidade de fios brancos

Novo ativo capilar aumenta pigmentação e reduz quantidade de fios brancos

  • Written by:
Atuando por meio do estímulo da melanogênese, Greyverse é um tratamento que realça a produção de melanina no bulbo do cabelo e favorece a repigmentação do fio. Novidade também modula genes envolvidos no processo que faz os cabelos ficarem grisalhos

Com o envelhecimento biológico natural, uma das principais mudanças no cabelo é o aparecimento de fios brancos. “Estudos recentes mostram que até um quarto de pessoas em todo o mundo tem mais de 50% de cabelos grisalhos quando chegam aos 50 anos de idade. Essa alteração também pode aparecer em pessoas mais jovens, que podem sofrer com cabelos grisalhos prematuros”, afirma Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos. Até agora a única opção para quem não quer ficar com os cabelos brancos é passar por processos de tintura, mas isso obriga as pessoas a renovar constantemente a ação da cobertura. Mas um novo ativo com mecanismo inovador surge como tratamento de repigmentação dos fios brancos: Greyverse.

De acordo com Mika Yamaguchi, o ativo Greyverse é o primeiro peptídeo biomimético do Alfa-MSH, um hormônio estimulante dos melanócitos (células produtoras do pigmento que dá cor ao cabelo) e que atua no gene MC1-R (encontrado no melanócito e que tem a função de ativar a produção de melanina). “Os peptídeos biomiméticos simulam as proteínas naturais e agem rapidamente. A ativação do gene MC1-R promove o aumento da pigmentação ao mesmo tempo em que diminui o estresse oxidativo do bulbo capilar. Dessa forma, o ativo atua no tratamento dos fios brancos, devolvendo sua pigmentação natural progressivamente”, afirma.

O tratamento tópico com Greyverse também modula os genes envolvidos com o processo que deixa o cabelo grisalho. Os testes com o produto foram feitos em 15 voluntários (de 18 a 35 anos) com cabelos escuros naturalmente, mas que já apresentavam fios brancos. A aplicação de Greyverse foi feita durante três meses no couro cabeludo com massagem leve. “Como resultado, foi avaliada a expressão gênica e a síntese de proteína relacionada em pelos, com avaliação de pigmentação por cromometria. O ativo aumentou em 180% a expressão do gene MC1-R (que ativa a produção de melanina) e em 36% o MITF (melanogenese associado ao fator de transcrição, que estimula a síntese de melanina)”, afirma Mika. O estudo concluiu uma notável diminuição da densidade capilar dos grisalhos em 30%.

Os resultados são visíveis a partir de três meses de uso e é importante que ainda haja atividade dos melanócitos para que ocorra a repigmentação. O produto pode ser formulado em sérum e aplicado em 40 gotas no couro cabeludo à noite. “Consulte sempre um dermatologista para orientá-lo melhor em relação à concentração de uso e também a associação com outros nutrientes que o cabelo esteja necessitando”, finaliza a especialista.

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Nossos canais

Parceiros