Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic InnovationDestaque Empresas & NegóciosNovo CEO da Natura &Co comandou a aquisição da Avon

Novo CEO da Natura &Co comandou a aquisição da Avon

  • Written by:

Com a conclusão do negócio, o presidente global da Avon, Jan Zijderveld, deixa a empresa

A Natura &Co anunciou os novos principais executivos nomeados para conduzir a companhia após a aquisição da Avon.

Roberto Marques, presidente do conselho de administração da companhia desde 2017, foi escolhido para ser o principal executivo da companhia e liderar o comitê operacional do grupo, composto pelos quatro presidentes-executivos eleitos para as subsidárias Natura &Co América Latina, Avon, The Body Shop e Aesop.

Marques, que acumulará os cargos de CEO e presidente do conselho, está há quatro anos na fabricante de cosméticos brasileira, chegando quando a Natura concluía a aquisição da britânica The Body Shop e capitaneou a estratégia de tornar a Natura uma empresa multicanal, multimarca e global.

Foi ele que iniciou as conversas com os membros do conselho de administração da Avon Products, em meados de 2017, para fazer uma oferta pela rival histórica na América Latina.

“[Foi] um namoro antigo, que começou décadas passadas. Em determinados momentos, a Avon quis comprar a Natura e a Natura quis comprar a Avon no Brasil. Houve uma conversa entre 2012 e 2013, antes da aquisição da Aesop, quando foi realizada uma análise profunda do negócio”, disse Marques em maio do ano passado ao Valor.

Antes de ingressar na Natura &Co, ele teve passagem de dois anos e dois meses pela Mondelez International, onde foi vice-presidente-executivo e presidente para a América do Norte da empresa dona de marcas como Oreo, Halls, Lacta e Trident.

Na indústria de higiene pessoal e cosméticos, ocupou diversos postos de liderança na americana Johnson & Johnson durante os 20 anos e três meses em que ficou na companhia. Foi responsável global das marcas de beleza, de bebês e de remédios sem prescrição médica, atuando no Brasil, Colômbia, Inglaterra e Estados Unidos.

Marques é graduado em administração de empresas e tem especialização marketing e planejamento estratégico pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV), além de cursos de pós-graduação na Kellogg School of Management e The Wharton School, na Universidade da Pensilvânia.

Nova etapa

Com a compra da Avon Products, iniciada em 22 de maio de 2019 e que foi concluída hoje, a Natura &Co, que reúne Avon, The Body Shop, Aesop e a marca homônima Natura, torna-se a quarta maior empresa de beleza do mundo, atrás de L’Oréal, Estée Lauder e Shiseido.

Como consequência desta reestruturação, Jan Zijderveld, que presidia globalmente a Avon, deixará o cargo. Assumirá no lugar do holandês a romena Angela Cretu, que será responsável pelos negócios da marca fora da América Latina. Cretu está na Avon há 20 anos. Zijderveld, egresso da Unilever, ficou quase dois anos na Avon e liderou a reestruturação com a criação do plano “Open Up Avon”.

João Paulo Ferreira, responsável pela Natura, ficará encarregado da operação da Natura &Co na América Latina, com objetivo de maximizar as sinergias e expansão das quatro marcas na região.

Não haverá mudanças nos comandos da rede The Body Shop, com David Boynton, nem da Aesop, que segue presidida por Michael O’Keeffe, um dos fundadores da empresa australiana.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Valor Econômico 03.01.2020

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros