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Cosmetic InnovationDestaque Empresas & Negócios EntrevistaNovo CEO Global de Personal Care da DSM, Gareth Barker, fala dos planos da companhia para o Brasil

Novo CEO Global de Personal Care da DSM, Gareth Barker, fala dos planos da companhia para o Brasil

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Gareth Barker, que assumiu o cargo de  CEO Global da divisão Personal Care da DSM em janeiro, esteve no Brasil no final de abril e concedeu uma entrevista exclusiva para Portal Cosmetic Innovation. Ele destacou o potencial do mercado e as muitas oportunidades a serem exploradas. “Queremos aproveitar essas oportunidades para aumentar a participação de mercado da DSM nos cuidados com a pele, bem como na proteção solar. Outro mercado que vamos explorar e aumentar nossa presença é cabelo”, revelou.

Qual é o principal objetivo de sua vinda ao Brasil?

Assumi a posição de presidente global de cuidados pessoais e ingredientes e aromas na DSM em janeiro deste ano. Estou aproveitando esses primeiros meses para viajar para alguns países, abordar clientes importantes e buscar oportunidades de negócios. Estou na DSM desde 1993 e posso dizer que conheço bem a empresa. A ideia é contribuir com essa experiência para que a unidade de negócios possa crescer ainda mais. Aqui no Brasil eu tive excelentes encontros. Acredito que o Brasil e toda a América Latina têm um potencial muito grande, especialmente pela diversidade que existe na região. Tenho certeza de que as tecnologias que a DSM desenvolve têm uma ampla aplicação na América Latina e oferecem diferenciais importantes para nossos clientes.

Qual é a estratégia de negócios do DSM para a Divisão de Cuidados Pessoais e Ingredientes e Aromas no Brasil?

A base da nossa estratégia está em olhar para os nossos clientes. Queremos ser a escolha número um de nossos clientes quando eles pensam em uma empresa que fornece soluções e tecnologias para cuidados pessoais. Mais do que simplesmente vender, nossa estratégia é tentar entender a necessidade do consumidor final de desenvolver soluções em conjunto com nossos clientes para atender a essas necessidades. É por isso que me dediquei a viajar para muitos países e fortalecer ainda mais o excelente relacionamento que já temos com nossos clientes.

Como a Focus Química, que acaba de ser anunciada como distribuidora de produtos de higiene pessoal, faz parte dessa estratégia?

Essa parceria surge em um momento em que a busca por marcas que celebram e cuidam da cultura, desejos e necessidades locais é cada vez mais evidente. Poder contar com um distribuidor que conhece profundamente as necessidades e desafios do mercado nacional permite um relacionamento muito mais comprometido. A DSM estava procurando por um distribuidor que complementasse o desempenho da DSM no Brasil. Ter um parceiro alinhado em propósito e desempenho é fundamental para se comprometer com a transparência para gerar oportunidades de negócios mais saudáveis para todos.

A empresa pretende investir no Brasil este ano?

Estamos sempre olhando para o Brasil como um mercado com potencial de investimento. Tanto que no ano passado inauguramos um Centro de Inovação em Campinas (SP). O novo laboratório funciona como um espaço moderno para o desenvolvimento de soluções inovadoras e customizadas para as mais variadas necessidades dos povos da região, caracterizado pela diversidade de peles e cabelos, além da questão da proteção solar. À medida que desenvolvemos e fornecemos ingredientes para as indústrias de cuidados pessoais, perfumaria, higiene e cosméticos em todo o mundo, a proximidade do novo laboratório das empresas do setor presentes no Brasil e na América Latina tem sido orientada pela colaboração, pesquisa e transformação de ideias em produtos inovadores. Desenvolvemos protótipos de produtos, tecnologias para aplicação e aprimoramento de produtos já disponíveis no mercado e até novas formulações. Além disso, o Centro de Inovação fornece suporte técnico aos clientes, aprimorando a qualidade e a eficácia dos produtos disponíveis nos mercados brasileiro e sul-americano.

Como você avalia o mercado brasileiro de cuidados pessoais e qual é o potencial deste setor?

Os anos de 2015 e 2016 foram difíceis. No ano passado o setor no Brasil começou a crescer novamente. O ritmo ainda não é o mesmo de antes de 2015, mas pode-se dizer que a tendência do gráfico mudou. O mercado de cuidados pessoais no Brasil tem um potencial incrível e é um dos maiores do mundo. Os brasileiros gostam de testar produtos, aceitam inovações muito bem, estão abertos ao que é novo. A visão da DSM para o Brasil é de longo prazo e acreditamos que os níveis de crescimento voltarão a ser tão fortes quanto antes.

Quais são as principais oportunidades de negócios no Brasil?

Os consumidores na América Latina e no Brasil são caracterizados pela diversidade de peles e cabelos, bem como pela necessidade de proteção solar diária. Existem muitas oportunidades a serem exploradas em toda a região. Queremos aproveitar essas oportunidades para aumentar a participação de mercado da DSM nos cuidados com a pele, bem como na proteção solar. Outro mercado que vamos explorar e aumentar nossa presença é o de cabelo. O Brasil é um líder global neste segmento e certamente aproveitaremos essa posição para crescer.

O que há de novo no portfólio de soluções de cuidados com a pele da DSM para prevenir ou combater o envelhecimento?

Prevenção e combate ao envelhecimento da pele é, sem dúvida, um tema que está sempre no foco de pessoas e clientes. No entanto, os sintomas do envelhecimento da pele não ocorrem simplesmente ao longo dos anos. Também está relacionado a outros fatores que às vezes passam despercebidos por nós. No mundo ocupado e hiperconectado em que vivemos hoje, o estresse tornou-se um problema constante para as pessoas, independentemente da idade e com grandes consequências para a saúde da pele. Algumas pesquisas mostram que o estresse pode levar a um comportamento inadequado, com 38% dos adultos dizendo que comem demais e 44% dos trabalhadores americanos dizem que perdem o sono todas as noites porque estão preocupados com o trabalho. Foi pensando que desenvolvemos uma série de novos ingredientes e conceitos de formulação para facilitar a vida das pessoas nesse sentido. Para os Millennials em ritmo acelerado, existem produtos específicos com novas formulações projetadas para se adequarem ao seu estilo de vida.

Como essas soluções agem e quais resultados são conquistados?

Temos o BEL-EVEN, uma molécula sintética que ajuda a neutralizar os efeitos nocivos do estresse na pele. Inibe de forma reversível e seletiva a enzima-chave 11β-HSD1, que gera cortisol na pele. Níveis persistentemente altos de cortisol induzido por estresse estão fortemente associados a sinais visíveis de envelhecimento prematuro da pele, que são uma grande preocupação para os consumidores de hoje. Este composto reduz visivelmente os sinais de stress na pele e melhora a elasticidade e densidade, bem como a hidratação da pele. Outro exemplo é a nossa solução contra o estresse urbano. Pesquisas anteriores mostram que altos níveis de poluição do ar impactaram negativamente a hidratação natural da pele e os consumidores em ambientes urbanos eram mais propensos a reclamar sobre a pele seca e sensível. Realizamos estudos com mulheres em Beijing usando uma tecnologia de visualização para estudar a hidratação da pele em ambientes urbanos para demonstrar a eficácia da hidratação da PENTAVITINA. Imagens coloridas do rosto foram produzidas, mostrando que as mulheres chinesas têm pele excessivamente seca, especialmente nas regiões das bochechas e mandíbulas. Três horas após uma única aplicação, essas áreas já estavam muito melhor hidratadas. Estes são apenas alguns exemplos, mas você também pode mencionar uma ferramenta para formuladores que permite desenvolver produtos com mais eficiência e otimizar formulações antes de verificar o desempenho do FPS in vivo, um teste de estresse da pele e produtos criados especificamente para os Millennials.

Quais são as principais tendências globais e brasileiras sobre o envelhecimento que são o foco do DSM de P&D?

O mercado de cosméticos é impulsionado pela inovação, e essas inovações podem estar relacionadas a novos formatos de aplicação, novas embalagens, novos benefícios, novas matérias-primas e reclamações. Todos esses aspectos são considerados no desenvolvimento de novos produtos ou novos conceitos de marketing para nossos clientes. Na DSM, embora estejamos em um negócio B2B, precisamos entender a dinâmica do B2C para criar soluções para o consumidor final. Combinando nossa experiência em insights do consumidor, análise de mercado e tecnologia de ponta, para que nossa equipe de P&D possa criar matérias-primas que superam os ingredientes tradicionais e ofereçam os melhores resultados em cuidados com a pele, sol e cabelo. Nossa mais nova matéria-prima, Bel-Even é um ativo anti-stress para a pele. Uma combinação perfeita de uma alegação inovadora e ingrediente de alto desempenho. É capaz de reduzir os níveis de cortisol (marcador de estresse biológico) na pele, reduzindo assim a degradação do colágeno e levando à redução das rugas. Podemos dizer que este é um ativo “antiestresse-envelhecimento” muito importante para o estilo de vida ocupado em todo o mundo.

Agradecemos a leitura, compartilhe!

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