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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Inteligência de Mercado WGSNO mercado está preparado para o consumidor ultradinâmico?

O mercado está preparado para o consumidor ultradinâmico?

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WGSN traz principais tendências do consumo para 2020

A WGSN, líder global em análises e previsões de tendências, desenvolveu um estudo sobre drives que vão impulsionar o mercado. Sabe a descoberta? O comportamento do consumidor é o que vai guiar as mudanças no próximo ano, principalmente no varejo. Ainda mais exigentes e com novos valores em prática, não apenas impulsionam a sociedade, como provocam modelos de negócio.

“A High Velocity Consumer detalha quais as 6 principais mudanças de comportamento que vão moldar o futuro do varejo para os próximos anos. Alguns exemplos são a ascensão do mobile commerce (m-commerce), as preocupações climáticas e o envelhecimento populacional mundial. Se as pessoas mudam cada vez mais rápido, a tecnologia permite que elas também se tornem cada vez mais exigentes com as marcas que desejam se relacionar – e essa velocidade exige também mudanças imediatas no varejo”, afirma a Mindset Consultant da WGSN, Júlia Curan.

Quer conhecer os fatores que vão impulsionar o mercado? Confira alguns destaques abaixo:

COMPORTAMENTO

Características do consumidor

♦À medida que o consumidor tem menos tempo disponível, é imprescindível que as estratégias de varejo sejam rápidas e fáceis e envolvam os dispositivos móveis. Porém, também busca uma conexão humana;

Confiança

♦ Os consumidores estão questionando em quem e em quê confiar. O WGSN Barometer apontou que os gastos das pessoas têm uma relação direta com o quanto elas confiam em uma marca. Como reagir neste cenário? Procure entender os temores dos seus clientes e crie estratégias que diminuam esse problema por meio da transparência. Além disso, assuma um papel de liderança nas questões que são importantes ao seu consumidor;

Fim da Posse

♦ As pessoas estão deixando de gastar em coisas para investir em experiências e, cada vez mais, ela terá que se transformar em um produto, além de ser capaz de gerar receita sozinha, em vez de um componente adicional de marketing. O que as marcas podem fazer? Enxergar além do seu produto principal e perceber quais tipos de serviços poderiam motivar as pessoas a querer pagar para ter acesso. Pense em como reunir pessoas com perspectivas parecidas e melhorar a vida delas;

TECNOLOGIA

Revolução das compras pelos dispositivos móveis

♦ Em mundo repleto smartphones, o consumidor quer comprar de forma independente, sem ter uma interação humana no caixa. Os varejistas precisam atender essa demanda, criar e implementar novos meios para pagamentos, como por meio dos dispositivos móveis. Além disso, as pessoas estão se sentindo mais confortáveis em lidar com serviços e empresas por meios digitais – prova disso é que mais de 64% dos varejistas afirmam que o pagamento pelo celular é uma prioridade para o funcionamento de seus negócios hoje, segundo a pesquisa executiva de varejo da WGSN. Como se antecipar? A decisão de comprar é tomada antes do consumidor entrar na loja. Primeiro as pessoas fazem uma pesquisa on-line antes de irem ao local físico realizar uma compra. Esteja pronto para isso;

Experiências em espaços físicos

♦ Transações simples e rápidas estão se tornando norma e nos próximos anos isso será algo essencial nos ambientes físicos dos varejistas. À medida que os varejistas investem em tecnologia de inteligência artificial e experiências digitais, a importância da conexão humana será um diferencial fundamental paras as marcas;

♦ Ponto de ação? Crie estratégias que sigam integrem o varejo on-line e o off-line, invista mais em métodos de pagamentos que não precisem de caixa, dando ao consumidor mais independência. Exemplo disso são estratégias que unem o humano e o tecnológico para criar uma experiencia de loja inesquecível. Além disso, inclua na interação pessoal que evoque emoções. Coloque o aspecto humano como ponto central na sua estratégia de loja e vá além do que o cliente diz que está procurando. Crie estratégias que explorem como ele quer sentir;

♦ Invista também em realidade aumentada para ajudar os clientes durante as compras. Além de encantar e transformar digitalmente os pequenos carrinhos de compra em “gigantes navios de carga”. Use a inteligência artificial para criar interações digitais mais humanas. As expectativas dos clientes estão mais altas, já que os assistentes virtuais, como Alexa e Google Assistant, são cada vez mais comuns;

SOCIEDADE

Sustentabilidade

♦ A ansiedade em relação ao clima já é uma realidade, assim como o desejo de limitar ou reverter os danos causados ao ecossistema do planeta. Por isso, a busca pelo entendimento das mudanças climáticas está se tornando mais frequente na vida desse consumidor. Quando o assunto é consumo, as pessoas procuram fazer a coisa certa quando há alternativas sustentáveis à disposição e estão tentando agir para tornar o mundo um lugar melhor e as marcas precisam se atentar a isso;

♦ Pontos de ação? Teste novas estratégias para não ficar de fora da indústria de revendas, que não para de crescer, além de aposte no processo de revenda fazendo parcerias no setor. Aprimorar a qualidade dos seus produtos para que eles durarem mais e sejam reusados por várias pessoas e para provoque mudanças em torno do uso do plástico é uma estratégia, assim como criar produtos que não percam o valor ao longo do processo de revenda;

Geração Longeva

♦ Segundo a ONU, o envelhecimento populacional causará a transformação social mais significativa do século 21, com implicações em todos os setores da sociedade. O número de idosos vem aumentando, uma vez que as pessoas estão vivendo mais e melhor, e essa perspectiva já não é mais novidade. Até 2030, a população idosa irá crescer mais que um terço nos países desenvolvidos, totalizando 222 milhões de pessoas, de acordo com a consultoria McKinsey*. Esse grupo será responsável por cerca de 51% do crescimento do consumo urbano, o equivalente a mais de US$ 4 trilhões;

♦ O que fazer para inovar? Prepare sua empresa para o futuro e para o envelhecimento da população. Pense em áreas personalizadas e em como reformular sua loja para atender esse consumidor mais velho.

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