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Cosmetic InnovationDestaque Embalagem & Design Empresas & NegóciosOnda verde: marcas de beleza que têm ações sustentáveis

Onda verde: marcas de beleza que têm ações sustentáveis

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Não sabe o que fazer com o pote do produto que acabou? Marcas como a Lush trocam embalagens por produtos novos e fazem o seu descarte correto. O mercado de beleza tem se preocupado cada vez mais com ações sustentáveis. Aqui, mostramos quem entrou nessa onda verde

De tempos para cá, o mercado de beleza tem se mostrado vez mais consciente. Depois da ascensão dos cosméticos veganos, cruelty free, orgâncios e naturais, as marcas estão se preocupado também com com questões ambientes e investindo em embalagens recicladas e ações para o descarte correto. A seguir, saiba quais marcas aderiram à essa onda verde e têm atitudes sustentáveis em prol da natureza.

TROCA DE EMBALEGENS

M.A.C COSMETICS: A marca dá um produto novo às clientes que devolvem embalagens. Batizada de “Back to M·A·C”, a ação – presente em todos os países em que a marca está presente – funciona da seguinte forma: ao levar seis embalagens vazias – de vidro ou de plástico – em uma das lojas, as consumidoras ganham 1 batom. No Brasil, as embalagens são direcionadas para uma empresa especializada em processos de gestão de produtos não comercializáveis e de resíduos industriais e são retornadas à cadeia industrial em forma de cimento.

LUSH: A marca prefere que seus produtos sejam vendidos desembrulhados, mas para guardar itens como máscaras faciais frescas e loções de limpeza esfoliantes, a Lush usa um pote preto – que se tornou sua marca registrada – feito de plástico 100% reciclado. Ao juntar 5 potes pretos, é possível devolvê-los lavados numa loja e ganhar uma máscara fresca. Assim, a marca consegue manter o seu fornecimento de plástico autossuficiente e fora dos aterros.

L’OCCITANE EM PROVENCE e L’OCCITANE AU BRÉSIL: Depois de ser implementado na França, em 2014, o programa de troca de embalgens das marcas veio para o Brasil em 2016. A cada cinco embalagens de tamanho regular – de plástico ou vidro – depositadas na caixa de coleta do Shopping Morumbi, a cliente ganha um creme de mãos de 30 ml. As embalagens são enviadas para o TerraCycle, que recicla os resíduos em novos produtos.


SHISEIDO:
 Na ação “Loucas por Suncare”, as consumidora podem trocar três embalagens vazias de qualquer produto de bases solares e um selo da ação (adquirido na compra de uma base solar) por um UV Protective Compact Foundation (na foto). A marca se encarregará de reciclar todas as embalagens que retornarem durante o período da ação.

EMBALAGENS RECICLADAS

NATURA: A Natura incorpora 20% de vidro reciclado em perfumes e o objetivo é aumentar para 30% em 2018. Segundo a marca, mesmo tendo dificuldades em utilizar frascos de vidro reciclados por precisarem de uma logística específica para atingir essa finalidade, nenhum custo extra é repassado aos consumidores. Entre alguns perfumes que se encaixam nessa categoria estão Locuras de Humor e o Kaiak Pulso.

BOTICÁRIO: A Nativa SPA é a primeira linha de O Boticário a usar frascos com PET reciclado pós-consumo e tem as embalagens da loção hidratante feitas com 10% de plástico reciclado. Da linha Cuide-se Bem, os frascos e bisnagas são feitos com plástico vegetal – derivado da cana de açúcar -, evitando 3 tonelas por ano de gases de efeito estufa na fabricação das embalagens.

SIMPLE ORGANIC: A Simple Organic, marca de cosméticos orgânicos, veganos, naturais e cruelty free não usa embalagens secundárias (caixas), mas sim de papel reciclado, vidro e saquinhos sustentáveis que podem ser usados inclusive como nécessaire

A marca foi  também a primeira em seu segmento a conquistar o selo “Eu Reciclo”, que assegura que a empresa compensa no pós-consumo a quantidade de lixo produzido. A New Hope Ecotech, empresa que fornece a chancela o “Eu Reciclo”, faz uma conexão entre marcas engajadas e recicladores. Assim, tudo o que a Simple Organic produz de embalagem é mensurado e este número final é compensado por meio da reciclagem em alguma cooperativa parceira da Instituição emissora do selo.

REFIL

Quando um produto acabar, ao invés de comprar um novo (e mais uma embalagem), você pode comprar um refil, ou seja, apenas o produto e usá-lo na mesma embalegem, evitando o descarte. A quem disse, berenice? é uma das marcas que vendem refil, como o estojo e sombras. A BAIMS, marca vegana, cruelty free, orgânica e natural, passou a vender refil em este ano (além de trocar as embalagens de plástico por bambu). Mais algumas labels que vendem adeptadas do refil são Make Up For Ever, Mary Kay, Shiseido, Avon e Lâncome.

Fonte: Revista Marie Claire

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