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Orgânico: o novo básico

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Grandes marcas estão tornando os atributos naturais e orgânicos a regra, à medida que esses produtos vão conquistando mais espaço nas prateleiras e preços baixos.

A ruptura na categoria de alimentos – com empresas como a Brandless (www.brandless.com) entrando no mercado para oferecer produtos com certificação orgânica, de comércio justo e não modificados geneticamente, por apenas US$ 3 cada – mudou as expectativas das compras naturais e orgânicas de premium para “o novo básico”. O crescimento de produtos naturais e orgânicos acessíveis estende-se para além dos alimentos, entrando em outros setores relacionados a estilo de vida, e a Brandless lançou novas categorias no último ano, que incluem produtos domésticos e de cuidados pessoais.

Agora, grandes marcas como Amazon, Target e Costco estão buscando uma fatia dos orgânicos, concorrendo para que seus produtos sejam mais baratos, melhores e mais acessíveis. Isso marca uma vitória para os consumidores, especialmente quando 53% dos millennials dos EUA afirmam esperar que todos os produtos sejam naturais, 43% esperam produtos orgânicos e 49% esperam produtos livres de transgênicos, de acordo com uma pesquisa conduzida pela SONAR ™, uma ferramenta de pesquisa de mercado. 

Beleza

A varejista de beleza Sephora lançou seu selo “Clean at Sephora” em 1º de junho, uma seção dedicada a produtos naturais e clean para a pele, cabelo e maquiagem. A razão para aumentar a transparência é devido à demanda do consumidor. “Através de pesquisas e insights, a Sephora descobriu que mais de 60% das mulheres lêem rótulos de produtos de beleza antes da compra, e que 54% afirmam que é importante que seus produtos tenham uma opinião sobre a beleza “clean”, diz Artemis Patrick, líder da área de marketing na Sephora.

O mercado global de beleza orgânica e natural deverá atingir US$ 13,2 bilhões este ano e aumentar para mais de US$ 15,6 bilhões até 2020, informa a Transparency Market Research. Isso incentivou as lojas, incluindo Target e Nordstrom, a criar mais espaço para a beleza natural.

Mostrando sua dedicação a essa categoria, o Walmart criou a Found, sua própria linha de beleza natural, lançada no ano passado. A linha é formada por mais de 130 produtos para toda a pele e maquiagem, e inclui um gel de limpeza clareador de Tea Tree, uma máscara em folha de argila vermelha e uma máscara volumizadora com sementes de urtiga. O maior benefício é que os produtos começam a partir de apenas US$ 2.

Alimentos

As vendas de alimentos orgânicos atingiram US$ 43 bilhões em 2016, um aumento de 8,4% em relação ao ano anterior, segundo a Organic Trade Association. Estes números positivos levaram as grandes marcas a aumentar a presença de produtos naturais e orgânicos, e continuam competitivas, baixando os preços.

Em maio de 2018, a Amazon anunciou que seus membros Prime receberiam 10% de desconto nos produtos Whole Foods, potencialmente competindo frente a frente com a Costco, que é um importante player no mercado de alimentos orgânicos, com vendas anuais de US$ 4 bilhões em 2016. Para acompanhar a demanda, a Costco gerencia a qualidade e a produção com suas próprias fazendas orgânicas e até empresta dinheiro aos agricultores para estimular o crescimento.

Cuidados Femininos

“Se nos preocupamos com os ingredientes em tudo, desde a nossa comida até o nosso creme para o rosto, por que nossos produtos de cuidados sexuais e saúde sexual deveriam ser diferentes?”, questionam Jordana Kier e Alex Friedman, co-fundadores da Lola. O consumo consciente se estendeu aos produtos de cuidados femininos após um aumento na popularidade dos tampões orgânicos e absorventes das startups.

A cadeia de drogarias CVS anunciou em maio de 2018 que está dedicando mais espaço às marcas orgânicas, incluindo a L Inc, a Seventh Generation e a Sustain Natural. A Brandless lançou sua linha certificada orgânica de tampões e absorventes no último outono, com pacotes de US$ 3, tornando esta categoria acessível. Até mesmo o conglomerado de cuidados pessoais Procter & Gamble lançou a linha Always Pure and Clean de produtos de cuidados femininos, livres de corantes e fragrâncias, em fevereiro deste ano, sugerindo que as grandes marcas vêm crescendo neste espaço.

À medida que os produtos naturais e orgânicos em todos os setores entram no mercado convencional, os preços reduzidos e as maiores ofertas físicas e digitais tornam esses produtos cada vez mais acessíveis – uma vitória para os consumidores que querem comprar conscientemente, sem que, para isso, tenham que pagar “os olhos da cara”.

Fonte: https://www.jwtintelligence.com

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