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Cosmetic InnovationDestaque Matérias EspeciasOs novos apelos do mercado de proteção solar

Os novos apelos do mercado de proteção solar

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Benefícios como ação antimanchas, resistência à água salgada e proteção antiareia vão invadir os rótulos dos produtos

Por Estela Mendonça

Apesar do impacto da crise no consumo de produtos de higiene pessoal, os produtos de proteção solar continuam em plena expansão no Brasil. As vendas cresceram 57,5% nos últimos 5 anos e atingiram US$ 2,958 bilhões em 2016, segundo o Euromonitor.  Para os próximos cinco anos, a expectativa é que o mercado cresça 22,3%, chegando a R$ 3,751 bilhões em 2021.

O Brasil ocupa a segunda posição no ranking mundial em consumo de produtos de fotoproteção, ficando atrás somente dos Estados Unidos. No ranking de fabricantes, a L’Oréal, que lidera mundialmente este mercado, por aqui cai para a terceira posição, perdendo para J&J e Beiersdorf Nivea.

RANKING FABRICANTES SUN CARE GLOBAL

O que os brasileiros estão buscando

Na última pesquisa “Bronzeador e Protetor Solar”, realizada pela Mintel no final de 2016, com 1500 consumidores brasileiros, 33% dos entrevistados disseram aplicar produtos de cuidados com o sol durante o ano inteiro, mas 23% admitem usá-los apenas no verão.

Longa duração (41%), fator de proteção solar alto (38%), resistência à água (36%), testado dermatologicamente (35%), preço mais baixo (24%) e resistência ao suor (18%) estão entre os principais fatores de compra, segundo a Mintel.

Alberto K. Kurebayashi, diretor da Protocolo Consultoria em Dermocosmética

“Quando falamos de fotoproteção a palavra que mais deveríamos destacar seria conscientização. Seja através de campanhas que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove com frequência, seja através dos fabricantes de produtos ou da mídia”, afirma Alberto Keidi Kurebayashi, farmacêutico bioquímico, diretor da Protocolo Consultoria em Dermocosmética, destacando o crescimento continuado da incidência de câncer de pele não melanoma e melanoma; este último, apesar de não ser o tipo mais comum de câncer de pele, é o mais agressivo, com altos índices de mortalidade. No Brasil, 5.580 novos casos e 1.547 óbitos são registrados anualmente pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Tendências

No que se refere a tendências em produtos, Keidi destaca a exploração dos ativos antipoluição, antioxidantes e clareadores em sinergia com filtros, proteção ampla (UVB, UVB, luz visível e IR), proteção ao DNA e outros.  “O grande diferencial para nós formuladores é o nível dos ingredientes que temos à nossa disposição. As melhores empresas de ativos e ingredientes cosméticos estão no Brasil, sendo que os lançamentos de novos ativos são realizados ao mesmo tempo que em outros países. Com a criatividade e conhecimento técnico do formulador brasileiro, produtos novos e funcionais estão em fase de criação e lançamento, tornando os produtos cosméticos do Brasil uma referência global pela sua qualidade, conceito, segurança e eficácia”.

O especialista ressalta que os ativos à disposição dos formuladores brasileiros são em sua maioria sustentados por excelentes estudos clínicos, que demonstram seus benefícios em condições normais de uso nas dosagens indicadas. Para ele, os produtos de proteção solar devem buscar a multifuncionalidade. “O benefício de um ativo antipoluição não se restringe à proteção da pele a metais, cigarro, poluição veicular entre outros, mas oferece uma ação, por exemplo, clareadora ou proteção contra manchas na pele causadas pela poluição. O conceito da epigenética, aplicado a produtos solares como forma de proteção, prevenção e restauração é também uma tendência que se fortalece a cada lançamento de produtos globais”.

Segundo Keidi, uma formulação de sun care deve conter filtros fotoestáveis de amplo espectro, ativos que doem propriedades multifuncionais, finalizando em um excelente sensorial final. “Não haverá adesão ao uso do produto se este não tiver uma cosmética agradável. No nosso segmento não se tolera sensorial ruim mesmo com uma boa eficácia. É necessário fornecer resultados perceptíveis em uma base agradável, tarefa difícil para os formuladores pela larga paleta de tons da pele e miscigenação do brasileiro, assim como pela variação climática que nosso extenso país oferece”.

Raios por todos os lados

Sergio Schalka, diretor clínico da Medcin Pesquisa Clínica

“Geralmente associamos o envelhecimento da pele ou o aumento de pigmentação à exposição direta aos raios solares, como ir à praia ou fazer exercícios ao ar livre. Porém, nos esquecemos de todos os outros momentos e formas de radiações ao longo do dia, que são muitas, mesmo quando não estamos diretamente expostos ao sol. Por isso, é muito importante proteger a pele de forma completa”, disse Sergio Schalka, diretor clínico da Medcin Pesquisa Clínica, um dos maiores especialistas em proteção solar do Brasil, no evento da marca Cetaphil. “Claro, o sol é o principal emissor de radiação e energia na Terra, mas não é o único. Por isso, precisamos proteger a pele mesmo nas horas que estamos em casa, na escola ou no escritório, pois ficamos expostos a fontes artificiais de radiação por meio do uso contínuo de aparelhos que produzem raios infravermelhos ou luz visível, que são muito comuns no dia a dia das pessoas”.

Reversão de danos

Que o uso do protetor solar previne danos à pele e o fotoenvelhecimento já é de conhecimento comum, mas um novo estudo da ROC, marca de dermocosméticos da Johnson & Johnson, afirma que seu uso não só previne, mas reverte sinais de envelhecimento da pele. O estudo clínico, publicado na Dermatologic Surgery, foi realizado ao longo de um ano para avaliar a eficácia do uso constante do protetor solar.

Os pesquisadores estudaram 33 mulheres de 40 a 55 anos, com peles brancas e exposição moderada ao sol. O estudo chegou ao fim depois de um ano, com 32 mulheres, aplicando protetor solar SPF 30 fotoestável e de amplo espectro todas as manhãs no rosto inteiro. O protetor solar aplicado possuía ingredientes básicos, sem aditivos antienvelhecimento.

Todos os parâmetros de fotoenvelhecimento avaliados por dermatologistas melhoraram significativamente já na 12° semana. Após um ano, as melhoras clínicas foram de 52% em manchas, 40% na textura e 41% na clareza da pele.

O estudo conclui que a importância da fotoproteção é reconhecida para prevenção de envelhecimento da pele, mas também garante que os sinais já instalados serão atenuados e que a aparência da pele melhorará significativamente com o uso constante de protetor solar.

Alta proteção

Nivea Sun Protect & Hidrata FPS 70

Nivea Sun Protect & Hidrata FPS 70

O mais recente lançamento da Nivea, que pertence ao grupo alemão Beiersdorf, é o Sun Protect & Hidrata com FPS 70, primeiro protetor solar da marca com índice de proteção muito alta, indicado para o corpo e rosto, com fórmula oil-free e panthenol, responsável por promover hidratação e equilíbrio prolongado à pele.  “Nós estamos sempre em contato com nossos consumidores, e percebemos que os brasileiros estão criando maior consciência sobre a proteção solar. Queremos contribuir com esse cuidado, por isso lançamos o Nivea Sun Protect & Hidrata exclusivamente no Brasil”, afirma Tatiana Ponce, gerente de marketing.

Proteção antimanchas

Depois de 5 anos de pesquisas e colaboração com o Instituto Hohenstein, a Beiersdorf lançou no verão Europeu sua linha de protetores solares com 16 itens, Nivea Sun Protege & Hidrata (Espanha), com o novo benefício antimanchas, batizado de “proteção complexa têxtil”. Este conceito de resistência a manchas nas roupas de cores claras impede que os tecidos adquiram manchas amareladas devido aos filtros UV contidos nas suas fórmulas. A nova fórmula apresentada pela empresa baseia-se na união de dois novos ingredientes: um agente de complexão, que atrai os íons metálicos da água para reduzir a coloração das moléculas dos filtros UV, e um agente antidepositante, que impede a adesão às fibras têxteis, facilitando a lavagem. A marca não informou se a novidade será lançada no Brasil.

Controle da oleosidade

Recém-lançado pela Neutrogena, marca da J&J, o Neutrogena Sun Fresh Facial Controle de Brilho com Cor, disponível na versão FPS 60, com textura gel-creme de rápida absorção, contém partículas que controlam a oleosidade e o brilho ao longo do dia, por 12 horas. “O segmento de controle de oleosidade com cor representa 50% do mercado de proteção solar facial (IMS Health –  Outubro/2016) e é um dos que mais cresce. Isso porque a consumidora busca praticidade em sua rotina de beleza. Com a missão de criar, inovar e repensar as possibilidades nos cuidados com a pele, Neutrogena está mostrando para as mulheres que é possível criar uma fórmula diferenciada e com todos os benefícios que elas buscam em um único produto”, afirma José Cirilo, diretor de Marketing da Johnson & Johnson Consumo do Brasil.

Neutrogena Sun Fresh Facial Controle de Brilho com Cor

Ação clareadora

A aposta da Ada Tina é o Dual Clear Diurno FPS 30, que confere alta proteção UVA e UVB e clareia as manchas da pele. Segundo Maurizio Pupo, diretor de P&D da Ada

Ada Tina Dual Clear Diurno FPS 30

Tina, o produto clareia as manchas da pele por contar com ativos que atuam em três fases da formação de melanina. “A Vitamina C é um poderoso antioxidante que previne o envelhecimento causado pelos radicais livres além de promover o clareamento. O endoxyl IN-1 é capaz de inibir a primeira fase de produção de melanina na pele, impedindo mensageiros pró-inflamatórios de estimular a produção de pigmento. Por fim, o alpha-arbutin é capaz de inibir a tirosinase (enzima envolvida na melanogênese) e ter efeito antioxidante. Esse ativo apresenta potente ação clareadora e comparável à hidroquinona, porém sendo muito mais seguro e não gerando danos ao DNA”, afirma.

Contra todo tipo de luz

Cetaphil Sun FPS 70 Ultra Matte & Oil Control

Levando em conta a preocupação em relação à radiação infravermelha emitida pelas luzes artificiais, Cetaphil, maior marca da Galderma no mundo, apresenta o novo Cetaphil Sun FPS 70 Ultra Matte & Oil Control, protetor solar facial para uso diário nas versões com e sem cor, desenvolvido com as tecnologias Solar Care Intelligence, combinação dos mais modernos filtros solares com ingredientes de ação antioxidante contra os efeitos da radiação solar, garantindo ultra proteção 360º (UVA, UVB, luz visível e infravermelho), e Face Technology, combinação de 5 ativos elaborados com partículas e minerais de altíssima capacidade absorvedora, que agem como uma esponja, controlando e reduzindo a oleosidade e o brilho da pele por 12 horas.

Filtros 100% minerais

SkinCeuticals Physical Matte UV Defense FPS 50

A SkinCeuticals, marca de dermocosméticos da L’Oréal, trouxe para o Brasil o Physical Matte UV Defense FPS 50, primeiro protetor solar 100% mineral para peles oleosas da marca. Com filtro mineral, que age como um espelho na pele refletindo os raios, o lançamento de SkinCeuticals proporciona alto nível de proteção graças à composição: 4% de óxido de zinco e 9% dedióxido de titânio. Os dois componentes são micronizados, o que resulta numa aplicação mais fácil e mais uniforme sobre a pele. Além disso, essa tecnologia de micronização evita que o produto deixe a pele esbranquiçada, e reduza a obstrução dos poros, tornando-o ideal para a pele oleosa.

Além disso, o produto contém sílica aerada, uma tecnologia de absorção que ajuda a reter a oleosidade garantindo uma pele sem brilho por mais tempo. “A fórmula de Physical Matte é o resultado de anos de pesquisas e testes para aliar a proteção mineral à uma textura ideal para peles oleosas, e reforça a expertise da marca em criar produtos inovadores e que trazem benefícios únicos para o dia-a-dia dos consumidores de SkinCeuticals”, comenta Alan Spector, diretor da marca no Brasil.

Antioxidante corporal

La Roche-Posay Lipikar Creme AOX

Oferecer um hidratante que tivesse uma ação antioxidante, com um alto FPS e ainda com uma textura leve e refrescante. Essa foi a oportunidade aproveitada pela La Roche-Posay ao lançar em julho o Lipikar Creme AOX. O produto contém FPS60 e FPUVA 24, apresentando textura leve e rápida absorção, além de manter a pele hidratada por até 48 horas.   “A La Roche-Posay identificou que as brasileiras já têm o habito de cuidar da pele do rosto, mas o tratamento corporal ainda é feito com hidratantes básicos. Lipikar Creme AOX é o primeiro hidratante antioxidante corporal com alta proteção do mercado brasileiro”, diz Valerio Gargiulo, diretor da marca no Brasil.

O poder da vitamina C

Jafra Royal Jelly Fluído Protetor Solar FPS 50

A Jafra Cosméticos também trouxe novidades para o mercado com o lançamento do Royal Jelly Fluído Protetor Solar FPS 50, formulado com geleia real e vitamina C. Segundo Donald Frey, CEO em Pesquisa e Desenvolvimento da Jafra Cosméticos Global, o diferencial do Royal Jelly Fluído Protetor Solar FPS 50 está em sua formulação, que é composta por ingredientes inéditos. “Esta fórmula é mágica. A vitamina C detém os radicais livres, lutando contra os danos que já estão na pele. Ao mesmo tempo em que ela reconstrói a estrutura da cútis, o antioxidante trabalha como um guardião, impedindo que coisas ruins aconteçam nela”, revela o executivo.

Antiderrapagem para atletas 

Protetor Solar Sun Tech

Para atletas e praticantes de esportes ao ar livre, a Sun Tech desenvolveu um protetor solar que, além de garantir proteção contra os raios UVA e UVB e até 5 horas de resistência à água, traz a tecnologia Grip System, um sistema “antiderrapagem”, que promove aderência entre os atletas e seus equipamentos esportivos, garantindo segurança e conforto para a prática de esportes extremos ou ao ar livre, onde ocorre elevada exposição solar. A formulação do Protetor Solar Sun Tech também é enriquecida com manteiga de cupuaçu, rica em propriedades nutritivas, hidratantes e antioxidantes, que oferecem alta hidratação. É rapidamente absorvido, não escorre nos olhos, tem textura leve, não oleosa e toque seco. Ele está disponível em embalagens de 180 ml e 1 litro, ideal para academias e clubes.

O que vem por aí

Andrea Adams, gerente de Desenvolvimento de Produtos LifeScience da MCassab

Pode parecer quase impossível pensar em novos claims para o mercado de proteção solar no Brasil, mas a alemã Covestro, antiga divisão de Material Science da Bayer, distribuída com exclusividade no Brasil pela MCassab, garante que muitos benefícios podem ser oferecidos com a aplicação da linha Baycusan de formadores de filmes de poliuretanos base água e base álcool.

Proteção antiareia

Um desses benefícios é a proteção antiareia, que não permite a aderência da areia na pele, produto dos sonhos para uma multidão de brasileiros e que tem na praia endereço certo para os dias ensolarados. “É um ótimo conceito para kids e esportistas. Com o formador de filme Baycusan®  C 1004, a pele fica protegida por uma barreira que

Vichy Ideal Soleil Anti-Sand SPF 30 (Europa)

impede que a areia grude e, ao ser removida facilmente, não carrega consigo o protetor solar, mantendo o SPF e a pele protegida”, explica Andrea Adams Schvan, gerente de Desenvolvimento de Produtos LifeScience da MCassab, que destaca também sua ação antipoluição.

No Brasil, ainda não há produtos, pelo menos de fabricação em massa, com esse benefício, mas a proteção antiareia já é oferecida pelo novo Vichy Ideal Soleil Anti-Sand SPF 30, lançado este ano na Europa.

Resistência à água salgada

Uriage Invisible Stick SPF50+

A redação do Cosmetic Innovation pesquisou, mas não encontrou nenhum produto aqui ou no exterior que oferecesse o outro benefício possível de ser explorado mencionado por Andrea: resistência à água salgada. Dentro desse conceito, a Covestro criou um polímero base álcool que doa resistência à água do mar, o Baycusan® C2000. “Esse mesmo polímero é usado nas formulações transparentes que entram no conceito Invisible e Cooling oferecidos normalmente no formato spray, mas também pode estar presente em formulações stick”. A executiva destaca que o filme contribui essencialmente para um sensorial sequinho para a pele, sem deixá-la oleosa ou gordurosa, como as antigas formulações de filtros solares transparentes encontradas no mercado. “O Baycusan® C2000 forma um filme protetor para filtros solares invisibles e tem resistência à água salgada, o que é uma inovação”, acrescenta.

A proteção invisível, por exemplo, é o gancho do Uriage Invisible Stick SPF50+, comercializado no mercado europeu. Por ser apresentado no formato stick, é ideal para atletas e adequado para áreas sensíveis (nariz, lóbulos das orelhas) e recomendado para áreas frágeis (cicatrizes). Sua aplicação fácil e precisa e oferece um acabamento totalmente invisível.

“Resistência à agua salgada, refrescância e stick de proteção invisível seriam excelentes bases para desenvolver um conceito surfer”, aposta Andrea.

Peles sensíveis

Apesar de não ser um conceito inédito ou raro no mercado, Andrea alerta para o crescimento da demanda por produtos indicados para peles sensíveis. Ela lembra que formulações convencionais podem irritar os olhos quando o absorvedor de UV responsável pela proteção solar migra para a superfície da pele. “Os clientes querem produtos que ofereçam uma proteção abrangente contra a radiação UV prejudicial, mas que não irritem a pele ou os olhos”.

A gerente da MCassab indica, para os produtos de proteção solar para peles sensíveis e bebês, o formador de Baycusan® C 1000. “Ele reduz a migração de absorvedores de UV para a para a região dos olhos em até 80%”, garante. Outra vantagem do Baycusan® C1000 em cuidados com o sol é a sua capacidade de estabilizar emulsões óleo-em-água, produzindo uma estrutura mais homogênea e mais coesa na emulsão. “Esta capacidade de coemulsificação também permite reduzir ou eliminar a presença de emulsionantes tipicamente utilizados em produtos de cuidados com o sol”.

Adaptação às condições climáticas

Outro aspecto levantado por Andrea é que as preferências por textura variam consideravelmente e são fortemente influenciadas pelo tipo de pele, clima e diferenças culturais. Em todo o mundo, as condições ambientais desempenham um papel significativo na percepção de propriedades sensoriais. Em invernos frios ou verões quentes e úmidos, as necessidades da pele variam e exigem uma grande variedade de texturas cosméticas.

Reconhecendo a necessidade de ingredientes flexíveis que atendam às expectativas dos consumidores em todo o mundo, Gattefossé desenvolveu um emulsionante sensorial inovador: o Emulium® Mellifera.  “Com base em uma tecnologia patenteada que utiliza ceras naturais, este ingrediente se adapta ao meio ambiente em que vivemos, trazendo prazer garantido a todos os usuários, o que o torna muito indicado para formulações de proteção solar”.

Emulium® Mellifera foi desenvolvido a partir de ingredientes naturais, as ceras de abelha e de jojoba, usando química verde. Em condições climáticas frias ou secas, ele cria uma película suave e confortável de proteção na pele. Já em condições de calor e alta umidade, ele estabiliza as propriedades sensoriais, deixando um leve filme residual sobre a pele isento de sensação gordurosa, ideal para o clima tropical.

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