Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On Linkedin
Cosmetic InnovationFragrânciasPerfumaria Paralela abre inscrições para curso anual Formação em Perfumaria

Perfumaria Paralela abre inscrições para curso anual Formação em Perfumaria

  • Written by:
Em sua 5ª edição, o curso tem a chancela da escola francesa de perfumaria Cinquième Sens; o objetivo é capacitar profissionais, agregando competências olfativas e visão de negócios 

O Brasil é o segundo maior mercado em consumo de perfumes no mundo e o brasileiro tem uma relação cultural única com o gesto de se perfumar. Essa realidade torna a perfumaria uma oportunidade atraente de desenvolvimento e crescimento profissional em diversas frentes de atuação. Em 2016, o mercado brasileiro de perfumes movimentou US$ 6,4 bilhões, mais da metade das vendas totais da América Latina, que somaram US$ 11,2 bilhões, segundo pesquisas da Euromonitor.

Com o objetivo de capacitar profissionais para atender as demandas do mercado nacional e latino-americano, a Perfumaria Paralela, única escola de perfumaria do Brasil que, instalada em São Paulo, representa com exclusividade a renomada escola francesa de perfumaria Cinquième Sens, está com inscrições abertas para a 5ª edição do curso anual de Formação em Perfumaria.

As aulas são voltadas a todos os profissionais da área de perfumaria e beleza, independentes ou da indústria, empreendedores do setor e também aos apaixonados e entusiastas que desejam vivenciar a perfumaria na prática. “O curso fortalece e contribui para o conhecimento sobre a perfumaria, desenvolvendo a sensibilidade e agregando competências olfativas e olhar atento aos negócios”, conta Alessandra Tucci, especialista em perfumes e fundadora da Perfumaria Paralela.

Por meio de aulas teóricas e práticas, o curso acontece de 27 de janeiro a 15 de dezembro de 2018. São 96 horas de estudo divididas em 16 encontros, sempre aos sábados e, em algumas ocasiões, também às sextas-feiras.  Além disso, a cada edição, a escola promove novas experiências ao realizar duas visitas guiadas. Nos anos anteriores, as visitas aconteceram na Natura, Firmenich e Symrise e, neste ano, acontecem na Avon e Givaudan.

Nos encontros, os alunos aprendem sobre a perfumaria de forma integral na sua dimensão técnica, sensorial, conceitual e mercadológica. Na prática, eles sentem e manipulam ingredientes. Também estudam as preferências do consumidor, tendências do mercado nacional e internacional, técnicas de extração, inovações na cadeia de abastecimento de matérias-primas, que envolvem programas de sustentabilidade com comunidades ao redor do mundo, entre outros aspectos. Além disso, o curso possibilita aos participantes ampliar o networking ao fazer contatos com profissionais do setor.

Alessandra reforça a amplitude do curso. “Oferecemos conhecimentos que servem de base para diferentes carreiras em empresas do setor, nas áreas de Marketing, Comercial, Pesquisa e Desenvolvimento, Pesquisa de Mercado. O aluno também pode se tornar um perfumista ou um avaliador olfativo”, conta. O perfumista é o profissional que conhece cerca de 3 mil  ingredientes, entre sintéticos e naturais, e é responsável por criar as fórmulas dos perfumes. Já o avaliador olfativo é o responsável por identificar se um perfume é ideal para a preferência dos consumidores e se está alinhado com determinada marca.

O perfil dos alunos do curso é amplo. Melina Helen Figueiredo, que é química especialista em aromas e atua no setor de tabacos, afirma que o curso permitiu aprimorar suas habilidades e potencializar a paixão pela profissão. Já a avaliadora olfativa Larissa Della Rosa conta que a Paralela possibilitou, além de mais conhecimento olfativo, de mercado e de sustentabilidade, a descoberta de um “mundo mágico” que mexe com os sentidos e as emoções. Para Ana Maria de Figueiredo, que trabalha com branding de marcas de beleza, a experiência foi muito “rica” e possibilitou conhecer profissionais interessantes e ampliar o repertório técnico. “Vi a minha capacidade de abstração se multiplicar. Descobri que o olfato é primo-irmão da imaginação”, declara Ana.

Para a 5ª edição do curso, a Perfumaria Paralela reuniu um grupo de profissionais talentosos, parceiros reconhecidos pelo mercado nacional e internacional como especialistas e referências em suas áreas de atuação. Confira:

Alessandra Tucci: especialista em perfumes e fundadora da Perfumaria Paralela. Com mais de 20 anos de atuação no mercado de perfumaria, Alessandra tornou-se especialista em estratégia e inovação, além de ter desenvolvido uma apurada sensibilidade sensorial. Trabalhou com Mestres Perfumistas no Brasil e no exterior e participou de inúmeros projetos na América Latina, Paris e Nova York, além de ter ocupado posições de avaliadora olfativa e de Diretoria na América Latina em algumas das maiores Casas de Fragrâncias do mundo, como Firmenich e IFF.

Philippe Roques: farmacêutico e pianista, iniciou sua carreira no Grupo L’Oréal em Paris. Apaixonado pelas fragrâncias, decidiu dedicar-se à criação, trabalhando como perfumista em Paris e Nova York. Criou perfumes para o Oriente Médio, colaborou com marcas de prestígio como Burberry, Adidas Originals, Coty, Origins, Ferrari, Byblos, Victoria’s Secrets, Avon e designers como Jeremy Scott e Ocimar Versolato.

André Tabanez: engenheiro agrônomo com mestrado em Silvicultura pela USP e doutorado em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo.  Há 13 anos atua em  uma das maiores casas de fragrâncias do mundo, a Firmenich, passando por áreas como fornecimento responsável, sustentabilidade, gerente de ingredientes naturais e desenvolvimento de novos ingredientes naturais. Tem experiência de 11 anos em pesquisas acadêmicas, inclusive internacionalmente na Universidade do Estado de Louisiana, Estados Unidos.

Mônica Rossetto: perfumista sênior, farmacêutica e bioquímica pela Universidade de São Paulo. Atuou por 25 anos nas casas de fragrâncias Dragoco (hoje Symrise) e Givaudan, criando perfumes para os mercados das Américas, Europa e Ásia.

Danielle Barbizan: farmacêutica industrial com especialização em cosmetologia. Atuou na área de Pesquisa & Desenvolvimento na Unilever e atua, há mais de 10 anos, na área cosmética da Natura. Ao longo dos últimos cinco anos, desenvolve atividades relacionadas à Inteligência Olfativa, Marketing para perfumaria fina e Treinamentos Olfativos como Avaliadora Olfativa.

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Nossos canais

Parceiros