Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Embalagem & DesignPerfume da Fórmula 1 tem frasco impresso em 3D e custa US$ 10 mil

Perfume da Fórmula 1 tem frasco impresso em 3D e custa US$ 10 mil

  • Written by:

O visionário designer industrial galês por trás de objetos como a cadeira Bernhardt Go, os alto-falantes Kef Muon e o Renault Twin, Ross Lovegrove usa a natureza e seu processo evolutivo e os avanços das tecnologias digitais como inspiração para abordar o design de maneira ambiental.

Acreditando na convergência de tecnologia, ciência dos materiais e forma orgânica inteligente para criar uma nova estética do século 21, ele agora está revolucionando o setor de perfumes. Após pesquisas contínuas, o pioneiro totalmente em sintonia com o mundo digital em que vivemos hoje projetou três frascos de perfume de metal impressos em 3D para a Fórmula 1, estreando no Grande Prêmio de Abu Dhabi deste ano.

Anteriormente impossível de fabricar, os objetos esculturais cheios de emoção que incorporam o espírito da F1 parecem originados do futuro. Nada assim foi visto antes, pois não podem ser criados por nenhum outro método. “Esses projetos só são possíveis em sua complexidade por meio dessa nova tecnologia: impressão 3D aditiva”, observa Lovegrove. “O problema é que, entre a impressão metálica de titânio e a variante de aço inoxidável, eles são quase impossíveis de copiar porque são tão complexos, como um carro de F1, por isso é uma forma de design autoprotetora e autodefinida.”

Em vez de adotar uma forma óbvia como a de um carro de F1, Lovegrove se recusou a ser previsível e optou por uma estética que é alta tecnologia refinada, da mesma forma que os carros de corrida mais recentes apresentam o estigma de arte e sofisticação. Cercados por um tipo de exoesqueleto, os frascos de perfume parecem troféus e se relacionam de maneira inteligente com o carro e o motorista de alto desempenho.

Assemelhando-se a um casulo decorado com joias, o Agile Embrace, em titânio banhado a ouro e impresso em 3D, apresenta linhas fortes e fluidas que envolvem o núcleo interno, referenciando como uma estrutura de carro de F1 envolve e protege o motorista com precisão anatômica como um traje de alta costura. Influenciado diretamente pela gaiola de proteção em forma de cockpit em forma de triângulo, envolvendo o motorista que foi dividido e espelhado, o Fluid Symmetry em titânio decapado impresso em 3D utiliza os princípios aerodinâmicos do carro para produzir uma nova bioestética tecnológica para o século 21. Em aço inoxidável impresso em 3D, o Compact Suspension foi projetado como uma estrutura espacial com várias camadas que suspendem o balão interno dentro de um poderoso padrão geométrico.

Como um dos principais defensores do design generativo e das tecnologias progressivas, Lovegrove optou pela impressão 3D. Embora a tecnologia seja extraordinária, ao projetar exclusivamente para uma situação, é preciso entendê-la e possuir os recursos intelectuais e computacionais em um estúdio de design e a ligação com as impressoras para poder trabalhar da melhor maneira possível. Anteriormente muito reservada para peças de aeronaves ou naves espaciais ou para as indústrias médica e odontológica de ponta, e não para produtos finais comerciais, a impressão 3D em metal foi usada pela primeira vez no universo do perfume.

Lovegrove diz: “O que aprendi nesse projeto é que o curso que segui na minha linguagem de design nos últimos 25 anos, que às vezes vai contra o que as pessoas acham legal, está lentamente se tornando realidade como uma estética que pode combinar o status emocional da natureza e o status científico já que usamos os recursos e inovamos.”

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Forbes 03.12.19

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Website Designing Company