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Cosmetic InnovationBeautystreams RadarPerspectiva ampliada: macrotendências globais em maquiagem

Perspectiva ampliada: macrotendências globais em maquiagem

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Se fôssemos eleger no vasto universo da indústria da beleza aquilo mais reflete os códigos e valores socioculturais de uma geração, sem dúvida, a maquiagem estaria no topo da lista.  Por isso é tão importante conhecer profundamente todos os aspectos, vontades, anseios e propósitos comuns e particulares que determinam o lifestyle dos consumidores para se detectar as tendências que norteiam esse mercado, quer em produtos, paletas de cores e embalagens.

Confira as macrotendências globais para maquiagem levantadas em estudo da agência BEAUTYSTREAMS:

MILLENNIAL HIPERSEGMENTAÇÃO

Foto: Divulgação/Reprodução

A diversidade dos consumidores exige a necessidade de uma maior oferta de cores e texturas e sistemas de correspondência de cores. À medida que os consumidores se tornam cada vez mais experientes graças aos tutoriais online feitos por influenciadores com os quais se identificam, alguns podem achar que as marcas globais atualmente não podem oferecer o que procuram para seu tom de pele. As marcas terão que aumentar sua oferta de tons, inovar em texturas que se transformam e investir em cores.

MICROTARGETING

Foto: Divulgação/Reprodução

As grandes corporações precisam atender à demanda dos consumidores por microdirecionamento, oferecendo linhas que tratam necessidades muito específicas de cada indivíduo, não apenas orientadas pela etnia. As marcas precisam representar “algo” em vez de oferecer produtos que cubram todos os mercados e tendências de produtos.

ME CENTRIC

Foto: Divulgação/Reprodução

A mídia social é a plataforma que promove a cultura da comunidade, na qual os millennials e a geração Z, bem informados e concentrados em transmitir seu estilo de vida, encontram as pessoas de sua idade e os seus influenciadores para compartilhar informações experiências.  As marcas terão que responder com uma comunicação mais direcionada, buscando ser parte integrante normal da vida diária dos millennials e a geração Z.

MINHA IMAGEM, MINHA VIDA

Foto: Divulgação/Reprodução

Como aspecto psicológico predominante é a autoestima e uma imagem consistente sobre si mesmos, o que lhes permite brincar com a aparência. Neste contexto, a maquiagem é inserida para transformar, criando looks e estilos de vida próprios. As marcas precisam atender aos anseios por maquiagens transformadoras

FLEXIBILIDADE SUSTENTÁVEL

Foto: Divulgação/Reprodução

Os apelos naturais não são a principal motivação para que os consumidores escolham um produto ou uma cor, mas podem ser o fator de decisão e diferenciação. O nível de sustentabilidade é fator importante, mas se o produto é seguro para a saúde ou não tem seu peso. À medida que a sustentabilidade entra no mercado de massa, a comunicação sobre ingredientes naturais e formulações menos invasivas se torna cada vez mais importante.

Embora a principal razão para escolher uma maquiagem seja a satisfação e a experiência de cor e textura, os apelos naturais tornam-se um efeito colateral positivo e não a motivação principal por trás da escolha da cor e do produto. Os consumidores não querem comprometer os resultados, mas abraçam a ideia de que as formulações modernas são menos prejudiciais. Eles entendem que formulações de cores permanentes e altamente eficazes não podem ser 100% naturais, mas apreciam formulações parcialmente naturais.

UPGRADE – QUALIDADE E INOVAÇÃO

Foto: Divulgação/Reprodução

Os consumidores estão abertos a gastar mais por melhor qualidade e inovação em um produto original. Com jovens millennials e geração Z cada vez mais conectados e sua possibilidade de compartilhar e revisar produtos de beleza constantemente, eles se tornam mais experientes em produtos e estão abertos a aumentar seu orçamento de beleza para comprar as melhores formulações disponíveis.

Enquanto marcas de massa como Kiko Milano na Europa ou Marie Dalgar na Ásia oferecem ótima qualidade a preços razoáveis, as marcas premium e de luxo terão que melhorar sua qualidade para manter a relevância no mercado. Eles terão dificuldades em captar todas as tendências de produtos, mas terão que oferecer inovação e valor agregado, como os cuidados com a pele, para manter seu status premium, justificando preços mais altos.

ASIANIFICATION

Foto: Divulgação/Reprodução

Enquanto a Coreia (K- Beauty) e, mais recentemente, o Japão ( J-Beauty) estão no centro das atenções para os cuidados com a pele e a inovação em maquiagem, esse movimento está agora se movendo para os cuidados capilares e cores de cabelo.

Enquanto os viciados em beleza permanecem focados na inovação asiática, os blogs cada vez mais se referem às tendências asiáticas de coloração de cabelo. Essas tendências, entretanto, ainda surgem nos EUA, depois migram para a Ásia e retornam aos EUA modificados, criando um novo e mais rápido ciclo de tendências. Outro resultado do movimento “ASIANIFICATION” é que os consumidores internacionais estão imitando os ideais tradicionais de beleza asiática, como o brilho e a cor de cabelo preto intenso.

CALIFORNICATION

Foto: Divulgação/Reprodução

Há uma clara mudança de influência de tendência vinda dos EUA, especialmente da Califórnia, alimentada pelo MOVIMENTO INDIE – marcas independentes. À medida que os consumidores mais jovens procuram constantemente as inovações, valorizam as marcas independentes americanas, muitas vezes criadas por fundadores que realmente acreditam em seu estilo de vida e dedicam tempo para desenvolver conceitos e produtos atraentes. Embora essas marcas geralmente produzam com fabricantes locais, atualmente surgem movimentos claros de tendências na Califórnia.

SENSORIALISMO

Foto: Divulgação/Reprodução

A realidade virtual presente no cotidiano dos consumidores, a fisicalidade e a experiência sensorial ganham importância. A vida moderna força os consumidores a se movimentarem constantemente da realidade virtual para a física.

Como a maior parte do dia é gasta em computadores e outros dispositivos de comunicação, eles se desconectam de seus corpos. Portanto, estão cada vez mais os consumidores estão procurando cosméticos que ofereçam experiências com textura que possam sentir e tocar.

Fernanda Pigatto

SOBRE A BEAUTYSTREAMS:

A BEAUTYSTREAMS é a única agência de tendências dedicada exclusivamente às indústrias de beleza e embalagem. Ajudamos as equipes de marketing e desenvolvimento de produtos a permanecer à frente em um mercado em constante mudança através de nossas previsões de cores, produtos e insights do consumidor. Nossos clientes incluem marcas líderes de beleza com base nos cinco continentes.

Para mais informações, entre em contato com Fernanda Pigatto, International Marketing Director pelo e-mail fernanda@beautystreams.com / Tel: 11 98605 1951

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