Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic InnovationCiência e TecnologiaPesquisadores desvendam função de proteína que mantém a pele jovem

Pesquisadores desvendam função de proteína que mantém a pele jovem

  • Written by:
A idade chega para todos, não tem como evitar. Mesmo os mais desapegados, porém, contam com um mecanismo especial para disfarçar a aparência. É o que explica um estudo publicado recentemente na revista científica Nature, que revela a ação de uma proteína que ajuda a manter as células da pele fortes e jovens.

A proteína COL17A1 atua promovendo a competição entre células da epiderme. É aquela velha história da seleção natural. Organismos competem entre si, e os que se dão melhor acabam por se reproduzir e prevalecer.

O mesmo acontece com as células do nosso corpo. Através da competição promovida por ação da COL17A1, as células mais fortes “vencem” as mais velhas e nos dão uma pele firme e rejuvenescida. Isso acontece porque quanto maiores os níveis de COL17A1, maior o número de hemidemossomos, estruturas ligadas ao envelhecimento. Ao competir por espaço no corpo, as mais jovens levam vantagem – e as mais velhas são descartadas.

Se essa tal proteína já está presente no organismo humano, então por que a nossa pele continua a envelhecer? Mais uma vez, não podemos escapar do tempo. Com o passar dos anos e aumento do estresse, a concentração de COL17A1 nas células diminui. Sem a competição estimulada pela proteína, as células velhas se reproduzem, deixando a pele flácida e mais difícil de se regenerar.

Fonte: Superinteressante 04.04.2019

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Nossos canais

Parceiros