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Política comercial Trump impacta 14 marcas da Procter & Gamble

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Toalhas de papel Bounty, detergente Cascade detergent e Old Spice body wash são apenas alguns dos produtos da Procter & Gamble que agora enfrentam uma tarifa de 10% no Canadá.

Pode ser o maior impacto até hoje para uma empresa de Cincinnati desde que o presidente Donald Trump começou a aplicar novos impostos sobre as importações estrangeiras em janeiro, fazendo com que os parceiros comerciais dos Estados Unidos respondessem com suas próprias tarifas retaliatórias.

A P&G afirmou que o Canadá representa 3% de sua receita global, ou cerca de US$ 2 bilhões. Não disse quantos de seus produtos foram afetados, mas alguns de seus maiores produtores de receita Os produtos afetados incluem preparações de barbear da Gillette e Venus, sprays de cabelo da Pantene e Aussie, loção e sabonete líquido da Gillette, Ivory, Olay e Safeguard e  Febreze.

“A P & G acredita firmemente que o livre comércio beneficia os consumidores e encorajamos a resolução entre as autoridades dos EUA e do Canadá”, disse o porta-voz Damon Jones.

As tarifas canadenses vêm em um momento difícil para a P & G, uma vez que lida com o aumento do custo das matérias-primas e a concorrência acirrada dificulta o aumento dos preços.

“Estimamos que a cesta de custos de commodities da P & G subiu 15% no ano passado”, escreveu Kevin Grundy, analista da Jeffries, em um relatório de 9 de julho sobre a empresa. “Após anos de preços positivos, a P & G reportou preços estáveis ​​em (2017) e espera preços negativos em (2018) pela primeira vez desde 2004.”

Grundy rebaixou as ações da P & G de “comprar” para “hold” e reduziu sua meta de preço de 12 meses de US $83 para US $79, dizendo que suas contínuas perdas de participação de mercado e crescimento lento nos mercados emergentes impedirão que a companhia cresça a um ritmo desejado pelos investidores.

As novas tarifas não serão um fator quando a P & G apresentar os próximos ganhos em 31 de julho, porque seu quarto trimestre e o ano fiscal de 2018 terminaram em 30 de junho, um dia antes das tarifas canadenses entrarem em vigor.

Olhando para o futuro, a P & G não diria se tentará compensar o impacto das tarifas canadenses, baixando seus preços ainda mais.

“Como a P & G adota uma visão holística dos preços por categoria de produto, incluiremos fatores como custos, o valor de nossas marcas e a dinâmica do mercado local”, disse Jones. “Vamos nos esforçar para garantir que nossas marcas sejam competitivas no Canadá e continuar a oferecer uma forte proposta de valor aos nossos consumidores”.

No lado positivo, a P & G não está esperando um grande impacto da crescente tensão comercial entre os EUA e a China, porque a maioria dos produtos que vende nesses países é fabricada lá.

“Nós importamos muito pouco produto acabado da China para os EUA e vice-versa”, disse Jones.

Fonte: WCPO – Cincinati

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