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Cosmetic InnovationEmpresas & NegóciosPolo de Cosméticos de Diadema busca Indicação Geográfica (IG)

Polo de Cosméticos de Diadema busca Indicação Geográfica (IG)

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Na Semana passada, a Prefeitura de Diadema, em parceria com o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), promoveu o III Café da Manhã do Polo de Cosmético. O encontro realizado na sede da instituição reuniu mais de 50 representantes de toda a cadeia produtiva do setor cosmético de Diadema e região.  Com o objetivo de aproximar os empresários da área e fortalecer o ramo de cosmetologia na cidade e região, o evento é realizado mensalmente. “O principal benefício desses encontros é o fortalecimento das relações já existentes no Polo Cosmético. Nós estamos trabalhando para oficializar um polo regional instalado em Diadema”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Laércio Soares.

Durante o evento, o economista da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e coordenador do Polo de Cosméticos, Wilson Abreu, apresentou o Projeto de Indicação Geográfica (IG), uma certificação que identifica a origem de um determinado produto ou serviço, quando o local tenha se tornado conhecido, ou quando a característica desse item se deva à sua origem geográfica. Um exemplo é a região de Champagne, no nordeste da França, conhecida pela produção do espumante. “No Brasil, temos a região de Franca, produtora de calçados. Na prática, quando se pensa em calçados, se pensa em França. Isso potencializa e dá visibilidade ao produto. É essa marca que buscamos para Diadema e região na área de cosméticos”, afirmou.

A determinação da Indicação Geográfica induz o desenvolvimento, o potencial aumento da demanda e do valor agregado de produtos e serviços gerando mais emprego e desenvolvimento para a região. Diadema já passou pela etapa de avaliação de proposta para IG, realizado por meio de edital de instituição federal em 2018, ficando em 8º lugar, numa concorrência de 30 localidades. O processo é finalizado após a avaliação do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) que reconhece ou não o potencial da região.

Representante da empresa alemã Brenntag, que atua na distribuição de matéria prima para produção industrial em 74 países, Kennia Lemanski, considera positiva essa iniciativa. “É uma bela forma de ampliar o networking com as empresas e também para entender como funciona e qual o potencial da região. À medida que entendemos a dimensão do negócio e o mercado que existe em Diadema, conseguimos atuar com mais efetividade”, avalia.

Polo referência

Na região metropolitana de São Paulo existem 323 indústrias fabricantes de produtos cosméticos, de acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) 2017 e 35 são membros do Polo. O município de Diadema reúne 26 fabricantes de cosméticos.

O Polo Diadema e Região é uma iniciativa da Prefeitura com o setor e tem como parceiros Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), CIESP/Diadema, Fatec/Diadema, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Prefeitura de Diadema/Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Sebrae/SP, Senai, Senac e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Fonte: ABC do ABC 05.04.2019

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