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Cosmetic InnovationDestaque RadarPrimeira in-cosmetics no Brasil supera expectativas

Primeira in-cosmetics no Brasil supera expectativas

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Edição de 2015 já tem 80% dos espaços comercializados

Por Estela Mendonça

Realizada pela primeira vez na América Latina, a in-cosmetics, feira internacional voltada exclusivamente para o setor de matéria-prima para produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC), realizada nos dias 9 e 10 de setembro, no WTC, em São Paulo, reuniu 192 expositores de vários países em 158 estandes, apresentando mais de 1mil produtos, e recebeu 2,1 mil visitantes, sendo 10% deles estrangeiros. O Brasil é responsável por 9% do consumo mundial desses produtos e por 54% do mercado latino-americano, representando um total de US$43 bilhões em vendas ao consumidor em 2013, segundo o Euromonitor.

Segundo os organizadores, 80% dos espaços para a edição de 2015 já foram negociados durante a realização da feira. No próximo ano, o evento acontecerá nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. “A in-cosmetics Brasil se apresentou ao mercado como um evento completo que além da exposição trouxe conteúdo e novidades através dos seminários, worshops e Innovation Zone. Com foco especifico em matérias-primas tivemos grande receptividade do mercado, confirmando que estamos no caminho certo para nos tornarmos o ponto de encontro dos profissionais na América Latina”, explica Daniel Zanetti, gerente responsável pela realização da in-cosmetics Brasil.

workshop

O evento contou com workshops sob o tema “Tendências e Desafios na Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos”

Além da visitação exclusiva de representantes da indústria e a possibilidade de boas negociações, de acordo com Zanetti, o sucesso do evento também se estendeu aos workshops e seminários, que tiveram salas lotadas de profissionais interessados em pesquisas e últimas tendências do setor.

Innovation Zone

mintel

Vivienne Rudd, Director of Innovation & Insight da MINTEL

Na Innovation Zone, a Mintel apresentou os 12 produtos para pele e cabelo mais inovadores e relevantes para o mercado brasileiro. A seleção foi feita em países do mundo todo e os critérios para a escolha foram o produto que protegessem contra os fatores urbanos (poluição), antienvelhecimento e customização (adaptação do produto as necessidades do consumidor).  Para Vivienne Rudd, diretora de Inovação, Beleza e Cuidados Pessoais da Mintel e responsável pela Innovation Zone, os visitantes da in-cosmetics Brasil ficaram encantados com os produtos. “Eu não esperava tanta gente. Foi uma ótima oportunidade para encontrar e conversar com muitos de nossos clientes. Realmente, a visitação foi de alta qualidade”, comemora.

Oportunidade para pequenas

abihpec

Daniel Zanetti e Lucy Gillam da Reed Exhibitions e Antonio Carlos Basilio presidente da Abihpec.

A Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) foi apoiadora oficial da primeira edição da in-cosmetics na América Latina. A entidade coordenou seminários com foco em inovação, novas tecnologias aplicadas no setor e regulação para importação de ingredientes de HPPC. Para o presidente João Carlos Basilio, por meio da in-cosmetics, as pequenas e médias empresas do setor tiveram acesso a matérias-primas inovadoras, que podem ser incorporadas aos produtos, criando novas formulações. “O associado precisa estar consciente de que inovar é a solução. Quanto mais inovadoras forem as empresas, maiores serão suas possibilidades de crescimento”, afirma. Segundo ele, como mais de 65% dos estandes da in-cosmetics foram formados por empresas estrangeiras, haverá uma repercussão muito positiva do mercado internacional sobre o setor de HPPC do Brasil. “Estamos falando de um mercado muito significativo e a feira mostrou que essas perspectivas positivas são reais”.

Inovações dos expositores

A Basf lançou o Vibracolor Moonlight Blue, um novo corante de cabelo caracterizado por alta intensidade da cor e excelente estabilidade quando lavado, mesmo em baixa dosagem. “O mercado brasileiro de tintura para cabelos é um dos maiores do mundo e o Vibracolor Moonlight Blue visa atender às exigentes demandas deste mercado. Fácil de formular, introduz uma gama de tons modernos – desde os mais claros até os mais escuros. Assim, atende aos desejos particulares e criativos de cada consumidor”, explica Carla Camargo, gerente de Personal Care para a América do Sul.

A empresa também apresentou o Dehyquart Flex, um ingrediente de condicionamento e tratamento capilar adaptado às necessidades do mercado de personal care da America Latina. Lançado pela Basf em 2013, o ingrediente passou por novos testes de desempenho. É composto por agentes catiônicos que, além de condicionantes, também são efetivos como agentes de tratamento. Desenvolvido no Brasil, o produto responde às demandas dos consumidores locais e proporciona diversos benefícios, como melhora da penteabilidade em cabelos secos e úmidos, aumento do brilho, controle do volume e efeito frizz.

A francesa Naturex destacou a coleção Super Flowers de extratos botânicos para a indústria cosmética, que explora a fitoquímica de flores exóticas, como a Ginger Torch (também conhecida como Rosa-de-porcelana), Lótus Azul, Flor de Romã, Malva Azul e Jasmim, com alta concentração de antioxidantes e removedores radicais livres, como polifenóis e flavonoides, assim como glicosídeos e polissacarídeos.  “Seguindo as tendências da superfruits ou super veggies, a Super Flowers pretende adotar as tendências do mercado de cosméticos nos próximos meses,” comenta Julie Françoise, gerente de marketing na Naturex. Realizado à temperatura mais baixa possível, o delicado processo de extração preserva a integridade das moléculas ativas e maximiza os benefícios destes preciosos recursos. “O poder sutil das flores concentra-se para criar néctares para a pele, capazes de enfrentar a glicação e oxidação e melhorar a complexidade da pele”, ressalta.

A Química Bpar, importadora e distribuidora brasileira de ingredientes diferenciados e naturais, mostrou um portfólio abrangente de insumos para a indústria cosmética especializada em produtos naturais e orgânicos, entre eles, os óleos essenciais 100% puros e também as associações com o óleo vegetal jojoba 100% puro e natural, além dos corantes naturais. “As mudanças no estilo de vida têm provocado por parte dos consumidores, uma busca por produtos com a promessa de longo prazo no combate ao estresse e ao envelhecimento precoce”, diz Rose Barreiras, diretora da Química Bpar. Uma das novidades da empresa foi o lançamento do Projeto Bem Estar, um programa de desenvolvimento customizado para spas, clínicas de tratamentos estéticos, hotéis e afins, que envolve a criação de óleos, cremes, géis e tônicos de origem vegetal e natural, com ou sem adição de óleos essenciais, aromas e corantes. A linha é elaborada  a partir da identidade do cliente, com projetos exclusivos, incluindo o marketing olfativo.

Líder no fornecimento de ativos provenientes da biodiversidade brasileira, a Beraca evidenciou sua parceria estratégica com importantes fabricantes multinacionais de ingredientes naturais e de alta performance na in-cosmetics. As alemãs Henry Lamotte e Dr. Straetmans, a francesa Greentech e a italiana Indena foram selecionadas para serem representadas com exclusividade pela Beraca no Brasil, consolidando a posição da empresa entre as maiores fornecedoras de soluções inovadoras, naturais e sustentáveis para a indústria cosmética do mundo.

A empresa registrou crescimento de 31% em 2013, principalmente em virtude do aumento no volume de negócios com as representadas internacionais. “Para 2014, estamos prevendo um crescimento ainda maior, com a aprovação de novos ativos e o aumento nas vendas dos ingredientes distribuídos pela Beraca no Brasil”, diz Juliana Frutoso, gerente de contas da divisão de Health & Personal Care da Beraca. “O óleo de argan fabricado pela Henry Lamotte, por exemplo, registrou um aumento de 80% nas vendas do primeiro trimestre se comparado ao mesmo período em 2013”.

A executiva ressalta que as linhas Dermosoft e Dermofeel, da Dr. Straetmans, estão entre as principais responsáveis pelo crescimento da Beraca no último ano. Com ingredientes multifuncionais, a Dermosoft possibilita a substituição de preservantes banidos do mercado por alternativas seguras, enquanto a Dermofeel conta com ingredientes de textura leve e alta espalhabilidade, mesmo em formulações mais oleosas como as utilizadas em protetores solares. O destaque da Indena foram os ativos naturais de alta tecnologia desenvolvidos por um time de pesquisadores com mais de 150 patentes primárias registradas. Os ingredientes garantem segurança e eficácia para as formulações, com ampla aplicação em produtos para o cuidado da pele e dos cabelos, além de cosméticos anti-idade. Desde o início da parceria com a Beraca, em 2011, a Indena duplicou sua presença no mercado brasileiro.

A Beraca é pioneira no desenvolvimento de insumos da biodiversidade brasileira, atuando na indústria cosmética desde 1991. “O consumidor está cada vez mais preocupado com o impacto de suas ações e opções de compra. A Beraca atua de forma sinérgica entre as pontas da cadeia produtiva, unindo estrategicamente fornecedores locais e empresas globais interessadas em oferecer produtos fabricados através de insumos naturais, com eficácia comprovada e certificação orgânica”, afirma Ulisses Sabará, presidente da Beraca.

A Dow lançou o Ecosmooth Delight com aplicação em produtos de cuidado com a pele, deixando a pele macia, hidratada e com toque seco e sedoso. A tecnologia é compatível com uma variedade de ingredientes, proporcionando ao formulador a possibilidade de desenvolver emulsões para a pele com textura e sensorial diferenciados.

Além desse lançamento, a Dow mostrou outras soluções de seu portfólio, como o EcoSense 1200, 3000 e 919, uma linha de surfactantes 100% de origem vegetal e biodegradável. Especialmente desenvolvidos para ajudar formuladores a criar produtos com excelente performance sensorial, alta formação de espuma e de fácil enxágue, são recomendados para diversas aplicações como shampoos, sabonetes líquidos, espuma para banho e lenços umedecidos para bebês, além de loções de limpeza facial e para as mãos.

A Clariant apresentou o conceito NatuRAW e explorou o potencial dos produtos de sua linha Plantasens.  “O lançamento do conceito NatuRAW atende a uma tendência crescente entre os consumidores: a busca por produtos cada vez mais conectados com elementos da natureza, que propiciem mais saúde, beleza e bem-estar. A linha Plantasens apresenta um amplo portfólio de emulsificantes e manteigas com desempenho e sensorial diferenciados, além do óleo Abyssinian como alternativa inovadora para os produtos capilares”,  comenta Cássio Pedulla, gerente de Consumer Care da Clariant para América Latina.

De acordo com o gerente, a linha Plantasens da Clariant resgata a riqueza dos elementos naturais para aplicá-la em produtos de cuidados pessoais e oferece um portfólio inovador de ingredientes com ativos à base de plantas, emulsionantes multifuncionais e uma ampla seleção de emolientes constituídos por óleos vegetais e manteigas que funcionam como alternativa ao silicone, à vaselina e à lanolina.

A Oxiteno, líder na produção de tensoativos e especialidades químicas na América Latina, com foco no bem-estar do consumidor final, mostrou soluções voltadas a formulações não irritantes para pele e olhos, com excelentes propriedades sensoriais, sustentáveis e biodegradáveis. “Vários dos produtos encontrados nas prateleiras contam com as tecnologias da Oxiteno, tais como sabonete infantil com alta suavidade, sabonete facial, shower gel masculino e sabonete íntimo feminino”, conta Mauricio Lopes, gerente de Negócios para Personal Care da Oxiteno, que acrescenta que América Latina registrou o maior número de lançamentos para o mercado de hipoalergênicos e para as linhas baby e infantil no ano passado, citando pesquisa da Mintel.

A Oxiteno emprega conceitos de sustentabilidade em seus produtos, por meio do seu conceito Greenformance, que associa o uso de recursos renováveis, cuidado com o meio ambiente, saúde e bem-estar, mantendo a qualidade e o desempenho em sua linha de produtos. Um exemplo é a substituição de insumos sintéticos e derivados petroquímicos, pelos de origem vegetal. Atualmente, 20% das matérias-primas da empresa são provenientes de fontes renováveis e 35% dos produtos em linha utilizam ingredientes do mesmo tipo. “Os brasileiros mostram preferência por ingredientes naturais, que são percebidos como mais suaves para a pele”, afirma Leandro Rodrigues, gerente de Marketing para Personal Care da Oxiteno.

A Lubrizol, responsável pela produção e fornecimento de tecnologias aos mercados globais de cosméticos e cuidados pessoais, entre as inovações, destacou o lançamento global da Lipotec para tratamento e cuidado do corpo, o Nocturshape, um ativo biotecnológico desenhado para redução da celulite, com ação especialmente no período noturno.

A empresa também reforçou a divulgação do conceito Blend-up Mixology, que traz customização, tecnologia e soluções integradas, tendo como inspiração a arte dos profissionais mixólogos que, por meio de novas técnicas e texturas inusitadas, encontra diferentes combinações de ingredientes. O conceito reforça a completa integração das empresas Lipotec e Active Organics ao portfólio da Lubrizol Corporation.

TEGO® Care PBS 6 – Versatile PEG-free O/W emulsifier for challenging fluid emulsions

TEGO® Care PBS 6 – Versatile PEG-free O/W emulsifier for challenging fluid emulsions

A Evonik divulgou vários de seus recentes lançamentos, como o Tego Care PBS 6, emulsionante PEG-free, óleo/água de alto desempenho, que permite a formulação de modernos produtos para o segmento de Sun Care. Ele permite soluções sustentáveis para a otimização da estabilidade em formulações solares que contenham uma alta carga de filtros UV hidrossolúveis ou outros ingredientes desafiadores como repelentes de insetos ou conservantes naturais.

A empresa também apresentou o Tego Solve 61, solubilizante PEG-free natural de alta performance, desenvolvido para a incorporação de componentes lipofílicos em formulações hidrossolúveis. Baseado em ésteres de poligliceril, é desenvolvido 100 % a partir de matérias-primas renováveis e pode ser aplicado em soluções de limpeza e sistemas surfactantes sem afetar as propriedades de formação de espuma da formulação.

Outra novidade da Evonik é o Sphingony, um esfingoide totalmente natural que tem demonstrado benefícios comprovados na redução da queda capilar, devido ao aumento da fração de fios de cabelo na fase de crescimento anágena. Este novo ingrediente ativo é altamente recomendado para aplicações em tônicos antiqueda, condicionadores leave-in e fluidos multifuncionais para o couro cabeludo.

A Lanxess Distribution, grupo de vendas e marketing do Grupo Lanxes, apresentou o Purolan Glucan, um ativo anti-idade 100% natural. Graças a um processo inovador, é o primeiro glucano solúvel derivado da levedura, que não foi modificado quimicamente. Ele suporta a estrutura da pele e o sistema dérmico imunitário. É particularmente adequado para formulações anti-idade e produtos de proteção solar. . “As matérias-primas para cosméticos oferecidos pela Lanxess Distribution, como as isoparafinas, impressionam pela sua qualidade Premium e excelente nível de pureza, o que é refletido na marca Purolan”, explica Michael Bader, responsável global para a área de cuidados pessoais.

A novidade da Cosmotec foi o FC0414: Hair Chalk Orquídea, maquiagem para os cabelos com efeito giz. A coloração temporária lavável permite colorir as mechas de forma prática e rápida com ótima aderência sobre os fios. A Cosmotec apresenta seis cores do produto, com destaque para Orquídea, inspirada pela cor do ano eleita pela Pantone, Radiant Orchid.

A Croda mostrou uma ampla gama de poliamidas estruturantes de óleo que podem criar filmes sobre a pele, lábios e cílios, promovendo resistência ao desgaste na cor do cosmético e cuidados com o sol. OleoCraft, por exemplo, é um grupo de polímeros de baixa cor, baixo odor, alto desempenho de termoplásticos sólidos para formar géis termo-reversíveis. Os produtos abrangem uma grande variedade de óleos, tanto de baixa quanto alta polaridade, e podem ser utilizados para criar desde bálsamos até géis de spray e emulsões que estimulam os sentidos.

A Dow Corning destacou o ES-5300 Formulation Aid, voltado ao mercado de maquiagem, loções corporais e proteção solar. Trata-se de um surfactante de silicone desenvolvido para produzir emulsões de água em silicone e emulsões de água em óleos estáveis e possui sensação leve ao toque e baixa pegajosidade, antes e após a absorção. Ele melhora a dispersão dos pigmentos e partículas, garantindo um tom uniforme da pele quando utilizado em bases líquidas.

A empresa também ressaltou no evento o EP-9801 Hydro Cosmetic Powder, um  elastômero em pó com fácil dispersão na fase aquosa de formulações de produtos de beleza. Para os usuários finais, oferece ótima sensação na pele durante e após a aplicação, com textura seca, suave e lubrificante. Além disso, permite bom desempenho do produto final, com boa absorção de gordura e oleosidade. O acabamento mate e os efeitos ópticos ajudam a disfarçar rugas e imperfeições.

Já a Sensient levou duas novidades: Unipure LC ADT-C, pigmentos minerais e orgânicos tratados hidrofobicamente para conferir alto desempenho em aplicações de maquiagem, e Covabead Velvet 10 & Covabead Velvet 20, partículas monodispersas de alto desempenho de efeito 3D que proporcionam diminuição da visualização de rugas e efeito iluminado.

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