Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Artigos TécnicosPropanediol, o glicol natural com benefícios consagrados para formulações de Personal Care

Propanediol, o glicol natural com benefícios consagrados para formulações de Personal Care

  • Written by:

Glicóis são ingredientes essenciais em uma série de produtos para Personal Care e proporcionam diversas funções, contudo existem alguns glicóis que provocam o potencial de irritação cutânea, como por exemplo o propilenoglicol.

A molécula Propanediol derivada da glucose do milho foi cientificamente desenvolvida com excelentes benefícios e também com baixíssimo potencial irritativo.

Atendendo as novas demandas do consumidor por produtos mais naturais e puros, a performance do Propanediol também é demonstrada através de diversos testes apresentados abaixo:

PROPANEDIOL, o glicol natural com benefícios consagrados para formulações de Personal Care

O propanediol é uma molécula especial derivada da glucose do milho, com alta capacidade umectante e proporciona benefícios reconhecidos como hidratação da pele e cabelos, além do alto poder de solubilidade e solvência.

Além disto, apresenta estudos sobre o potencial de aumento da eficácia do sistema conservante e sinergia com o piritionato de zinco em produtos anticaspa.

Booster para sistema conservante

Em pesquisa realizada pela Cosmetech Laboratories, INC.Fairfield, NJ., verificou-se o potencial do Propanediol para o aumento da eficácia de sistemas conservantes.

Foi desenvolvida uma formulação de base aquosa uma emulsão cosmética O/A, fórmula exibida na Tabela 1.

sarfam_tab01Clique na imagem para ampliar

 

Foram realizados testes com sete sistemas conservantes, com metade do nível de conservante recomendado, e avaliadas em quatro emulsões com concentrações variadas de Propanediol (0.0, 2.0, 4.0 e 6.0 m/m%), Tabela 2.

O Challenge Test, foi conduzido pela Clinical Research Laboratories, Piscalaway, NJ, aplicando metodologias e diretrizes de estudos microbiológicos determinados pela CTFA –Cosmetic, Toiletry and Fragrance Association.

sarfam_tab02

Clique na imagem para ampliar

RESULTADOS

  • Propanediol apresentou ótimos resultados em sistemas conservantes a base de fenoxietanol, frente a micro-organismos gram-positivos e gram-negativos além de fungos.
  • Propanediol obteve resultados consistentes contra o Aspergillus Niger.
  • Com o Propanedial é possível utilizar menores concentrações de conservantes e ainda proporcionabenefícios adicionais, tais como diminuição do potencial irritativo sob a pele, hidratação e umectação.

ZEMEA® Propanediol: Sinergia com Piritionato de Zinco e a eficácia aumentada.

O estudo realizado avaliou o potencial do propanediol para aumentar a eficácia do piritionato de zinco (ZPT) em uma formulação anticaspa. Foi observado a relação tempo-dependente e dose-resposta da taxa de mortalidade de Malassezia globosa, que é um microrganismo associado com caspa humana, na faixa de 0-4% da concentração do Propanediol.

A concentração testada do Propanediol foi aproximadamente 50% abaixo da concentração mínima fungicida, o que permitiu uma visão clara sobre interações entre as moléculas. Os resultados indicam que o Propanediol aumenta significativamente o efeito do piritionato de zinco, e que a eficácia das formulações para o controle da caspa pode ser potencializada.

No estudo anterior, relatamos que o Propanediol aumenta a ação de eficácia do conservante em emulsões. Em adição a estes estudos foram avaliadas as propriedades bactericidas e fungicidas do Propanediol. Os resultados dos testes concluíram que o desempenho bactericida e fungicida do Propanediol foi comparável ao PG e melhor do que a BG, tanto em solução pura ou como um ingrediente na emulsão.

Formulação

As soluções de teste foram produzidas e fornecidas pela Bria Research in Libertyville, IL, USA. Todas as formulações com concentração de 1,2% de piritionato de zinco (2,5% X 48 % de ativo ZPT = 1,2% de piritionato de zinco). O Propanediaol foi adicionado na concentração de 0,1,2,3, e 4%.

sarfam_tab03

Clique na imagem para ampliar


Organismo e métodos de ensaio

O organismo foi preparado e os testes foram conduzidos pela empresa Pharmaceutical Laboratories and Consultants Inc.

Os organismos de M. globosa (ATCC MYA-4612) foram cultivados em meio Sabourauds-dextrose com lecitina e polisorbato 80 como inativantes, durante 7 dias incubados entre 20 a 25° C. Após 7 dias, o organismo foi coletado e colocado em suspensão tampão Butterfields. Esta suspensão foi diluída em série e plaqueada para determinar a contagem inicial das unidades formadoras de colônias (UFC).

O controle de recuperação de microrganismos foi realizado pela diluição em série a 10-4 de uma alíquota não inoculada de Propanediol a 4%, e cada solução foi inoculada com a suspensão de organismos a 10-4, homogeneizadas e plaqueadas. Exatamente 15 gramas de cada solução teste foi transferida sem diluição em 4 tubos Falcon. Cada tubo foi inoculado com 0,1 mL de M. globosa e o tubo foi homogeneizado por inversão.

Após a inoculação, uma alíquota de 1 mL foi retirada do tubo em tempo determinado (0, 10 min., 1 h e 24 h), diluídas em série, e, em seguida, transferidos para placa de petri contendo o meio Sabourauds modificado com 2% de ágar.

Foram realizados os testes em temperatura ambiente. A incubação foi na faixa de 20 a 25°C durante 7 dias. Cada teste foi realizado em triplicata.

Preparação das amostras, teste de recuperação e diluição

Todas as UFC relatadas como log 10 UFC/mL. O plaqueamento inicial da solução estoque apresentou contagem aproximada de 2 x 107 UFC/mL. O Propanediol a 4% foi diluído em série a 10-4 e inoculados com a suspensão inicial, utilizando 0,1 ml (Tabela 2). A verificação do índice de recuperação de M. Globosa nos vários níveis de diluição utilizados no estudo não apresentou influência significativa na contagem de microrganismos viáveis, reportado pela Pharmaceutical Laboratories and Consultants Inc.

sarfam_tab04

Clique na imagem para ampliar

Resultados

A tabela abaixo demonstra a relação dose-resposta e tempo-dependente da taxa de mortalidade da M. Globosa em diferentes concentrações utilizadas do Propanediol variando de 0-4% (Tabela 3 e Figura 1). Todas as UFC relatados como log 10 UFC / mL. Todas as amostras de teste foram inoculadas com 0,1 ml solução estoque (diluição 1:10).

Propanediol demonstrou efeitos sinérgicos com piritionato de zinco. Resultando em um aumento de 90% da mortalidade Malassezia globosa a um nível de 4% Propanediol e 1,2% de piritionato de zinco (Figura 2).

sarfam_tab05

Clique na imagem para ampliar

sarfam_tab06

Clique na imagem para ampliar
sarfam_tab07Clique na imagem para ampliar

Conclusão

– O Propanediol pode proporcionar uma melhor eficácia em shampoo anti-caspa.

– Com a adição de 1% Propanediol em combinação com 1,2% de piritionato de zinco, os resultados indicam o aumento da mortalidade de M. globosa em relação ao controle sem  Propanediol.

– Com a adição de 4% Propanediaol em combinação com 1,2% de piritionato de zinco, a taxa de mortalidade de M. globosa aumentou em 90%.

Resumo

– Foi realizado o estudo do potencial do Propanediol para o aumento da eficácia do piritionato de zinco, em uma fórmula anti-caspa.

– Todas as soluções continham 1,2% de piritionato de zinco. Foi utilizado Propanediol em diferentes concentrações 0,1,2,3, e 4%.

– Propanediol demonstrou efeitos sinérgicos com piritionato de zinco, resultando em um aumento de 90% da mortalidade Malassezia globosa a um nível de 4% Propanediol e 1,2% de piritionato de zinco.

– A eficácia das formulações para o cuidado do cabelo destinadas ao controle da caspa é significantemente melhorada com a incorporação do Propanediol.

Para informações adicionais entre em contato com equipe técnica da Sarfam – tel. (11) 2114-0414 – [email protected].

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Wordpress Development Company