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Cosmetic InnovationDestaque Empresas & NegóciosSarfam explora as três faces da nova beleza

Sarfam explora as três faces da nova beleza

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Ingredientes naturais, sustentáveis e tecnológicos ditam as regras da inovação

Por Estela Mendonça

A Sarfam, que atua no segmento de importação e distribuição de matérias-primas e bioativos para a indústria cosmética no Brasil, para apresentar seus lançamentos aos fabricantes de cosméticos durante a in-cosmetics Latin America 2019, nos dias 18 e 19 de setembro, em São Paulo, explora três grandes tendências em ingredientes para o mercado de beleza: beleza natural, beleza sustentável e beleza tecnológica.

“A sinergia dessas belezas cria o ciclo que chamamos de diversidade da beleza. Os padrões foram substituídos pela liberdade e a valorização da beleza individual. Por essa razão, mostramos que temos em nosso portfólio matérias-primas ideais para cada projeto”, destaca Rosa Koren, do marketing técnico da Sarfam.

#belezanatural

Sob conceito #belezanatural, estão reunidas matérias-primas naturais que atendem à demanda de vegetalização e que agregam suavidade às fórmulas.“Com ao aumento da conscientização dos consumidores para por uma vida mais natural, um desses desafios é entregar um produto com o posicionamento botânico sem redução de performance”, explica Rosa.

O destaque é o Zea Extract, da representada Maenat. Segundo a executiva, trata-se da primeira linha de extratos botânicos 100% biobaseada do Brasil extraída com o Zemea®. Seu extrator é um glicol natural e altamente puro, derivado de um processo sustentável de fermentação do milho, desenvolvido pela Dupont Tate & Lyle Bio Products. “É a solução ideal para formulações petrolatum-free, pois pode substituir o propilenoglicol, o butilenoglicol e a glicerina em formulações de personal care”.

De acordo com Rosa, a linha Zea Extract possui uma excelente performance skin friendly, com diminuição de possíveis irritações e sensibilização da pele, além de muitos benefícios, como melhora da hidratação da pele e dos cabelos e excelentes características sensoriais.

“Sua aplicação também ajuda melhorar a eficácia conservante das formulações, a solubilidade de ingredientes ativos, a transparência e a espumação até de xampus sem sal”, destaca, acrescentando que, para produtos de hair care, ele aumenta a penteabilidade e a percepção de suavidade e maciez. “O Zea Extract possui uma ampla gama de opções no portfólio, possibilitando também o desenvolvimento de blends especiais e exclusivos”.

#belezasustentavel

Matérias-primas que atendem todo o ciclo de sustentabilidade, ajudando na redução de carbono e que diminuem processos de fabricação fazem parte do conceito #belezasustentavel. “Hoje, mais do nunca, para o sucesso no mercado, as empresas terão de ser transparentes com o consumidor, não somente em relação aos ingredientes, mas também sobre sua história e seu propósito”, avalia Rosa.

Nesse sentido, o exemplo do portfólio da Sarfam é o Kalahari Melon Seed Oil, óleo extraído das sementes do melão nativo do deserto de Kalahari, na África.  Segundo Rosa, é a planta mais resistente à seca e à luz severa do ambiente desértico.

Ao desenvolver um mercado para o óleo de semente de melão Kalahari, a African Original Oils, representada no Brasil pela Sarfam, trouxe de volta a atividade econômica para a comunidade agrícola local, recentemente devastada pela pior seca em 80 anos, resgatando os empregos perdidos e reduzindo os problemas sociais.

“Em comparação a outros óleos naturais para cuidados pessoais, o óleo das sementes do Kalahari Melon é extremamente rico em ácidos graxos ômega 6, que ajudam a regenerar e a reestruturar as células da pele para mantê-la macia e firme. Ele também contêm cinco vezes mais vitamina que o óleo de Argan, além de alto teor fito esterol”, explica.

Rosa destaca que o Kalahari Melon Seed Oil é absorvido rapidamente, não deixa resíduo gorduroso, hidrata e nutre a pele, melhorando sua elasticidade. “Ele é particularmente adequado para peles sensíveis, devido ao alto teor de ácido linoleico, sendo indicado para produtos para a pele e cabelo, como loções, xampus, condicionadores, cremes para o rosto, óleos para cabelos e barba, maquiagem, protetores labiais e muito e muito mais”.

O Kalahari Melon Seed Oil venceu o desafio Sensorial na primeira edição do Innovation Challenge, durante a FCE Cosmetique, realizada em maio, em São Paulo.

#belezatecnologica

Já o conceito #belezatecnologica compreende matérias-primas desenvolvidas por meio de alta tecnologia e eficácia comprovada. O exemplo é da representada Givaudan Active Beauty, que lançou recentemente o Agefinity™, um ativo cosmético biomimético natural, desenvolvido por biotecnologia,  que redefine a zona Y, que abrange a área do rosto e pescoço.

À medida que o mundo digital continua evoluindo, novos sinais de envelhecimento também tendem a aparecer em áreas específicas da pele, relacionadas ao uso de smartphones. “Com mais de 65,8% dos usuários de celulares em todo o mundo, a Givaudan Active Beauty abordou essa tendência crescente para criar o Agefinity™, que combate as rugas horizontais do pescoço, que começam a surgir mais cedo, por conta o uso excessivo de aparelhos celulares”, explica Rosa.

Entre suas atividades, Rosa destaca que Agefinity™ reprograma o metabolismo da energia mitocondrial nas células mais antigas, promove a reestruturação da matriz cutânea, reduz significativamente as manchas visíveis da idade e reduz rugas, tanto os pés de galinha na face, como as do pescoço.

Com vários benefícios comprovados em avaliações clínicas e em painéis de consumidores contra o envelhecimento, o Agefinity™ pode reduzir significativamente as manchas visíveis da idade, as rugas do pescoço (-32,5%) e dos pés de galinha (-11,5%), além de remodelar a forma Y do rosto e reorganizar a matriz celular da pele.“Juntamente com suas poderosas propriedades antienvelhecimento, o Agefinity traz uma solução para consumidores a que buscam vencer a batalha de usar seus smartphones todos os dias e cuidar de sua beleza ao mesmo tempo”, finaliza.

Agradecemos a leitura, compartilhe!

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