Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic InnovationDestaque Embalagem & DesignSetor de HPPC é destaque em prêmio de inovação em embalagens da DuPont

Setor de HPPC é destaque em prêmio de inovação em embalagens da DuPont

  • Written by:

A edição 2015 do Prêmio DuPont de Inovação em Embalagens será lembrado como o ano do design com 77% dos vencedores homenageados por sua excelência nesse quesito e por aprimorar a experiência dos usuários. A empresa canadense IPL, Inc., foi premiada na categoria Diamante, a mais alta honraria do programa, por sua tecnologia SkinnyPack™. Essa embalagem feita de um único material que combina flexibilidade e rigidez em uma estrutura fina, leve e sólida que usa menos matéria-prima, pode ser reciclada e oferece mais espaço para as mensagens.
“Os vencedores deste ano se destacaram como líderes no setor de inovação em embalagens”, afirma William J. Harvey, presidente da DuPont Packaging & Industrial Polymers. “Eles exemplificam como a colaboração, a inovação e a excelência em embalagens convergem para gerar soluções revolucionárias que impactam positivamente nossas vidas.”
O Prêmio DuPont de Inovação em Embalagens é a mais tradicional competição global com júri independente que destaca iniciativas de inovação e a colaboração em toda a cadeia de valor. Um painel independente de especialistas em embalagens avaliou cerca de quase 140 candidatos de mais de 25 países e, na noite passada, premiou um vencedor na categoria diamante, cinco vencedores na categoria ouro e sete vencedores na categoria prata com base na “excelência” em uma, duas ou todas as três categorias julgadas: Avanço Tecnológico, Embalagens Responsáveis e Melhor Experiência para o Usuário.
“Os vencedores demonstraram capacidade para integrar engenharia de precisão, design e tecnologia de forma a oferecer embalagens multissensoriais e funcionais que encantam os consumidores”, destaca Yasmin Siddiqi, líder do programa DuPont Packaging Awards.
“A novidade deste ano reside no fato de que vimos design de embalagem que garantiu funcionalidades intuitivas simples e ao mesmo tempo relevantes para o usuário”, comenta David Luttenberger, diretor global de embalagens do Mintel Group, Ltd. e presidente do júri da premiação. “Existe normalmente muita tecnologia por trás de designs aparentemente simples, mas quando você pode desenhar embalagens de forma a resolver um problema, mas que sejam intuitivas para usar, isso se chama valor.”

Clique aqui para obter as descrições completas, a lista de colaborações e imagens em alta resolução.

Vencedor 2015 da categoria Diamante
1Recipiente para molho mistura flexibilidade e rigidez para oferecer uma infinidade de possibilidades, IPL, Inc. – Canadá; Ana’s Foods – EUA
O novo recipiente da IPL está permitindo que a Ana’s Foods se destaque nas prateleiras. Por meio de uma colaboração com a IPL, a Ana’s Foods substituiu suas embalagens rígidas para molho pelo SkinnyPack™, um recipiente que combina as vantagens do filme fino (leveza, flexibilidade e que pode ser impresso) e de uma estrutura sólida e rígida (resistência e componentes estruturais).

O SkinnyPack ™, desenvolvido pelo IPL, é um recipiente de polipropileno moldado por injeção feito a partir da fusão de um filme IML (in-mold label) fino, flexível e uma estrutura rígida e resistente. Esse processo garante uma forte adesão entre o filme e plástico injetado, permitindo que as embalagens permaneçam resistentes e sólidas ao longo da produção, preenchimento, transporte, distribuição e consumo.

O leve SkinnyPack ™ com paredes finas usa 54,8% menos plástico do que o recipiente original para molho. A estrutura que usa um único material permite total reciclagem. Antes da utilização, o SkinnyPack ™ vazio é empilhável de forma aninhada para maximizar o espaço nos depósitos. Após o uso, o SkinnyPack ™ pode ser facilmente compactado para otimizar espaço durante o processo de reciclagem. Em cada embalagem, a Ana’s Foods comunica aos consumidores seu compromisso com a sustentabilidade: “Recipiente feito com menos plástico que contribui com um mundo mais sustentável”.

As características exclusivas do SkinnyPack ™ ajudam a diferenciá-lo nas prateleiras. O filme altamente claro facilita a visão do conteúdo, garantindo aos consumidores confiança no momento da compra. Os rótulos moldados apresentam imagens em alta resolução com alto impacto nos mercados.
A abertura arredondada simplifica o acesso ao interior do produto enquanto as bordas quadradas no fundo asseguram melhor aderência e manuseio.
A forma exclusiva de quadrado arredondado garante destaque nas prateleiras, além de oferecer aos fabricantes de alimentos facilidade para adotar a nova embalagem. O formato também é compatível com os mais recentes equipamentos de produção de embalagens, sejam recipientes quadrados ou redondos.

Ao desenvolver o SkinnyPack ™, a IPL e a Ana’s Foods elevaram a atual tecnologia a um novo patamar. Com as propriedades de embalagens flexíveis e rígidas, o SkinnyPack ™ oferece um mundo de possibilidades.
Premiado pela excelência em Avanço Tecnológico, Embalagens Responsáveis e Melhor Experiência para o Usuário

Vencedores 2015 da categoria Ouro
2Bisnaga compressível para rímel acaba com frustração quando o produto está próximo de terminar, AmorePacific – Coreia
Uma inovação de abrir os olhos, a bisnaga compressível para rímel da AmorePacific acaba com a frustração do consumidor quando o produto seca e não pode ser extraído da embalagem.
Essa bisnaga compressível é a primeira de silicone fosco do mundo. Embalagem híbrida feita de um compartimento de silicone com uma bolsa interna laminada de alumínio, a bisnaga parece com as tradicionais à primeira vista, mas surpreende o usuário com suas características avançadas que atendem às conhecidas demandas do mercado em termos de funcionalidades e dosagem consistente.
Nas bisnagas tradicionais, o rímel de alta viscosidade tende a se acumular ao longo das paredes internas, tornando-se inacessível ou secando. A bisnaga compressível permite que o usuário aperte, reposicione o produto restante e o transfira para o aplicador com apenas alguns movimentos na embalagem. Isso permite que uma quantidade consistente de rímel seja liberada a cada vez, para que os usuários tenham a mesma experiência agradável em cada aplicação.
As avançadas funcionalidades da bisnaga compressível ajudam a reduzir drasticamente o volume de rímel inutilizado na embalagem e estende a vida útil do produto, além de proporcionar uma sensação tátil única.

Premiado pela excelência em Avanço Tecnológico e Melhor Experiência para o Usuário

2.5Embalagem de desodorante projetada para combinar complexidade com simplicidade, Unilever – Reino Unido
Os desodorantes de aerossol Axe e Lynx apresentam um excelente equilíbrio entre tecnologia e experiência do consumidor. Cada componente da embalagem foi especialmente concebido para desempenhar uma função específica voltada para aprimorar a experiência do consumidor, reduzir o impacto na cadeia de suprimentos e maximizar a eficiência.

As vibrantes embalagens de alumínio possuem uma forma de quadrado arredondado (parte quadrada, parte arredondada) que reproduz um visual único e acomoda a válvula de uma polegada padrão da indústria. Ao girar a parte quadrada da embalagem, o botão da válvula e o gatilho se revelam, permitindo que o consumidor experimente a mesma ação de girar e abrir das versões anteriores do desodorante. Quando essa parte é rotacionada, o botão emerge da parte superior plana e se inclina para proporcionar um agradável movimento de abertura.

Para evitar vazamentos ou ativação acidental, o canal do pulverizador foi desenvolvido para entrar em contato com a válvula apenas quando estiver na posição aberta. Quando a válvula é fechada, o canal de pulverizador fica completamente separado da válvula. O botão, projetado a partir de ideias obtidas com estudos realizados junto ao consumidor, pode ser ativado independentemente de como o consumidor segura a embalagem ou onde pressiona o botão.

Com essa embalagem de aerossol, a Unilever levou a engenharia de precisão de alto nível até os consumidores dos produtos Axe/Lynx de uma forma elegante e sofisticada que os diferencia da concorrência.

Premiado pela excelência em Avanço Tecnológico e Melhor Experiência para o Usuário

3“Tamanho para viagem” se torna verdadeiramente “tamanho para bagagem de mão” com novo spray ultrafino, MiiSTS Int’l. Inc.; HotPot Design – EUA
Precisa de um bochecho? Gostaria de ter um vidro de enxaguador bucal que coubesse no bolso da calça? O spray ultrafino MiiSTS ™ facilita o transporte de produtos básicos de uso diário em situações nas quais você mais precisa deles. Contribuindo para “levar seus produtos de higiene pessoal para qualquer lugar”, os frascos MiiSTS™ estão estabelecendo um novo padrão para embalagens de conveniência.
O MiiSTS™ é o único frasco plano do mercado com tamanho ideal para viagens. Sinônimo de excelência em facilidade de transporte e conveniência, esse frasco tem dimensões semelhantes às de um cartão de crédito e apenas 5 milímetros de espessura em seu ponto mais fino. O MiiSTS™ vem com um sistema de bomba que permite aos consumidores borrifar o produto sem risco de vazamento. A engenharia precisa das emendas hermeticamente fechadas nas extremidades do frasco moldado por injeção confere um acabamento perfeito e atraente.

O elegante e moderno MiiSTS™ cabe discretamente em bolsos apertados e bolsas praticamente sem fazer volume. Cada frasco MiiSTS™ armazena aproximadamente 11 mililitros (cerca de 150 sprays) de produto, que pode ser antisséptico para mãos, repelente contra insetos, protetor solar, líquido para limpeza de lentes, removedor de manchas, tratamento para queimaduras e mordidas de insetor, entre outros.

Premiado pela excelência em Avanço Tecnológico e Melhor Experiência para o Usuário

5Tecnologia com fecho deslizante reprojetada para manter as crianças longe da embalagens fáceis de abrir, Pactech Packaging; Reynolds Presto Products – EUA
Com o aumento da demanda por conveniência, os fabricantes precisam desenvolver soluções de embalagens que sejam fácil de abrir e assegurem acesso restrito quando necessário. Com mais de 20 anos de experiência produzindo sacolas flexíveis e que ofereçam proteção às crianças, a Pactech Packaging se associou à Presto Products para desenvolver um fecho deslizante que cumpriu o conjunto de testes estabelecidos no Título 16 CFR 1700 do Ato para Embalagens com Sistema de Prevenção contra Envenenamento (Poison Prevention Packaging Act – PPPA). Essa nova tecnologia permitirá que produtos antes embalados em caixas seguras para crianças ou recipientes plásticos volumosos agora sejam armazenados em embalagens flexíveis.

Produzida em diversas dimensões que vão de 8,5 x 5 polegadas a 13,5 x 18 polegadas, com e sem nesga, a embalagem pode ser dimensionada no tamanho desejado pelo usuário final. Isso permite manter uma aparência consistente entre vários produtos. A sacola Medi-CRREO ™ segura para crianças oferece amplo espaço para divulgação de mensagens sobre prescrição difíceis de serem lidas em frascos ou embalagens blister (do tipo bolha) rígidas. O Medi-CRREO ™ com fecho Child Guard™ também usa um material de barreira de alta resistência à prova de rasgos e mordidas.
Entre os mercados-alvo para Medi-CRREO™ com fecho Child Guard™ estão os de alimentos e itens de consumo bem como medicamentos, produtos agrícolas e químicos de uso doméstico.

Premiado pela excelência em Avanço Tecnológico e Melhor Experiência para o Usuário

6Embalagem médica desempenha papel vital na preparação para cirurgias, Medtronic CardioVascular; Prent Corporation – EUA
Embalagens antigas para cateteres TAVI exigiam dos hospitais recursos para prepará-los para uso. As novas versões EnVeo™ R foram projetadas com características que ajudam a simplificar o processo de preparação e acoplamento da válvula antes da cirurgia.

O suporte inovador assegura um controle completo por um único usuário e funcionalidades adicionais durante a preparação e o acoplamento da válvula no cateter. Uma tira de película reflexiva situada no suporte dá aos enfermeiros uma visualização de 360 graus da válvula e todos os pontos de fixação, garantindo confiança e facilidade no acoplamento da válvula no cateter.

Um elemento giratório exclusivo no projeto, juntamente com travas, permite que o suporte permaneça em posição retilínea durante o transporte e depois, por meio do elemento giratório, possa ser manuseado para ganhar forma de u durante o acoplamento da válvula na preparação para cirurgia.
Com o novo suporte, os aspectos do processo de acoplamento são simplificados para reduzir a sobrecarga do cirurgião, sem abrir mão da função principal do suporte que é manter o cateter em um ambiente estéril e liberá-lo de forma segura para uso. O suporte ajuda a reduzir o trabalho de preparação do cateter nos hospitais em 50 por cento. Não mais visto como resíduo de embalagens, o EnVeo™ R se tornou um elemento essencial da equipe cirúrgica.

Premiado pela excelência em Avanço Tecnológico e Melhor Experiência para o Usuário

Vencedores 2015 da categoria Prata
7Pacote ORS oferece solução simples para salvar vidas, Mix Pak System S.L.; Interapothek – Espanha
Mais de 842.000 pessoas no mundo morrem anualmente por causa de desidratação. Aproximadamente 750 milhões de pessoas não têm acesso à água limpa. O pacote da Mix Pak System de sal para reidratação oral (Oral-Rehydration-Salt ou ORS, na sigla em inglês) aborda essa necessidade ao colocar o tratamento salva-vidas nas mãos das pessoas que mais precisam.

A Mix Pak System, S.L. trabalhou em conjunto com a Interapothek para desenvolver um novo produto para seu amplo portfólio farmacêutico, um soro de sal para reidratação oral.

O pacote ORS é uma bolsa de câmara dupla com um compartimento contendo uma dose precisa de suplementos em pó e outra contendo água potável. As duas câmaras são separadas por um selo frangível feito de resina DuPont™ Surlyn®, que pode ser rompido aplicando pressão sobre o compartimento de água. Quando o selo é aberto, os dois ingredientes se misturam e o ORS está pronto para ser consumido.
A separação dos ingredientes elimina a necessidade de refrigeração e aumenta a vida útil do produto para dois anos (pacotes ORS misturados têm vida útil de horas). Essa solução de embalagem muito simples leva tratamento que salva vidas de pessoas em áreas sem luz, infraestrutura ou água potável.

Premiado pela excelência em Melhor Experiência para o Usuário

8Tecnologia abre-e-fecha extragrande para queijos, Bemis Company, Inc. – EUA
A nova embalagem para provolone suave BelGioioso eleva o padrão de pacotes que podem ser novamente fechados depois de abertos, ideais para produtos vendidos em lojas atacadistas. Composto de dois compartimentos individualmente fechados, essa embalagem garante conveniência para o consumidor ao permitir que seja aberta e fechada 20 vezes ou mais com a pressão do dedo. Além disso, a perfuração entre os dois compartimentos permite que o consumidor facilmente separe-os sem usar uma faca ou tesoura.

A tecnologia SmartTack™ EZ Peel® Reseal™ da Bemis permite que os compartimentos individuais do queijo fiquem selados separadamente, preservando a qualidade da porção não utilizada até que seja aberta e reduzindo o desperdício de alimentos – sem esquecer o destaque que o queijo BelGioioso ganha nas prateleiras das lojas atacadistas.

Premiado pela excelência em Melhor Experiência para o Usuário

9Embalagem para lâminas ganha atenção dos sentidos com imagens multidimensionais,
The Gillette Company – EUA; think4D Inc. – Canadá; Placon – EUA

As imagens multidimensionais e o design atraente da embalagem do Gillette® Venus® Swirl™ proporcionam aos consumidores uma experiência multissensorial logo nas prateleiras da loja. Impresso com a tecnologia think4D, a abertura termoformada apresenta um círculo de prata multidimensional formatado com detalhes precisos que mostram o novo design FLEXIBALL™ da lâmina Venus® Swirl™. A bandeja na parte inferior em forma de arco reflete as curvas do produto.

Em geral, a selagem de uma superfície curvada é desafiadora e resulta em altas taxas de refugo. Esse desafio foi resolvido com o uso do sistema pack-out da think4D por meio do qual aberturas multidimensionais são produzidas ainda quentes fora da linha de termoformagem. O calor residual permite que as aberturas mantenham o arqueamento desejado e feche muito bem das bandejas arqueadas, minimizando o desperdício e maximizando a eficiência do processo de selagem a quente. Com essa embalagem, Gillette e think4D elevaram a termoformagem de um substrato impresso a um patamar totalmente novo.

Premiado pela excelência em Avanço Tecnológico

10Embalagens para transporte – agora mais fortes e mais responsáveis, Compadre, LLC – EUA
A entrega de encomendas e o transporte de mercadorias agora são mais sustentáveis com o lançamento do sistema Kübox. Essas caixas de papel atende à necessidade de clientes que querem algo mais leve, menos custoso e mais fácil de usar do que os tradicionais caixotes de madeira ou caixas de plástico, mas não ficam satisfeitos com os modelos de papelão ondulado.

Com metade do peso de um caixote de madeira e a resistência à compressão de mais de 2.000 quilos, o Kübox é muito leve e muito resistente. Por conta do design inovador, o Kübox pode ser facilmente montado/desmontado sem ferramentas e com segurança e pode ser transportado/armazenado de forma a reduzir custos com espaço, manuseio e transporte.

A resistência e a durabilidade do Kübox garantem que o conteúdo, de obras de arte a motores de avião, fique seguro durante o transporte. Após a entrega, o Kübox pode ser reutilizado de diversas maneiras, mais frequentemente como mobília e local de armazenamento pelos consumidores e repetidas viagens de transport pelas empresas.

Premiado pela excelência em Embalagens Responsáveis

11Frasco para condicionador combina funcionalidade e estética para incorporar marca premium, Godrej Consumer Products Ltd.; Classy Kontainers – Índia
A Godrej se uniu à BBLUNT, rede indiana de salões de beleza de alto padrão, para desenvolver sua linha premium de produtos para cabelo.
Os condicionadores BBLUNT têm alta viscosidade para proporcionar melhores resultados, mas são difíceis de extrair de frascos feitos de polímeros comuns. Por isso, foi escolhido um copolímero de polietileno com o módulo de elasticidade mais baixo para que os frascos pudessem ser apertados mesmo com uma alta espessura de parede. No entanto, o copolímero de polietileno deixou a superfície opaca e suscetível a riscos.
A Godrej encontrou na resina DuPont™ Surlyn® o brilho superior, a resistência a riscos e ótima impressão que buscava. Processar os dois polímeros sem uma camada adesiva foi um desafio porque a diferença na reologia dos materiais provocou variações na espessura da parede, flacidez e dilatação imprópria. Ensaios exaustivos foram realizados com a Classy Kontainers para estabilizar o processo e obter resultados consistentes.
O frasco do condicionador BBLUNT transmite a essência da marca premium BBLUNT por meio de seu formato ousado e brilho.

Premiado pela excelência em Melhor Experiência para o Usuário

12Amostra de batom coloca cor nos lábios e confiança na mente, Grupo Boticário; Ycar Artes Gráficas – Brasil
A amostra de batom para uso único mudou completamente a experiência com esse tipo de produto no Brasil. Testes de maquiagem podem proporcionar uma experiência pouco saudável para as consumidoras. As amostras compartilhadas nas lojas podem ser um terreno fértil para bactérias e germes causadores de pequenos problemas de pele ou mesmo infecções mais graves. Para resolver esse problema, o Grupo Boticário desenvolveu uma nova maneira de testar batom que oferece uma experiência simples, envolvente e saudável para as clientes.
A embalagem contém uma dose única de batom “impressa” em papelão revestido, produzida por um processo semelhante à impressão gráfica. Para testar, a consumidora simplesmente remove a película plástica, dobra o cartão ao meio e aplica o batom diretamente nos lábios, sem usar os dedos para espalhar o produto. Cada amostra é usada uma vez e então descartada. Essa solução simples e fácil de usar oferece às consumidoras no Brasil uma amostra realista da textura e da cor do batom e garante confiança para que possam adquirir o produto.
Premiado pela excelência em Melhor Experiência para o Usuário

Saco à prova de umidade protege a indústria de cimento da Índia, UFLEX LIMITED – Índia

13A indústria de cimento na Índia é o quarta maior do mundo, porém mais de 3% do cimento produzido são perdidos ao longo da cadeia de suprimento. Essa perda é atribuída em grande parte aos sacos de cimento que são armazenados em ambientes abertos, tornando-os vulneráveis a danos causados pela exposição à chuva, situações imprevisíveis ao ar livre e severas condições climáticas.
O Flex SafePack foi projetado especialmente para garantir uma barreira e impedir que umidade e água entrem no saco, ajudando o cimento a suportar ambientes adversos e manter todas as suas características durante um longo período de vida útil.
Ao desenvolver o SafePack, UFLEX teve que cumprir dois requisitos conflitantes: fornecer furos de aeração necessários para escape do ar durante o preenchimento e evitar a entrada de umidade nos sacos durante o transporte. A UFLEX foi capaz de superar esse desafio através de nanoestampagem otimizada sobre uma camada de extrusão flexível. Essa conquista tecnológica também permite a gravação de imagens de alta definição com até 10 cores, que proporciona uma visual especial uma mercadoria básica.
Premiado pela excelência em Avanço Tecnológico.

Visite o site:
www.dupont.com.br

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Nossos canais

Parceiros