Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Empresas & NegóciosTriclosan: por que esse e outros ingredientes foram banidos pela Natura

Triclosan: por que esse e outros ingredientes foram banidos pela Natura

  • Written by:

Conheça a lista de ingredientes banidos e monitorados por nossos pesquisadores para garantir a segurança dos cosméticos

Você anda preocupado com a segurança dos ingredientes de seus cosméticos? Saiba que a gente também e, por isso, além de obedecer às legislações existentes, nossos pesquisadores estão avaliando riscos e acompanhando as discussões científicas mais recentes. Essa é a razão de alguns componentes controversos – como triclosan, ftalatos e parabenos – estarem banidos de nossas fórmulas.

A decisão de retirar um ingrediente da formulação de um item – ou monitorá-lo, até que seja eliminado completamente – é tomada pelo Comitê Global de Segurança da empresa (área formada por cientistas, gerentes e diretores de inovação).

Dois aspectos são observados para definir a eliminação de um ingrediente: evidências de risco à saúde humana e/ou ao meio ambiente e nossos posicionamentos, que colocam o consumidor e seus desejos no centro das decisões.

Além dos ingredientes banidos já citados, há outros como o conservante metilisotiazolinona (MIT), cuja eliminação gradativa começou no primeiro semestre de 2018. Entenda a seguir o que é cada um deles e por que foram eliminados das fórmulas.

Triclosan

O triclosan é um ingrediente que atua como conservante das formulações cosméticas, evitando contaminação microbiológica e mantendo a qualidade do produto durante sua vida útil.

A maior preocupação a respeito desse ingrediente refere-se a seu grande consumo no mundo, aliado ao fato de não ser biodegradável. Um de seus possíveis impactos é sobre micro-organismos aquáticos.

Por essa razão, o triclosan consta nas listas de substâncias perigosas ou de risco da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre outras organizações internacionais.

Embora não seja proibido no Brasil, desde julho de 2008, abolimos o triclosan, substituindo-o por novos ativos conservantes que mantêm a segurança e a eficácia de nossos produtos.

Parabenos

São compostos utilizados como conservantes pelas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética. Sua função é evitar a contaminação microbiológica da formulação e manter a qualidade do produto durante sua vida útil.

Nos últimos anos, alguns parabenos passaram a receber atenção por suspeita de possíveis atividades nocivas à saúde, ainda que não haja consenso científico a respeito.

Desde 1º de dezembro de 2010, não usamos nenhuma variedade dessa substância em nossos produtos.

Ftalatos

São de uma família de compostos utilizados com diversas finalidades, entre elas como aditivos na indústria fabricante de plásticos e na de cosméticos.

Os ftalatos – principalmente os usados no amaciamento do policloreto de vinila (PVC) – estão no centro de uma polêmica mundial por terem um potencial efeito nocivo à saúde, sendo citados em listas de substâncias tóxicas de organizações não governamentais.

Embora haja variedades contra as quais não existam evidências de ações tóxicas, desde junho de 2008 banimos essas substâncias das fórmulas de nossos produtos. E deixamos de utilizar embalagens de PVC.

Metilisotiazolinona (MIT)

Embora no primeiro semestre de 2018 esse conservante não tivesse restrição por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já havíamos iniciado o processo de retirada gradual de nossos cosméticos.

O cuidado foi motivado em função do aumento de relatos de alergias provocadas pela substância, o que fez com que a União Europeia a eliminasse de produtos não enxaguáveis em fevereiro de 2017.

Antecipando-nos à provável restrição também em relação aos cosméticos enxaguáveis, optamos pelo banimento em qualquer categoria de produto para novos desenvolvimentos.

Ingredientes controlados

Monitoramos aproximadamente 6.000 ingredientes em 24 listas globais de segurança humana e ambiental. Além do monitoramento técnico dos ingredientes, também realizamos o mapeamento de percepção de risco pelo consumidor. Em nosso mapeamento são analisados dados de 670 influenciadores distribuídos por 32 países.

Classificamos o risco de cada ingrediente sob os aspectos de saúde humana e ambiental e a percepção do consumidor. No momento, monitoramos o status de 66 ingredientes em nosso portfólio. Para tanto, utilizamos os seguintes critérios:

Banido: ausente no portfólio da Natura.

Bloqueado: não utilizado para novos desenvolvimentos.

Restrito: com uso restrito dependendo da categoria e do modo de uso.

Hot list: preferencialmente não utilizado para novos desenvolvimentos.

A seguir, as lista dos ingredientes controlados.

14 ingredientes banidos

♦Formaldehydes

♦5-Bromo-5-Nitro-1,3-Dioxane

♦Bronopol

♦Parabens

♦Diazolidinyl Urea

♦Dimethyl Oxazolidine

♦Glutaral

♦Methyldibromo Glutaronitrile

♦Phenylmercury

♦Triclosan

♦Quaternium-15

♦Thimerosal

♦Musk Xylene

♦Phtalates

23 ingredientes bloqueados

♦Karanal

♦Benzophenones

♦Boric acid

♦Lilial, BHA

♦CI 26100

♦DMDM Hydantoin

♦Ethylhexyl methoxycinnamate

♦Lyral

♦Imidazolidinyl Urea

♦Isoamyl p-Methoxycinnamate

♦Methylchloroisothiazolinone + Methylisothiazolinone

♦Methylisothiazolinone

♦Nonoxynol-14 and analogues

♦Octamethylcyclotetrasiloxane (D4)

♦PFAS, Polyaminopropyl Biguanide

♦Polyethylene terephthalate

♦Red petrolatum

♦Sodium borate

♦TBHQ

♦Zinc Pyrithione

♦Ingredientes de origem animal

 17 ingredientes restritos

♦BHT

♦Methyl salicylate

♦Polyethylene

♦Benzophenone

♦Benzophenone-1  Benzophenone-2

♦Carbon black

♦Titanium dioxide

♦Decamethylcyclopentasiloxane (D5)

♦Estragole

♦Glyoxal

♦Methyleugenol

♦Myrcene

♦Quartz ou Black Onyx

♦Safrole

♦Salicylic acid

♦Talc

12 ingredientes hot list

♦IPBC

♦Glyceryl hydrogenated rosinate ou Resin acids

♦Avobenzone

♦Phenoxyethanol

♦Octocrylene Homosalate

♦Diethylamino Hydroxybenzoyl Hexyl Benzoate

♦Mineral oil

♦Quaternary ammonium composts

♦Acrylates

♦Trisiloxane

♦Sulphates

O que importa para a gente

O que você coloca na sua pele importa, e muito, para a gente. Por isso, garantimos fórmulas seguras, que, além de ingredientes vegetais, utilizam sintéticos de alta confiança, que proporcionam uma deliciosa experiência sensorial sem agredir o meio ambiente. Vamos juntos #PorUmMundoMaisBonito?

 

 

Fonte: Natura 

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Integration Powered by Acurax Wordpress Theme Designers