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Cosmetic InnovationÚltimas Notícias

Matérias-primas da Amazônia entram no mercado americano

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Ingredientes naturais chamam atenção de público exigente que prefere produtos sustentáveis

Mais do que simples componentes da natureza, alguns dos produtos originários da biodiversidade brasileira conquistam, cada vez mais, o mercado americano de beleza por possuírem propriedades capazes de promover os cuidados faciais, corporais e capilares de maneira natural e eficiente.

Entre eles estão o murumuru, cupuaçu, pracaxi e o babaçu. As mulheres americanas se tornaram mais seletivas em relação aos produtos que adquirem, segundo revela um estudo realizado em 2017 pelo NPD Group, uma consultoria especializada em consumo. No maior mercado mundial consumidor de cosméticos, 48% das entrevistadas procuram por produtos feitos com ingredientes naturais e orgânicos. Além disso, ao avaliar os itens mais consumidos no país, a categoria de cuidados com a pele é a que mais se destaca, com um aumento de 9% nas vendas, o que representa uma contribuição de 45% nos ganhos totais do setor.

Uma das empresas brasileiras que exporta ingredientes amazônicos para os Estados Unidos é a Beraca, que atua no fornecimento de matérias-primas naturais e sustentáveis provenientes da biodiversidade brasileira para as indústrias de cosméticos, cuidados pessoais e farmacêutica.

Entre os produtos da biodiversidade brasileira que fazem muito sucesso nos EUA, atualmente, destaque para o cupuaçu, popularmente utilizado na culinária nacional, e que tem capacidade de promover hidratação duradoura devido à alta capacidade de recuperação da elasticidade da pele.

Soluções naturais

“A vegetalização das fórmulas e a substituição de componentes químicos por soluções naturais e sustentáveis ganha força em todo o mercado”, destaca Marianna Cyrillo, gerente de marketing da Beraca. Hoje, alguns dos ingredientes exportados pela empresa para os EUA são: argila branca da Amazônia, óleo de maracujá, óleo de babaçu, manteiga de cupuaçu, manteiga de murumuru e óleo de pracaxi.

O óleo de pracaxi possui capacidade de auxiliar na redução da síntese de melanina, o que garante a diminuição da aparência de manchas, uniformiza a tonalidade e restaura a luminosidade original da pele. Ele ainda possui benefícios anti-envelhecimento, pois estimula a produção de ácido hialurônico, polissacarídeo natural presente na pele humana com alta capacidade de retenção de água, garantindo elasticidade e viço à pele. Já o murumuru é rico em ácido láurico, mirístico e oleico, o que o torna um poderoso agente emoliente, capaz de nutrir e hidratar os cabelos. Com ação antifrizz, ele reduz o volume e proporciona maciez e brilho aos fios.

Comunidades

Além de propriedades cosméticas únicas, esses ingredientes garantem também o desenvolvimento socioeconômico e a preservação ambiental no Brasil. Isso porque, para que essas matérias-primas cheguem até as indústrias, algumas empresas investem em parcerias com comunidades ribeirinhas e núcleos de agricultura familiar de diferentes regiões do país, como a floresta amazônica. A estratégia garante a rastreabilidade total, métricas de impacto e a transparência em toda a cadeia produtiva.

Embora possua a maior biodiversidade do planeta, cujo valor é estimado em mais de US$ 3 trilhões por pesquisadores, a Amazônia brasileira ainda tem seu potencial subestimado, principalmente no que diz respeito a produtos de higiene, cosméticos e perfumaria com base florestal. Para mudar esse quadro, o Sebrae Nacional colocou em prática há três anos um projeto para estruturar o segmento industrial nos sete estados da região Norte (Acre, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins).

Potencial

Para se ter uma dimensão do potencial econômico dessa biodiversidade, basta dizer que atualmente o uso industrial de matéria-prima da região para produtos do segmento de cosméticos está concentrado em apenas 20 espécies vegetais, dentre as quais se destacam a castanha-da-Amazônia, andiroba, copaíba, cupuaçu, guaraná, buriti, açaí, entre outras de onde se extrai óleos e essências. O levantamento faz parte da tese de doutorado do pesquisador Francisco Elno, da Fundação Centro de Análises e Pesquisas e Inovação Tecnológica (Fucapi), com sede em Manaus.

O empresário Francisco Aguiar, proprietário da Amazon Green, há oito anos no mercado, confirma essa realidade. “Hoje, o óleo de Karité é extraído para produção de manteiga labial. Só que o óleo de açaí, que ainda não é explorado comercialmente, é 440% mais rentável. Esse projeto será a salvação da lavoura”, afirma.

O potencial da região desperta o interesse de empresas de outros países na biodiversidade da Amazônia. Contudo, o pleno desenvolvimento dessa cadeia produtiva na região esbarra na baixa qualidade dos insumos extraídos da floresta e na ausência de laboratórios e equipamentos para agregar valor aos produtos.

Lei da Biodiversidade

Outro impedimento é a falta de regulamentação da Lei da Biodiversidade, ainda em tramitação no Congresso Nacional, que orienta a pesquisa de novos produtos e a repartição com as comunidades tradicionais extrativistas dos ganhos obtidos a partir da venda de produtos por parte da indústria da beleza.

Das 2.446 indústrias brasileiras atuando no mercado de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, 95% são micro e pequenas empresas, e apenas 48 estão localizadas na região Norte, principal foco da atuação do Sebrae no projeto.

Fundada há mais de 50 anos, a paraense Chamma da Amazônia é uma das empresas de pequeno porte que investem no potencial da maior floresta tropical do mundo para o desenvolvimento de seus produtos.

Mercado da beleza no Brasil:

1º no ranking mundial em consumo de perfumaria e desodorantes;

2º colocado em produtos para cabelo, masculinos, infantil, banho, depilatórios e proteção solar;

3º lugar em cosméticos e cores;

4º em higiene oral;

5º em produtos para pele.

Em 2013, o Brasil respondeu por 9,5% do consumo mundial (US$ 289 bilhões) e 54,5% do mercado latino-americano.

Fonte: Correio 24 Horas

Mudança na organização dos negócios globais da Hallstar

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A Hallstar, empresa de produtos químicos especiais, anunciou uma próxima mudança na organização dos seus negócios globais, além de novas funções de liderança. No dia 01 de outubro de 2018, a Hallstar começará a operar como duas empresas comerciaisHallstar Industrial Solutions Company e Hallstar Beauty & Personal Care Company.

John Paro, presidente do conselho e presidente e diretor executivo, vê essa evolução na Hallstar como uma implementação revigorante e prospectiva dos recursos globais da Hallstar, e uma resposta direta para as necessidades do mercado. “Sempre tive muito orgulho dos dois lados dos negócios e de como ambos usam nossa incrível química de éster para abordar os problemas dos clientes em várias indústrias. Ao mesmo tempo, reconhecemos que os ambientes dos negócios de Beauty & Personal Care e Industrial Solutions (soluções industriais e cuidados pessoais e beleza) são significativamente diversos em termos de comportamento do cliente e inovação de produtos. Estabelecer-se como duas empresas permitirá que nossos funcionários continuem a fazer o que fazem melhor e a se concentrarem inteiramente no crescimento da sua indústria específica.”

Paro continua como presidente do conselho e diretor executivo da The Hallstar Company, mas vai abdicar do título de presidente. Em vez disso, a Hallstar Industrial Solutions Company e a Hallstar Beauty & Personal Care Company terão seu próprio presidente, que será responsável pelos respectivos resultados financeiros e operacionais da empresa. “É a hora certa para esse próximo capítulo, tanto para mim como para a empresa”, disse Paro. “Ver a nova liderança no comando desses dois negócios de sucesso será gratificante. A Hallstar obteve anos de crescimento e inovação, e seu atual portfólio de tecnologia revolucionária é inigualável, mas estou 100% convicto de que nossos dois novos presidentes revelarão mais potencial e levarão a Hallstar ainda mais longe do que jamais posso imaginar.”

A partir de 01 de outubro, Robert S. Hu, atual vice-presidente da Hallstar para as regiões da Europa, Oriente Médio e África (EMEA), da Ásia Pacífico (APAC), e de Inovação Global, será o presidente e diretor de tecnologia da Hallstar Beauty & Personal Care. Uma busca executiva está em curso para encontrar um novo presidente para a Hallstar Industrial Solutions. Damian Marshall, em Industrial Solutions, e Varun Mathur, em Beauty & Personal Care, continuarão nas suas funções estratégicas e comerciais essenciais, anunciadas no início desse ano, de vice-presidente e gerente geral, e vão colaborar com seus novos presidentes.

As duas empresas atenderão também os clientes de todo o mundo, e esperamos manter os relacionamentos da Hallstar com clientes, distribuidores e fornecedores depois de 01 de outubro, confirmou Paro. “Estamos anunciando a reestruturação logo, para que o transtorno seja minimizado. De agora até 01 de outubro e depois, queremos que toda a talentosa equipe da Hallstar entenda nossa estratégia de otimização de valor e faça parte do planejamento e da construção do nosso futuro extraordinário.”

Parceria entre aplicativo Rappi e Johnson & Johnson oferece delivery de produtos para bebês a qualquer hora do dia

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Botão “Baby” é como um verdadeiro “braço direito” de pais, mães e cuidadores, entregando em minutos produtos como shampoos, lenços umedecidos e cremes para assadura

Para atender as necessidades da rotina atribulada das famílias, a Rappi, aplicativo de delivery de qualquer coisa, em parceria com a Johnson & Johnson Consumo, companhia que faz parte da maior e mais diversificada empresa de saúde do mundo, lança o botão “Baby” para delivery de produtos para bebês. Agora, em apenas alguns cliques, é possível receber em casa, a qualquer hora do dia, dezenas de produtos da marca JOHNSON’S®, líder e referência mundial na categoria de cuidado com a pele e cabelo de bebês e crianças.

A iniciativa demonstra o esforço da companhia, por meio da marca de sua linha infantil, para ser um verdadeiro aliado de pais, mães e cuidadores, ajudando-os a terem sempre à mão os itens indispensáveis para manter em dia a rotina de cuidados diários com a saúde e higiene do bebê.

“A categoria de Saúde, Cosméticos e Perfumaria é hoje a segunda com maior volume de vendas no e-commerce brasileiro. Vislumbrando esse crescimento, buscamos modelos de negócio inovadores e em expansão, como é o caso da Rappi, para oferecer ainda mais conveniência aos nossos consumidores e continuar levando saúde todos os dias aos lares brasileiros”, explica Fernando Bueno, diretor Comercial da Johnson & Johnson Consumo no Brasil.

“Estamos muito felizes de ter na Rappi uma parceria com a marca JOHNSON’S®, que é sinônimo de qualidade quando pensamos em produtos para bebês”, diz Bruno Nardon, sócio-fundador da Rappi Brasil. “Queremos, cada vez mais, oferecer comodidade aos usuários da Rappi, principalmente aos nossos clientes que são mães e pais, e esse é mais um passo para conquistar nosso objetivo”.

Entre os produtos disponíveis no botão “Baby” estão lenços umedecidos, pomadas contra assadura, sabonetes, shampoos, curativos, hidratantes. Caso algum item não esteja na lista, é possível realizar o pedido por meio do botão “Qualquer Coisa”.

O usuário pode acessar a Rappi na web ou aplicativo, disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store. Todos os pedidos são acompanhados em tempo real pelo cliente, que pode interagir via chat com o assistente que aceitou o pedido e o time de suporte da Rappi. O pagamento é feito via cartão de crédito ou débito, após o serviço ser finalizado.

TRESemmé se reinventa e apresenta novas formulações que entregam acabamento profissional aos fios

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Além do portfólio reformulado, que agora conta com fórmula micelar em shampoos e tecnologia patenteada em condicionadores, marca traz inovações em finalizadores profissionais e lança a linha TRESplex Regeneração, inspirada em tendências de salão –  todos os produtos apresentam embalagens mais modernas e sustentáveis

TRESemmé se reinventou! Preocupada em antecipar as tendências do mercado da beleza e apresentar tecnologias cada vez mais inovadoras, a marca reestruturou todo o seu portfólio trazendo novas formulações, com linhas de produtos dedicadas para cada tipo de cabelo e necessidade, nova fragrância e embalagens mais modernas e sustentáveis.

Entre as novidades estão a fórmula micelar, presente nos shampoos*, a nova tecnologia patenteada dos condicionadores e máscaras de tratamento, o lançamento da linha TRESplex Regeneração e dos novos finalizadores profissionais.

De acordo com Fernanda Gama, gerente de marketing de TRESemmé, o mercado da beleza passou por grandes transformações nos últimos anos e, com isso, as consumidoras se tornaram ainda mais exigentes. “TRESemmé se reinventou para oferecer às mulheres novas formulações de qualidade profissional aliadas a produtos inspirados nas tendências da beleza e que sejam, acima de tudo, acessíveis e democráticos. O objetivo é ajudá-las no momento de preparação, para que se sintam ainda mais confiantes e prontas para tudo”, diz a executiva.

*exceto Baixo Poo e Detox Capilar 

Novas fórmulas profissionais:

1.    Shampoos com Fórmula Micelar*

Os novos shampoos com formulação micelar apresentam uma combinação inteligente entre remoção de sujeira e depósito de nutrientes, proporcionando suavidade na limpeza dos fios durante a lavagem. Ou seja, a nova fórmula une a eficácia vinda das partículas de limpeza (micelas) com a delicadeza da nanotecnologia condicionante, proporcionando a suavidade.

*exceto Baixo Poo e Detox Capilar 

2.    Condicionadores com nova tecnologia patenteada

Os novos condicionadores e máscaras de tratamento com tecnologia patenteada desembaraçam os fios facilmente com efeito percebido ainda na etapa úmida  e durante o enxágue, além de manterem os cabelos hidratados e ajudarem no controle de frizz.

Os produtos apresentam moléculas  que  têm afinidade às áreas danificadas dos fios, “agarrando-se” à sua superfície e facilitando a formação de um filme homogêneo sobre a fibra capilar. O resultado: cabelos mais macios, brilhantes e fáceis de arrumar.

3.    Linhas TRESemmé 

O novo portfólio TRESemmé é apresentado em sete linhas.  Os produtos foram desenvolvidos para potencializar o melhor dos ativos, e possuem indicações específicas para cada tipo de cabelo. 

§  Reconstrução e Força: Reduz 99% da quebra de cabelo após o primeiro uso*. Contém proteína, colágeno e aminoácidos e é indicado para cabelos danificados.Linha composta por shampoo (200ml, 400ml e 750ml), condicionador (200ml, 400ml e 750ml) e máscara de tratamento intensivo (400g).

 *Com o uso de Shampoo e Condicionador TRESemmé Reconstrução e Força comparado com shampoo sem agentes condicionantes. Força devido à quebra. 

§  Hidratação Profunda: Hidrata e restaura a maciez. Contém pantenol e aloe vera e é indicado para todos os tipos de cabelo. Linha composta por shampoo (200ml e 400ml), condicionador (200ml e 400ml) e máscara de tratamento intensivo (400g e 1kg). 

§  Liso Keratina: Controla o frizz e intensifica o brilho*, proporcionando um cabelo mais alinhado e maleável. Possui queratina e pérola e é indicado para cabelos lisos. Linha composta por shampoo (400ml) e condicionador (400ml).

*Com o uso de Shampoo e Condicionador TRESemmé Liso Keratina comparado com shampoo sem agentes condicionantes. 

§  Cachos Definidos: Hidrata e define o cabelo, apresentando cachos mais definidos e soltos*. Contém elastina e óleo de macadâmia e é indicado para cabelos com cachos 2BC e 3ABC. Linha composta por shampoo (400ml) e condicionador (400ml).

*Com o uso de Shampoo, Condicionador e Creme para Pentear TRESemmé Cachos Definidos comparado com shampoo sem agentes condicionantes. 

§  Detox Capilar: Purifica e nutre o cabelo, deixando-os sem resíduos e saudáveis a cada lavagem. Sem adição de parabenos e corantes. Contém chá verde, gengibre e proteína do trigo e é indicado para cabelos normais a oleosos. Linha composta por shampoo (200ml, 400ml e 750ml), condicionador (200ml, 400ml e 750ml) e máscara de tratamento intensivo (400g e 1kg). 

§  Baixo Poo + Nutrição: Nutre e revitaliza a beleza natural do cabelo. O shampoo tem baixo sulfato. Não apresentam silicone, corantes e parabenos.* Contém óleo de coco e água de coco. Linha composta por shampoo (200ml e 400ml), condicionador (200ml e 400ml), máscara de tratamento intensivo (400g) e creme de limpeza 3 em 1.

*Baixo sulfato comparado com outros shampoos TRESemmé. Sem adição de corantes, silicones ou parabenos. 

Lançamentos:

1.    Novo TRESplex Regeneração

Inspirada em um tratamento profissional e focada na reconstrução dos fios, a nova linha TRESplex Regeneração é o tratamento mais poderoso de TRESemmé contra danos severos. Ela foi desenvolvida com tecnologia TRESplex, que age no interior da fibra capilar, protegendo, fortalecendo a estrutura interna e regenerando o fio danificado.

**Regenera a hidratação e força devido à quebra, com de TRESemmé® TRESplexTM Regeneração comparado com shampoo sem agentes condicionantes.

O resultado do uso é cabelos dez vezes mais fortes** preservando a integridade da proteína capilar. O efeito do uso é contínuo e progressivo, ou seja, quanto mais as mulheres usarem, mais forte ficará a estrutura interna dos cabelos.

*Com o uso da Máscara de Tratamento TRESemmé® TRESplexTM Regeneração comparado com shampoo sem agentes condicionantes. Força devido à quebra. Reforça a estrutura interna com o uso da linha completa TRESemmé® TRESplexTM Regeneração

Três produtos fazem parte da linha TRESplex: Máscara Pré-Shampoo, Shampoo e Condicionador. Os produtos agem diretamente nos cabelos enfraquecidos, fortalecendo-os e prevenindo-os contra os danos do dia a dia e procedimentos químicos extremos, como coloração, descoloração e uso de chapinha e secador.

2.    Nova linha de finalizadores profissionais 

TRESemmé também desenvolveu uma linha exclusiva de finalizadores que proporcionam acabamento profissional para todos os estilos de cabelos. Muito mais que tratamento e proteção, os finalizadores trazem os benefícios de end look, ajudando a valorizar o corte e a cor dos cabelos e permitindo maior versatilidade de visual. 

O portfólio de soft styling é composto por seis linhas, todas com filtro UV. Os produtos estão disponíveis nas texturas sérum, geleia e creme. Todos os finalizadores podem ser usados nos cabelos úmidos ou secos, e são eles: 

§  Creme Leve para Pentear TRESemmé Anti-Frizz: Com textura leve de sérum, controla o frizz sem pesar e intensifica o brilho dos fios*. Possui queratina e extrato de pérola. Indicado para cabelos lisos e ondulados.

*Com o uso do Creme Leve de Pentear TRESemmé ANTI-FRIZZ comparado com shampoo sem agentes condicionantes 

§  Geleia Modeladora Capilar TRESemmé Define: Define e remodela cachos e crespos, e cachos sem frizz*. Pode ser usada em combinação com os cremes para pentear Cachos e Crespos. Possui óleo de linhaça e serve como recuperador do cacho no day after. Indicado para quem tem cachos tipo 3ABC e 4ABC.

*Com o uso da Geléia Modeladora TRESemmé DEFINE comparado com shampoo sem agentes condicionantes 

§  Creme para Pentear TRESemmé Cachos: Define, sustenta e dá movimento*, além de hidratar os fios, modelando e dando forma aos cachos. Com elastina e óleo de macadâmia. Para cabelos cacheados, tipo de cacho: 2BC e 3 ABC.

*Com o uso do Creme para Pentear TRESemmé CACHOS comparado com shampoo sem agentes condicionantes 

§  Creme para Pentear TRESemmé Crespos: Hidrata, fortalece e dá brilho*. Com manteiga de karité e hibisco. Definição para cabelos crespos e tipos de cachos 4ABC.

*Força devido à quebra. Com o uso do Creme para Pentear TRESemmé CRESPOS comparado com shampoo sem agentes condicionantes 

§  Creme para pentear TRESemmé Revitaliza: Controla o frizz e nutre o cabelo sem pesar, deixando-o fácil de manejar. Sem corantes, o produto possui óleo de coco e água de coco. Indicado para cabelos normais a secos. 

§  Creme para pentear TRESemmé Hidrata: Hidrata e restaura a maciez dos fios. Com pantenol e aloe vera. Indicado para todos os tipos de cabelo. 

Embalagens modernas e sustentáveis

As novidades não param por aí e a transformação vai além das fórmulas e produtos. A reestruturação de todo o portfólio da marca inclui novas embalagens apresentadas em garrafas redondas que, além de estarem mais modernas, funcionais e sofisticadas, com elementos dourados, apresentam uma redução média de 20% de plástico utilizado em relação às atuais. Com esta mudança, as novas embalagens de TRESemmé passam a ser uma das garrafas mais leves do mercado e mais sustentáveis.

Com toda essa diferença, o volume de plástico economizado encheria 2,4 piscinas olímpicas e equivale, por exemplo, ao peso de mais de um Airbus A380. Com o novo design foi possível otimizar a palletização e a diminuição de cerca de 280 caminhões a menos por ano rodando nas cidades e, consequentemente, emitindo menos CO2.

“Nós temos o dever de atender as necessidades das nossas consumidoras, não apenas prevendo tendências, mas também reduzindo os impactos no meio ambiente, desenvolvendo produtos de forma sustentável”, afirma Fernanda.

A importância do sensorial dos cosméticos

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Descubra por que o sensorial dos cosméticos pode ser considerado tão importante quanto o seu desempenho

A tecnologia dos produtos cosméticos tem evoluído de forma exponencial nos últimos anos. Não é difícil vermos anúncios de cosméticos que prometem diversas ações inovadoras, como evocar a sensação de bem-estar (no caso dos neurocosméticos), sensações de relaxamento, redução das rugas, aumento dos fatores de hidratação natural da pele, restauração e aumento da microbiota cutânea, entre muitas outras. Com isso, é comum que fatores de extrema importância, como a aparência e sensorial dos cosméticos sejam deixados de lado na hora da formulação dos produtos.

É importante lembrarmos sempre que até mesmo o cosmético com a melhor tecnologia anti-aging, por exemplo, pode não ser aceito pelos consumidores caso tenha uma aparência ou sensorial ruim. Fatores como a cor, o odor, o brilho e o sensorial dos cosméticos são capazes de influenciar na percepção dos consumidores sobre a eficiência do produto, mesmo que tais fatores não sejam de fato relevantes no desempenho do produto.

Confirmar se os parâmetros estéticos dos produtos (como reologia, viscosidade, brilho, cor, odor e sensorial dos cosméticos) estão sendo atingidos de forma satisfatória é extremamente importante para garantir o sucesso nas vendas dos seus produtos. Alguns desses parâmetros (como viscosidade e reologia, por exemplo) podem ser avaliados por aparelhos, mas o teste em voluntários é a forma mais fiel de garantir o sucesso dos produtos.

Os emolientes são uma classe de ingredientes fundamental para controlar o sensorial dos cosméticos. Entre os emolientes, podemos citar os óleos vegetais, óleos minerais, manteigas e ésteres.

Os ésteres formam a classe mais extensa de emolientes, e algumas propriedades moleculares dessas matérias-primas podem ditar as características dos cosméticos. Por exemplo, quanto maior a sua cadeia, os ésteres se mostram menos irritantes, com toque mais substantivo e mais difíceis de serem emulsificados. Moléculas mais ramificadas promovem toque seco e diminuição na viscosidade. Insaturações aumentam a penetração cutânea, mas tornam a emulsificação mais difícil. A presença de hidroxilas aumenta a solubilidade dos ésteres em água e torna a emulsificação mais fácil.

Uma forma de melhorar o sensorial dos cosméticos, principalmente das emulsões, é utilizar o método da cascata de emolientes, que consiste em combinar emolientes de baixa, média e alta espalhabilidade. Geralmente, a utilização de apenas um emoliente não gera um perfil sensorial complexo e elegante, o que torna necessária a utilização de duas ou mais dessas matérias-primas.

O sensorial ideal pode variar entre as classes de cosméticos. Por exemplo, para cremes hidratantes corporais, fatores como espalhabilidade, reologia, maciez, e substantividade são os mais importantes, enquanto que, para shampoos, os fatores mais importantes são a formação de espuma, viscosidade, fragrância e coloração.

O sensorial dos cosméticos é uma característica tão importante que, em testes com voluntários, a mesma formulação de shampoo, por exemplo, pode receber avaliações diferentes em relação ao desempenho de limpeza e hidratação quando a única matéria-prima modificada é a fragrância. Ou seja, o sensorial pode influenciar a percepção dos consumidores sobre o desempenho do produto (que não necessariamente possui algum tipo de relação funcional com o sensorial).

É fato que o sensorial dos cosméticos de forma isolada não é capaz de garantir o sucesso nas vendas, já que tal parâmetro só é avaliado após o primeiro contato com o produto, que é realizado, na maioria das vezes, após a sua compra.

Portanto, podemos dizer que marketing, embalagem, ‘claims’, promessas de desempenho e a história do produto são os fatores que geram a primeira compra de um cosmético. Contudo, tão importante quanto a primeira compra, é a fidelização do consumidor (ou seja, garantir que esse consumidor volte a comprar o produto), que é garantida pela associação de um ótimo desempenho com um ótimo sensorial.

Com isso, podemos concluir que apenas quando todos os aspectos do produto (incluindo desempenho e sensorial) são atingidos com excelência, o consumidor responde com total satisfação. Lembrando que a melhor estratégia de marketing é um cliente satisfeito falando bem dos seus produtos.

Espero que tenha gostado. O objetivo desse artigo é contribuir para a elevação do nível técnico de profissionais da área. Para qualquer orientação procure sempre um profissional habilitado como um dermatologista ou farmacêutico.

Referências:

HERMAN, S. [SKIN CARE: THE IMPORTANCE OF FEEL] Chemical Reaction. GCI December 2007.

Mercado de beleza cresceu 42,5% na América Latina

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Segundo um estudo realizado pela empresa de pesquisa, Euromonitor, o mercado de beleza cresceu 42,5% nos últimos cinco anos na América Latina. O faturamento regional em beleza e cosméticos deve crescer pelo menos 18,4% até 2022 e atingir 77 bilhões de dólares ao ano.
No relatório detalhado, a Euromonitor destaca que a categoria de beleza premium foi a que mais cresceu, com uma evolução de 69% entre 2012 e 2017, e uma projeção de crescimento de 22,2% até 2022. As fragrâncias são a sub categoria com os melhores índices, atingindo aumento de vendas de 61,3% nos últimos 5 anos, enquanto a maquiagem só cresceu 42,9% no mesmo período.

O Brasil continua liderando o top 5 da região, com vendas de 32 129 milhões de dólares por ano em beleza. Na área de gastos per capita, o Chile lidera a tabela com um gasto anual de 182 dólares, seguido por Uruguai e Brasil, com 170 e 153 dólares por ano, respectivamente. México, Colômbia, Peru, Equador e Paraguai tiveram gastos anuais per capita com beleza abaixo de 90 dólares, ou seja, 50% a menos que o Chile.

O crescimento do mercado de beleza na América Latina ocorreu graças à entrada de novos concorrentes, como as cadeias Cromantic, Blush Bar e Blind na Colômbia, além de de marcas como Mac Cosmetics, Bobbi Braun, Benefit, Urban Decay e Chanel na Bolívia, Colômbia, Peru e Panamá.

O aumento da demanda também foi observado com o aumento do faturamento de marcas já existentes, como Belcorp, Yanbal, L’Oréal e Mary Kay, para citar algumas.

Coty vai abrir primeira flagship da Covergirl em Nova York

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A empresa americana de beleza anunciou que vai abrir uma flagship para a sua marca de cosméticos, Covergirl. A loja-conceito experimental e interativa será inaugurada na Times Square de Nova York no final deste ano.

O enorme local de varejo de mais de 900 metros quadrados, o primeiro da marca, vai contar com uma sala de jogos de beleza com elementos interativos, bem como um aplicativo de maquiagem e experiências digitais.

O design do espaço irá refletir a vizinhança dinâmica e pretende incorporar a filosofia “I am what I make up”, da Covergirl, incentivando os clientes a usarem a maquiagem como uma ferramenta de auto-expressão.

“Na Covergirl, acreditamos que a maquiagem é uma ferramenta poderosa de criatividade e auto-expressão”, declarou Ukonwa Ojo, SVP Covergirl, na Coty, em um comunicado. “Abrir uma loja conceito ajudará a trazer esse propósito de marca à vida de uma maneira imersiva, elevada e multidimensional”.

A nova loja, que, segundo a Coty, será a primeira flagship de uma marca de beleza de massa na América do Norte, faz parte de uma estratégia mais ampla de inovação que está sendo implementada na Covergirl, à medida que procura transformar a forma como os consumidores interagem com cosméticos.

Entre as outras iniciativas da marca está o lançamento de uma experiência de maquiagem de realidade aumentada (RA) in-browser , realizado em fevereiro, talvez inspirado pelo sucesso de aplicativos como o YouCam Makeup da Perfect Corp. De fato, a revolução da RA ainda está em pleno vapor na indústria da beleza, com marcas ansiosas para investir em novas tecnologias (como a aquisição da Giaran pela Shiseido, por exemplo) para melhorar a experiência do consumidor.

A própria Coty estreou um espelho mágico habilitado para RA em sua loja da Bourjois em Paris, em abril deste ano, o que pode muito bem ser uma amostra do que está por vir na flagship da Covergirl.

De qualquer forma, incorporar novas tecnologias que visam melhorar a experiência em espaços físicos de varejo certamente parece uma jogada inteligente no ambiente atual, à medida que os varejistas procuram fazer o seu melhor para oferecer serviços diferenciados, e o varejo experiencial se confirma cada vez mais como uma tendência particularmente popular entre os consumidores millennials e da Gen-Z.

A flagship da Covergirl está programada para abrir na Times Square, em Nova York, no outono de 2018.

Fonte: Fashion NetWork

Lush inaugura “Naked”, sua primeira loja sem embalagem

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“Naked” é o nome do novo conceito de loja inaugurado pela Lush no dia 1º de junho em Milão, para a ocasião do vigésimo aniversário da marca na Itália. No espaço de 100 metros quadrados, distribuídos em dois níveis, a marca britânica de cosméticos exibe produtos sem embalagem. A inauguração desta primeira loja “Naked” faz parte de uma dinâmica natural para a Lush, que já vende 40% dos produtos de sua coleção permanente sem embalagem, como seus xampus sólidos, por exemplo.

Além de ter uma área de vendas clássica, a loja de Milão também é um local de intercâmbio cultural que vai abrigar conferências, mesas redondas, workshops e exibições de filmes sobre questões ambientais.

A loja foi inaugurada na sexta-feira, 8 de junho, Dia Mundial do Oceano. No mesmo dia, a Lush lançou sua campanha de conscientização sobre o impacto do plástico nos oceanos. Esta campanha será lançada na rede global de lojas da marca em 18 de junho.

Fundada em 1995, a Lush, que tem vendas de cerca de 850 milhões de euros, possui 933 lojas (44 na França) em 49 países. A abertura de uma segunda loja Naked ainda não está prevista.

Fonte: Fashion NetWork

Beleza vegana em ascensão

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O movimento da beleza vegana é mais do que apenas uma tendência, de acordo com um novo relatório. Segundo uma pesquisa da Grand View Research, Inc, o mercado global de cosméticos veganos deve atingir 20,8 bilhões de dólares até 2025, uma taxa de crescimento anual composta de 6,3%. Isso se deve, em parte, ao aumento da demanda liderada pelos millennials.

Um crescente desejo por produtos de beleza “livres de crueldade” (não testados em animais), somados a uma maior conscientização sobre saúde e bem-estar e um maior respeito pelo meio ambiente está fazendo com que os ingredientes naturais, como os provenientes de plantas e minerais, se tornem cada vez mais populares na indústria.  Segundo o relatório mencionado acima, nos Estados Unidos, o mercado de cosméticos vegano deve ultrapassar 3,16 bilhões de dólares até 2025.

Nos últimos anos houve um aumento na popularidade de marcas de beleza vegana e cruelty-free, que evitam ingredientes testados em animais ou feito à base deles, com marcas como Kat Von D, Too Faced, Urban Decay e Fenty Beauty by Rihanna liderando o caminho.

A marca de cosméticos Milk Makeup se tornou 100% vegana em março, depois de eliminar produtos à base de animais como mel, cera de abelha e colágeno de suas fórmulas e, na semana passada, a a empresa de papelaria Crayola lançou uma linha de produtos veganos em parceria com a Asos.

Mais informações sobre o relatório “Vegan Cosmetics Market Size, Share & Trends Analysis”, por Produto (Cuidados com a Pele, Cuidados com o Cabelo, Maquiagem), por Canal de Vendas (Supermercado, Loja de Departamento, Loja Especializada), e Previsão por Segmento 2018 – 2025, podem ser encontradas no site da Grand Review.

Fonte: Fashion NetWork

KahlWax apresenta nova cera obtida das folhas de chá

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A 6614 Tea Wax é o grande lançamento da fabricante alemã de ceras KahlWax. Trata-se uma cera premium, com aroma e sabor característicos de chá natural.

Derivada da planta Camellia sinensis, nativa do leste e sudeste da Ásia e do subcontinente indiano, o produto é obtido por extração de CO2 suave e ecologicamente correta das suas folhas.

Por ser um subproduto do processo de fabricação de chá descafeinado, é um produto sustentável, sendo este um importante apelo para os atuais desenvolvimentos na área cosmética.

A 6614 Tea Wax é uma cera macia, cor verde oliva, que apresenta uma faixa de fusão média / baixa (entre 60-66ºC), e que pode ser incorporada a qualquer tipo de formulação.

Seu aroma e sabor, característicos do chá, podem ser aproveitados nas formulações ou, quando o conceito das mesmas não tiver relação com a planta, também podem ser facilmente mascarados.

É um produto novo, natural, sustentável, com um claim de mercado pronto para ser utilizado por fabricantes de cosméticos interessados em explorar a sua origem.

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