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Cosmetic InnovationÚltimas Notícias

Coty e Marc Jacobs renovam contrato de licença

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O grupo americano de cosméticos Coty renovou o seu contrato de licenciamento de perfumes com a Marc Jacobs. Esta parceria, cuja vigência não foi especificada, foi descrita como uma “colaboração delongo prazo” num comunicado.

A Coty e a Marc Jacobs trabalham juntas há mais de 10 anos. Entre as fragrâncias, está a Daisy Marc Jacobs, que recentemente lançou Daisy Love EauSoSweet, que está a fazer um grande sucesso. De acordo com o grupo NPD, em 2018, as linhas de perfume tiveram o crescimento mais rápido nos Estados Unidos.

“Há uma sinergia entre o savoir-faire da CotyLuxury e a genialidade criativa excecional de Marc Jacobs, que fazem da marca de perfumes uma das mais desejadas e dinâmicas do mundo”, explicou Edgar Huber, presidente da CotyLuxury, uma divisão que engloba marcas como Gucci, Chloe, Burberry e MiuMiu.

O anúncio da renovação desta importante licença para a Coty foi feito ao mesmo tempo da oferta pública de aquisição pela empresa de investimento de Luxemburgo JAB, que deve ser finalizada a 24 de abril. A JAB quer que a sua participação na empresa especializada em perfumes e cosméticos passe de 40% para 60%.

Desde a integração de 40 marcas de beleza adquiridas do grupo Procter & Gamble, a Coty enfrenta uma série de dificuldades. No segundo trimestre do seu ano fiscal 2018-2019, encerrado a 31 de dezembro do ano passado, a empresa americana registou um volume de negócios de US$ 2,51 mil milhões, uma queda de 4,8%.

Fonte: Fashion Network 24.04.2019

61% das brasileiras estão insatisfeitas com a pele do rosto, diz pesquisa

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Pesquisa da Avon em parceira com Ibope conecta ouviu mil mulheres

Com as mulheres cada vez mais empoderadas, velhos padrões perdem espaço e práticas do dia a dia ganham novos significados. Os hábitos de beleza, por exemplo, se aproximam mais de um momento de prazer do que de obrigação. Foi o que confirmou a Avon em pesquisa feita em parceria com o instituto Ibope Conecta. O estudo ouviu as brasileiras e mostrou, entre outros resultados, que 83% das mulheres cuidam da pele motivadas por um sentimento positivo de prazer, ainda que elas reconheçam que esse cuidado é necessário.

A pesquisa “A relação das brasileiras com a pele do rosto” investigou os hábitos, sentimentos e atitudes de 1.000 mulheres entre 25 e 60 anos, de todas as regiões do Brasil. Cerca de 48% do total respondeu que os sentimentos de bem-estar e saúde são os mais importantes em relação ao cuidado do rosto, enquanto que apenas 27% destacaram que cuidam da pele para se sentirem mais bonitas.

Por outro lado, o estudo aponta que 6 em cada 10 mulheres estão insatisfeitas com a pele do rosto. Entre as insatisfeitas, as jovens são maioria – 61% têm esse sentimento. Além disso, o envelhecimento não é um processo tranquilo, 56% estão preocupadas ou tentando minimizar os sinais do rosto. No entanto, para grande parte delas ainda existe o desafio de estabelecer uma rotina de cuidados com a pele. Mesmo as mulheres que se dizem preocupadas – 36% das entrevistas – possuem dificuldades em estabelecer uma prática diária. Já outra parte significativa (34%) respondeu que investe apenas em cuidados básicos e quando lembram.

Quando o assunto é tratamento, existe uma percepção de busca por soluções que destaquem uma beleza natural. Nas clínicas, os recursos mais buscados são limpeza de pele (55%) e esfoliação (41%), por outro lado, procedimentos reparativos como toxina botulínica, representam menos de 10%. Para os cuidados home care, o estudo mostrou que as entrevistadas priorizam a limpeza e a proteção solar, mas deixam de lado os procedimentos de tratamento como hidratantes e antissinais. “Esse dado reforça o papel educacional da Avon no apoio das mulheres no desafio de estabelecer um ritual diário mínimo de 3 passos básicos de cuidado com a pele. Nosso objetivo é atender as expectativas desse novo perfil de mulheres que priorizam cada vez mais soluções que sejam acessíveis e práticas de serem incorporadas no dia a dia”, diz Denise Figueiredo, diretora de marketing da categoria de skincare da Avon.

Além de constatar um novo padrão de comportamento, o estudo também mostrou que face care é um tema que as mulheres leem, mas não necessariamente entendem. Entre as entrevistadas, as mais jovens são as que menos conhecem o próprio tipo de pele e os cuidados necessários. E mesmo entre as entrevistas que sabem o tipo de pele que têm, 38% não sabem o cuidado que devem ter. Isso é refletido nos hábitos de cuidado, já que quase 1/3 das mulheres usa apenas água ou o sabonete do corpo para a limpeza da pele do rosto.

A pesquisa “A relação das brasileiras com a pele do rosto” foi desenvolvida para o lançamento do Super Concentrado Renew Vitamina C. O estudo revelou que 80% das mulheres entrevistadas nunca ouviu falar ou experimentou Vitamina C para o rosto. “A Vitamina C é um nutriente fundamental para uma pele macia e radiante. Ela é capaz de combater os radicais livres, melhorar a textura, uniformizar o tom e reduzir as linhas de expressão do rosto”, explica Denise Figueiredo. Para obter esses benefícios, a fórmula de Renew Vitamina C apresenta a tecnologia Effective C, com concentração de 10% de Vitamina C pura e estabilizada, que garante a preservação da fórmula ativa da primeira até a última gota do frasco.

Extraído da maconha, canabidiol cai nas graças da indústria da beleza

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Sem efeito alucinógino, substância tem ações anti-inflamatória e antibactericida

As ervas que, de acordo com a música do Rappa, “aliviam e acalmam”, pelo visto também rejuvenescem. No último congresso anual da American Academy of Dermatology, realizado na cidade de Washington, no mês passado, vários estudos mostraram o poder antioxidante do canabidiol (o CDB) extraído da Cannabis sativa , nome científico da maconha. Resultado: animados com a descoberta e com a legalização da erva em diversos lugares do mundo — só nos Estados Unidos são dez estados onde está “tudo liberado” —, pesquisadores da indústria cosmética desenvolveram hidratantes, sabonetes e até itens de maquiagem capazes de levar a onda da cannabis muito além do barato.

Segundo os especialistas, o segredo do CDB está em seu alto poder antioxidante, que reúne as vitaminas A, B, D e E, e tem ações anti-inflamatória e antibactericida.

Os estudos ainda são muito recentes, mas, como antioxidante, a substância pode ajudar no combate aos radicais livres que provocam manchas, linhas finas e rugas — explica Juliana Mendonça, porta-voz do setor de psicodermatologia da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Diferentemente do THC, o CDB (que vem sendo estudado por outras áreas da medicina no tratamento de doenças do sistema nervoso central) não tem efeito alucinógeno e se adapta bem nas diversas fórmulas de produtos de beleza.

De olho nesses estudos, marcas estrangeiras de nicho (como as americanas Cannuka, criada por um casal de Ohio, e Herb Essentials, com sede em Nova York) e de grandes conglomerados (Kiehl’s e The Body Shop, ambas do grupo francês L’Oréal, e Origins, da americana Estée Lauder) já estão de olho nos consumidores que buscam soluções de beleza com substâncias naturais no lugar das químicas tradicionais.

É uma coisa nova, mas tem se falado no CBD como agente antimicrobiano, capaz de inibir a proliferação de bactérias que causam a acne — diz a dermatologista carioca Juliana Piquet, que acompanha também as discussões sobre o efeito positivo da substância em doenças como psoríase e dermatite atópica.

Por essas e outras, experts como Alexia Inge, do site Cult Beauty, que costuma mapear as tendências de beleza mundo afora, diz que “a Cannabis é a última corrida do ouro”. E deve ser mesmo. A consultoria Jefferies publicou, no mês passado, um levantamento que projeta que, na próxima década, a venda de produtos à base de CDB gerará um faturamento em torno de US$ 25 bilhões.

Substâncias da Cannabis podem, num futuro não muito distante, estar em cosméticos como qualquer outro ingrediente convencional — diz Irina Barbalova, analista-chefe do setor de beleza e cuidados pessoais da Euromonitor Internacional.

O que se discute, aqui e lá fora, é a real eficácia do componente a longo prazo. Como as pesquisas são consideradas novas, não há uma certeza absoluta dos efeitos do CDB nos cosméticos.

Linha da Herbal Essentials, o creme de mão da The Body Shop, a máscara de cabelo da Lush e o lip balm da Milk

É inegável que exista um apelo enorme, e o marketing no exterior tem sido agressivo. Mas a maioria dos estudos trata do potencial em doenças dermatológicas e não em estética — diz Juliana Piquet.

No campus da USP, em Ribeirão Preto, há um centro de pesquisa de canabidiol que se propõe apenas a estudar os efeitos da substância na neuropsiquiatria, principalmente em casos de epilepsia. Dermatologia, por enquanto, não está no escopo.

Apesar do burburinho lá fora e da certeza de que aplicar um óleo de canabidiol no rosto não vai deixar ninguém “doidão”, no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proíbe a comercialização e a importação dos produtos. Nem mesmoa inofensiva linha Hemp, da The Body Shop, vendida em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, pode entrar. Portanto, antes de trazer aquele “creminho inocente” na mala, pense duas vezes. Agentes sanitários poderão cortar seu barato ainda no aeroporto.

Fonte: O Globo 25/04/19

Linha Micelar da Salon Line traz limpeza profunda sem ressecar os lisos

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De olho nas tendências globais, a Salon Line apresenta a nova linha Meu Liso Micelar, um lançamento que acompanha o movimento de migração dos cuidados com a pele para os cabelos. Voltada para cabelos lisos, a linha é composta por shampoo e condicionador e garante uma limpeza profunda dos fios sem agredi-los e hidronutrição, proporcionando leveza e movimento, sem ressecá-los.

Os produtos possuem tecnologia micelar, isto é, um conjunto de moléculas chamadas micelas que agem como um imã, que captam a oleosidade e removem até as menores partículas de sujeira e impurezas. Além disso, ele também é antipoluição, ou seja, protege os fios das partículas poluidoras do ar, que se depositam na fibra capilar e que, com o tempo, diminuem as propriedades sensoriais do cabelo.

Entre os princípios ativos ainda estão os minerais da beleza, como zinco, magnésio e sódio, que são responsáveis por algumas funções como brilho, maciez, força e saúde dos fios.

Possuem proteção UV e promovem controle do frizz. É ideal para cabelos lisos, naturais ou alisados, com a raiz oleosa e as pontas secas.

Parceria entre Boticário e Governo da Bahia fortalece polo de cosméticos

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Há cinco anos, a posição geográfica estratégica, a segurança institucional oferecida pelo Governo do Estado e uma mão de obra capaz de enfrentar desafios atraíram um grande investimento para a Bahia. O Grupo Boticário implantou em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), uma fábrica e um centro de distribuição, que envolveram recursos de R$ 700 milhões.

Desde então, o mercado de cosméticos e perfumaria não para de crescer. Com 16 milhões de habitantes, a Bahia é o maior mercado consumidor do Nordeste e o quarto maior produtor do Brasil, sendo responsável por 30% do consumo nacional. Por isso, o Boticário está ampliando a produção no estado e pretende ampliar também o centro de distribuição.

O vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, João Leão, lembra que o Boticário é um exemplo de empreendimento que começou pequeno e hoje é líder em perfumaria e maquiagem no Brasil, além de estar presente em 15 países. Ele acrescenta ainda que a Bahia está de portas abertas para o segmento.

“O Governo do Estado vai investir cada dia mais nesse segmento de perfumaria. Nós temos os incentivos fiscais, podemos ajudar na aquisição do terreno, no financiamento, na elaboração e na execução do projeto. Temos a Desenbahia e parceiros como o Sebrae e o Banco do Nordeste. A perfumaria é um dos nossos melhores segmentos”, afirma Leão.

A presença do Boticário em solo baiano garante 850 empregos diretos na fábrica e no centro de distribuição, além de outros 1,5 mil nas mais de 300 lojas espalhadas pelo estado. Entre os funcionários, Natália Araújo faz parte do grupo desde 2014. “Eu era estudante e entrei como jovem aprendiz. Depois de dois anos, fui efetivada como auxiliar, ganhei prêmio de excelência, já pude entrar na faculdade e assim estou podendo me desenvolver”, destaca Natália.

Crescimento  

No ano passado, o Boticário aumentou a receita em 7%, com uma receita líquida de R$ 13,2 bilhões, e inaugurou 62 novas lojas. Parte do sucesso, segundo o gerente industrial do grupo, Leandro Balena, é a localização. “Este foi um fator decisivo. Quando a gente fala da Bahia, nós falamos do Governo do Estado, da Fieb, do IEL, do Cimatec. O mercado contribuiu para o nosso crescimento. Então, a decisão tomada anos atrás, de estarmos na Bahia, foi acertada”, diz.

Agora, ressalta Balena, o Boticário está “dobrando a capacidade de fabricação de produtos de cuidados pessoais no estado e aumentando em 50% a capacidade de envase desses produtos na Bahia. Muito em breve, vamos também aumentar o nosso centro de distribuição”.

Para o diretor de Logística do Boticário, Fábio Miguel, estar na Bahia é um fator que aproxima os consumidores e facilita a liderança no mercado. “No ano passado, o Boticário investiu cerca de R$ 300 milhões na Bahia. À medida que investimos em novas linhas, envase e centro de distribuição, geramos novos empregos. Também estamos construindo um polo de fornecedores, com empresas vindas do sul do país e outras desenvolvidas na Bahia mesmo, para atender o grupo. Essa união entre fábrica, fornecedores e instituições tem ajudado a garantir esse sucesso”, finaliza.

Fonte: cn1 24.04.19

Avon vende unidade da América do Norte a grupo sul-coreano e atrapalha planos da Natura

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Negócio de US$ 125 milhões, a serem pagos em dinheiro, deve ser concluído em setembro deste ano

A Avon fechou acordo com o grupo sul-coreano LG Household & Health Care (LG H&H) para vender sua divisão norte-americana por US$ 125 milhões, a serem pagos em dinheiro. O negócio atrapalha os planos da Natura, que negociava a compra da companhia de cosméticos, incluindo a unidade na América do Norte, de capital fechado e que reúne operações em Estados Unidos, Canadá e Porto Rico, e o braço sediado em Londres, que opera em outras partes do mundo e tem ações em Bolsa.

O fundo de investimentos Cerberus Capital Management, que desde 2016 detém 80% da unidade norte-americana da Avon deu aval à operação. O negócio também já foi aprovado pelo Conselho de Administração da LG H&H e deve ser concluído até 30 de setembro, se tiver sinal verde dos órgãos reguladores nos Estados Unidos.

No fim de março, a Natura confirmou que negociava a aquisição da rival , após publicação pelo jornal americano Wall Street Journal de que as conversas estavam em curso. Na época, as ações da empresa despencaram 8%.

Nesta quinta, a empresa voltou a confirmar que mantinha negociações com a empresa de cosméticos americana, mas desta vez, essas conversas estariam limitadas à unidade de capital aberto, que não inclui a divisão norte-americana.

Após o anúncio desta quinta, as ações da Natura registravam alta de mais de 9% na Bolsa brasileira. Com a Avon, a Natura se tornaria líder global em vendas diretas .

A LG H&H é a principal empresa de bens de consumo da Coreia do Sul, com fortes posições no mercado em todas as principais categorias, incluindo cosméticos, cuidados pessoais e atendimento domiciliar. A Coreia, por sua vez, é um dos maiores e mais inovadores mercados de beleza do mundo, com mais de US$ 13,1 bilhões em vendas em 2018.

No início deste ano, a Avon já havia vendido sua fábrica em Guangzhou, na China, para o conglomerado sul-coreano por US$ 44 milhões. Atualmente, a LG H&H distribui algumas de suas marcas nos EUA, incluindo ‘Belif’ e ‘The history of Whoo’.

A incorporação da marca icônica da Avon, de seus produtos premiados, além da base de funcionários e de uma rede de 250 mil revendedores em toda a América do Norte, fortalecerá os planos de crescimento internacional da LG.

Sob o comando a empresa sul-coreana, a Avon Norte America dará continuidade à sua estratégia de inovação, reforçando simultaneamente sua posição como principal empresa de beleza em venda direta na região.

— Reconhecemos a força da marca da Avon, sua posição de liderança no mercado da região e o talento de funcionários e representantes. O modelo inovador de venda social da empresa constrói conexões profundas com os clientes e estamos animados para alavancar isso enquanto continuamos a expandir — afirmou Suk Cha, presidente-executivo of LG Household & Health Care.

A Avon conta com mais de 250 mil revendedoras na América do Norte, que, diz a LG, dará suporte ao crescimento internacional da companhia.

— A LG H&H respeita e admira nossa forte comunidade de revendedores e apoia nossa missão de capacitar as mulheres por meio de oportunidades econômicas — disse Laurie Ann Goldman, presidente-executiva da Avon North America.

Fonte: O Globo

Nivea inova em hidratantes corporais e lança produto em versão mousse

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A nova linha proporciona uma experiência de hidratação diferenciada, com textura leve e cremosa

Líder da categoria de hidratantes no Brasil, NIVEA traz uma novidade em formato inovador: o novo NIVEA BODY MOUSSE, que chega nas versões MILK e SOFT MILK. O lançamento reforça a expertise da marca em hidratação corporal, com textura leve, cremosa e de rápida absorção, oferecendo uma nova experiência de uso, tudo isso junto a uma hidratação profunda.

Os produtos foram pensados levando em consideração as necessidades das consumidoras antenadas que gostam de novidades, buscam produtos práticos e se preocupam com a beleza. “A textura de mousse é fácil de aplicar e imediatamente absorvida pela pele, oferecendo hidratação intensa por até 48h e sensação de pele macia desde a primeira aplicação”, reforça Andréa Bó, diretora de Marketing NIVEA Brasil.

Para os novos produtos, a NIVEA conseguiu desenvolver uma espuma extra cremosa composta por ingredientes cuidadosamente selecionados. A versão NIVEA MILK MOUSSE, ideal para pele seca a extrasseca, possui óleo de amêndoas, proporcionando hidratação e maciez por 48 horas. Já o NIVEA SOFT MILK MOUSSE é indicado para pele seca e tem em sua formulação manteiga de Karité, oferecendo hidratação e maciez prolongada. Ambos os produtos promovem hidratação de acordo com a necessidade de cada pele.

DSM aprofunda pesquisa sobre microbioma da pele

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Melhor compreensão permitiu estabelecer novos alvos para a saúde e beleza da pele

Por Estela Mendonça

As condições da pele, como ressecamento, oleosidade ou vermelhidão, são instantaneamente reconhecíveis pelo olho ou pelo toque, mas o quanto já se sabe sobre a comunidade invisível de microrganismos na superfície da pele que influencia tais condições?

Os cientistas da DSM comprovaram, pela primeira vez, em estudo clínico realizado na Suíça, a ligação entre as mudanças na composição do microbioma da pele e as alterações nas condições físicas da pele.  No total, os especialistas identificaram mais de 200 espécies diferentes de bactérias. Eles, então, selecionaram as três que têm maior impacto nos três tipos de pele mais comuns, ou seja, pele seca, oleosa e normal: Cutibacterium acnes, Staphylococcusepidermidis e Corynebacteriumkroppenstedtii.

Os resultados demonstraram que o tratamento com ativos específicos para a pele, como OXY 229 PF, SYN-UP® e ALPAFLOR® ALP®-SEBUM, promove efeitos benéficos em condições de pele normal, seca e oleosa.

Segundo Luis Julian, gerente técnico regional da DSM, para comparar a composição da população de microflora ao longo do tempo em condições de pele normal, seca e oleosa, o estudo do gene 16s rRNA foi realizado  em voluntárias saudáveis, antes do tratamento e depois de 7 e de 28 dias do uso três formulações cosméticas. Os dados foram analisados usando tecnologia de sequenciamento de última geração e comparados a um banco de dados de DNA para classificação taxonômica.

DISTRIBUIÇÃO DE ESPÉCIES EM DIFERENTES TIPOS DE PELE ANTES DO TRATAMENTO

DISTRIBUIÇÃO DE ESPÉCIES EM DIFERENTES TIPOS DE PELE NO DIA 28

Pele oleosa

Julian explica que a Cutibacterium acnes é uma das bactérias predominantes no microbioma facial e desempenha um papel importante na manutenção da saúde da pele. No entanto, algumas cepas estão associadas à acne. Também jáfoi demonstra do que ela tem influência sobre a produção de sebo. “No estudo, nossos especialistas descobriram que o ALPAFLOR® ALP®-SEBUM, com ação já comprovada anteriormente de inibição da enzima 5-α-redutase, envolvida na produção de sebo,também reduz os níveis de Cutibacterium acnes, ajudando a inibir a superprodução de sebo e a controlar o excesso de oleosidade na face”.

EVOLUÇÃO DO NÍVEL SEBUM

Com ALPAFLOR® ALP®-SEBUM, conseguiu-se 20% de redução de sebo na pele oleosa da testa após apenas uma semana e de 22% após 28 dias.

EVOLUÇÃO DE CUTIBACTERIUM ACNES

Com ALPAFLOR® ALP®-SEBUM, obteve-se 11% de redução de Cutibacterium acnes na pele oleosa da testa após uma semana e 7% após 28 dias.

Pele seca

Já as preocupações comuns sobre a pele seca incluem pele opaca, áspera, descamação e linhas faciais mais visíveis. Julian relata que estudos anteriores têm demonstrado que o derivado peptídico SYN-UP® pode melhorar a função de barreira da pele por meio do reequilíbrio dos níveis de uroquinase e de plasmina na epiderme. “Agora, o novo estudo clínico mostra que SYN-UP® também tem uma excelente capacidade para lutar contra as condições de pele seca e, vermelhidão da pele, devido à sua interação com duas bactérias comuns sobre a pele, a Staphylococcusepidermidis e a Corynebacteriumkroppenstedtii, na saúde da barreira cutânea”.

A Staphylococcusepidermidis, segundo o especialista, é uma bactéria fundamental para a pele. Tem propriedades anti-inflamatórias e a maioria das cepas desempenha um papel na manutenção da saúde da pele. A Corynebacteriumkroppenstedtii, por sua vez, também faz parte da microbiota normal da pele, mas níveis aumentados têm sido associados à vermelhidão da pele.

“O novo estudo in vivo da DSM revela que o SYN-UP® combate as condições da pele seca e a vermelhidão da pele, aumentando os níveis de Staphylococcusepidermidis e reduzindo os níveis de Corynebacteriumkroppenstedtii”, explica.

EVOLUÇÃO DA PERDA DE ÁGUA TRANSDÉRMICA (TEWL)

SYN-UP® promoveu 16% de melhoria da barreira cutânea na pele da face seca após 1 semana e 17% após 28 dias.

EVOLUÇÃO DO STAPHYLOCOCCUS EPIDERMIDIS

Com SYN-UP®, houve um aumento de 100% da StaphylococcusEpidermidis na pele da face seca após 1 semana e  de 175% após 28 dias.

EVOLUÇÃO DA CORYNEBACTERIUM KROPPENSTEDTII

SYN-UP® reduziu em 11% a CorynebacteriumKroppenstedtii na pele da face seca após 1 semana e 72% após 28 dias.

Ao influenciar os níveis de Staphylococcusepidermidis e Corynebacteriumkroppenstedtii no microbioma da pele e reequilibrar a uroquinase e a plasmina simbioticamente, o SYN-UP® combate as condições da pele seca e a vermelhidão. “Isto significa que os consumidores podem ter confiança na obtenção de uma barreira cutânea mais forte e uma pele saudável”, afirma.

Vermelhidão facial

O OXY 229 PF,bioativo da DSM,reconhecido conhecido por revitalizar a pele sem brilho, estimulando a respiração celular e aumentando a viabilidade e o turnover celular. “Os mais recentes estudos mostram que, devido à sua capacidade de reduzir os níveis de sebo e minimizar Corynebacteriumkroppenstedtii, um novo alvo para o controle da vermelhidão da pele, é também uma nova opção para prevenir essa condição”, afirma o gerente técnico.

EVOLUÇÃO DO NÍVEL DE SEBUM

OXY 229 PF promoveu redução de 5% do sebo na pele da pele da face após apenas uma semana e de 7% após 28 dias.

EVOLUÇÃO DA CORYNEBACTERIUM KROPPENSTEDTII

Com OXY 229 PF, houve 65% de redução da Corynebacteriumkroppenstedtii na pele da face após uma semana e 62% após 28 dias.

Uma nova dimensão na saúde e beleza

Atualmente o microbioma da pele é cada vez mais considerado a chave para melhorar a aparência da pele, abordando as causas das condições da pele e não apenas os sintomas. A DSM, que é um player importante nas soluções de saúde microbiana do intestino, oferecendo uma ampla gama de produtos probióticos, prebióticos e enzimáticos, decidiu combinar sua experiência e conhecimento em microbiologia e a ciência epidérmica para criar novas soluções de microbioma da pele.

Endrigo Ramos, gerente de marketing regional da DSM contaque, em 2018, a empresa começou a ver essa questão mais de perto. Além de uma abrangente pesquisa de mercado, embarcou na pesquisa científica inédita para investigar a paisagem do microbioma da pele com mais detalhes. “A pesquisa é apoiada pela nossa plataforma EpibiomeBeauty™, abordagem para cuidados da pele que levou a algumas descobertas promissoras sobre a forma como nossos ativos de cuidados da pele interagem com bactérias na pele”.

EpibiomeBeauty

Acreditando que a interação entre a epiderme e o microbioma da pele tem um papel importante a desempenhar em um regime de beleza holístico, como esse significado ainda é subestimado, a DSM associou a investigação do microbioma com a abordagem Corneocare™, que busca alcançar a aparência e a saúde da pele através da construção de uma forte barreira epidérmica. “Combinamos a experiência e nosso conhecimento para criar novas soluções inovadoras sob a abordagem EpiobiomeBeauty™(Epi = dérmica + bioma = micro), que se refere à interação entre a barreira da pele e o microbioma, para explorar novas formas de preservar, reforçar e restaurar a pele saudável em sua raiz”, descreve Ramos.

“A jornada do DSM só está começando. O microbioma da pele ainda é um território inexplorado e estamos firmemente comprometidos em aumentar ainda mais nosso conhecimento e em compartilhar nossas descobertas. Acreditamos que muitas das bactérias da pele trabalham para ela e não contra ela”, completa Endrigo Ramos.

 ColamiqC 2019

Com o tema “Uma nova abordagem para entender melhor as condições específicas da pele, utilizando a pesquisa do microbioma cutâneo”, Mathias Gempeler, diretor de Divulgação de Ciência e Cuidados com a Pele da DSM, participará do 24º COLAMIQC – Congresso Latino-Americano e Ibérico de Químicos Cosméticos, que pela quinta vez é realizado no Brasil, de 21 a 24 de maio no São Paulo Expo, em paralelo à FCE Cosmetique, com organização da Associação Brasileira de Cosmetologia.

Gempeler, que possui o título de Ph.D. em farmácia, com pós-graduação em marketing, além de tratar sobre como o microbioma da pele é um alvo interessante para a pesquisa estética e para novas aplicações, também dará detalhes sobre as mais recentes pesquisas da DSM. “Estou feliz por compartilhar este estudo e sobre os resultados em minha palestra”, disse.

Descubra os destaques de conteúdo da FCE Cosmetique 2019

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Nessa edição, a FCE Cosmetique aposta em atrações tecnológicas para profissionais da indústria cosmética. Além da exposição de matérias-primas, os visitantes contam com programação repleta de experiências sensoriais e demonstrações de tecnologias de ponta desenvolvidas para o setor. Serão seis atrações de conteúdo: Congresso COLAMIQC, Talk SCIENCE, Insight Experience, R&D Academy, Innovation Center e Congresso Logitech Science. Saiba mais sobre cada uma delas:

  • No R&D Academy temos o objetivo de apresentar o laboratório do futuro, sistemas e tecnologias se comunicarão de forma autônoma, e os fluxos de processos serão automatizados. A relação do profissional de P&D com a tecnologia está mudando com as novas soluções. Se a intenção é se destacar e conduzir processos de inovação disruptiva no segmento cosmético, é indispensável não só investir em mudanças tecnológicas, como também pesquisar e estar atualizado, a fim de antecipar tendências e gerar novas oportunidades de crescimento.
  • O Talk SCIENCE é um spot moderno e inovador que traz palestras dinâmicas e diferentes de tudo o que já foi apresentado no mercado. Você vai encontrar conteúdos de Life & Science que foram trabalhados ao longo do ano no blog, unindo o digital e físico. O Talk SCIENCE promove conhecimento, gerando valor à jornada profissional, e gera a oportunidade de trocar experiências com grandes especialistas do mercado, ganhar novos insights, viver uma experiência inédita de conteúdo.
  • Focada no profissional de P&D, na Innovation Center, além da exposição dos novos produtos e insumos, os visitantes de P&D e Marketing terão a oportunidade de assistir palestras e participar, de forma exclusiva, de experiências sensoriais e demonstrações. A prática e a teoria vão proporcionar ao visitante um know-how único e diferenciado no mercado.
  • O Brasil recebe, este ano, o maior congresso do segmento cosmético da América Latina, o COLAMIQC – Congresso Latino-Americano e Ibérico de Químicos Cosméticos. O evento, que ocorre a cada dois anos, acontece em paralelo a FCE Cosmetique, feira internacional de tecnologia para a indústria cosmética, de 21 a 23 maio. O COLAMIQC é representado, no Brasil, pela ABC (Associação Brasileira de Cosmetologia) e é o único do setor que reúne desde startups até grandes indústrias fornecedoras de matérias-primas, embalagens, fragrâncias, serviços e os outros segmentos da cadeia produtiva. Além do conteúdo internacional, também tem a participação das principais universidades que produzem pesquisas científicas e apresentações de trabalhos técnicos. Mundialmente, o evento é de responsabilidade da FELASCC (Federação Latina-Americana de Sociedades de Químicos Cosméticos).
  • O objetivo do Congresso Logitech Science é promover o debate e mostrar como os laboratórios, as distribuidoras, drogarias e os setores cosméticos e farmacêutico poderão fazer uso das mais recentes tecnologias, algoritmos e instrumentos de segurança de registro e transferência de dados, para acompanhar a ruptura que a Logística 4.0 trará em curto prazo nesse mercado. Serão debatidos temas como: Big Data, Internet das Coisas (IOT), Blockchain, Drones, Impressoras 3D, robots entre tantas outros, com as melhores práticas de gestão. Ruptura e Planejamento. A Logitech Science acontecerá durante a FCE Cosmetique e a FCE Pharma.
  • O Insight Experience é o pilar de conteúdo do Hospitality Class, programa de relacionamento desenvolvido exclusivamente pela NürnbergMesse Brasil. O objetivo do projeto é gerar negócios, criar uma rede de lideranças e oferecer conteúdos diferenciados do seu mercado de atuação. Os participantes terão a oportunidade de assistir a palestras de renomados especialistas, inclusive internacionais, através das parcerias com grandes centros educacionais do mundo, como Ernest Young, Insper, MIT, entre outros.

Realizada no pavilhão do São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista, o evento ocupará um espaço sofisticado. O local é considerado o melhor e maior espaço de exposições da América Latina e tem a infraestrutura de grandes centros internacionais.

O São Paulo Expo é extremamente moderno e tecnológico, suas salas de palestras são modelares. Há um sistema de ar condicionado central, deixando a temperatura agradável em todo o pavilhão, um edifício garagem com mais de cinco mil vagas e o acesso é fácil tanto para motoristas quanto para pedestres que utilizam transporte público.

É importante lembrar que, em 2019, a FCE Cosmetique e a FCE Pharma começam mais cedo. Devido ao trânsito na região causado pela entrada dos visitantes dos eventos vizinhos, adiantamos o início das FCES para às 11 horas. Assim, é possível chegar com calma, sem o pico do trânsito.

NürnbergMesse comemora 10 anos de Brasil com três novos eventos no portfólio

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João Paulo Picolo fala dos planos no país e as novidades da FCE Cosmetique

Em 2019, a NürnbergMesse Brasil, além de celebrar seus 10 no país, comemora a inclusão de três importantes eventos ao portfólio. A Expo Revestir, tradicional feira do ramo de arquitetura e construção, que voltou para a empresa alemã após um hiato de quase 10 anos, é um deles.  Além disso, também assumiu a realização do Latam Retail Show, o mais completo evento de varejo e consumo da América Latina, além da Abrafi, maior e mais importante evento voltado para a indústria de tintas da América Latina.

A promotora de feiras, que foi fundada em 1974, no distrito de Langwasser, em Nuremberg, na Alemanha, nesses 25 anos seguintes, viu seu o volume de negócios se multiplicar a ponto de se tornar uma das 10 maiores promotoras de feiras da Europa. Em 2007, a NürnbergMesse iniciou seu processo de internacionalização, criando subsidiárias em todo o mundo, com mais de 100 representantes internacionais. A sede brasileira foi inaugurada em 2009. Hoje, há subsidiárias também na China, América do Norte, Itália e Índia.

Há cinco anos, a promotora de feiras também inaugurou seu próprio centro de exposições em Nuremberg, criado pela arquiteta londrina Star Zaha Hadid. Com o empreendimento, também entrou para o ranking das 15 maiores empresas de exposições do mundo. “Atuamos em fortes segmentos, como o de construção civil, veículos elétricos, mercado pet, mercado farmacêutico e cosmético, mercado de bicicletas, química analítica e tintas”, destaca João Paulo Picolo, que assumiu a presidência da empresa no Brasil em 2016.

“Atualmente, a NürnbergMesse Brasil organiza 13 eventos, aquecendo mercados, criando oportunidades para milhares de empresários e inovando com a promoção de tendências e lançamentos de produtos”, informa Picolo.  São elas: Abrafati, Analitica Latin America, Bike Brasil, BIOFACH AMERICA LATINA, Expo Revestir, FCE Cosmetique, FCE Pharma, Glass South America, Latam Retail Show, Pet Experience, PET South America, PET VET, R+T South America e Veículo Elétrico Latino-Americano.

Segundo Picolo, a maior em tamanho é a Expo Revestir, uma feira da Anfacer com foco em pisos e revestimentos, que acontece no Transamerica Expo Center. “É a terceira maior feira do mundo desse setor, com mais de 40 mil metros de exposição e 70 mil visitantes”, destaca. A FCE Pharma e a FCE Cosmetique, que acontecem simultaneamente, são outros dois gigantes eventos do portfólio. Juntas, são o carro-chefe da empresa. “Os expositores são dos segmentos de máquinas, equipamentos, matéria-prima, embalagens, entre outros. O evento tem todas as soluções que a indústria procura, tanto para fazer um medicamento quanto cosmético”.

O portal Cosmetic Innovation conversou com João Paulo Picolo, que deu mais detalhes sobre atuação da empresa no país, as comemorações  pelos 10 anos de Brasil e as novidades que estão sendo preparadas para a FCE Cosmetique e FCE Pharma. Confira abaixo a entrevista exclusiva.

 A NürnbergMesse Brasil está completando 10 anos. Estão previstas ações especiais para celebrar a data? Poderia detalhar a programação?

Em comemoração aos 10 anos de operação no país, a NürnbergMesse Brasil fará uma festa de comemoração à data em outubro. O evento vai contar com a presença de importantes clientes, parceiros, representantes dos setores em que atua e colegas da Alemanha. Além disso, haverá também uma coletiva de imprensa, onde serão apresentados números importantes da empresa e projetos para os próximos anos.

Há quanto tempo está à frente da NürnbergMesse? Fale um pouco de sua trajetória profissional.

Com mais de 20 anos na área de feiras e eventos, adquiri uma ampla visão de mercado e experiência em diferentes setores de atuação. Já trabalhei  em cargos de direção de grandes promotoras de evento, como Informa Exhibitions e Reed Exhibitions. Em 2016, João Paulo Picolo aceitei um dos maiores desafios da minha vida, ao assumir a presidência da NürnbergMesse Brasil e renovar a estratégia de atuação da subsidiária brasileira. Mas já em 2017, a empresa teve um grande crescimento, recuperou clientes, criou produtos, aumentou a renda e conseguiu novos eventos. Em 2018, encaramos o  desafio de entregar novas feiras, remodelar produtos e adquirir diferentes eventos, todos executados com excelência e grandes resultados. Ao todo, a subsidiária brasileira registrou um crescimento de 40%, comparado a 2017. 

Quais foram os desafios assumidos e já superados?

O principal desafio foi fazer com que os eventos voltassem a crescer dentro da casa, além de recuperar a confiança e parceria com os principais mercados em que a NürnbergMesse Brasil atua, e continuar a realizar aquisições, sempre integrando tendências, juntamente com o avanço tecnológico para o mercado. Já os desafios superados foram as novas aquisições já comentadas, crescimento das feiras, além da volta de grandes eventos para o portfólio. A intenção é aprimorar ainda mais os eventos com novas atrações e conteúdos para engrandecer a experiência do visitante, transformando os eventos em muito mais do que uma exposição. E, sim, uma grande plataforma de conhecimento, lançamento de tendências, estudo e experiências.

A empresa estuda aumentar o portfólio de feiras no Brasil?

Sim, temos o objetivo de crescer no mercado de feiras, eventos e congressos, e conquistar novas relações através de aquisições e criação de novos produtos. Muito em breve, pretendemos ser uma das maiores promotoras de eventos do Brasil.

Quais são as perspectivas do mercado de feiras no Brasil?

Embora o Brasil tenha passado por mudanças para se ajustar a crise, o segmento ainda é promissor. Aliás, as feiras são uma ferramenta de marketing eficaz e produtiva para as empresas que passam pela crise. Segundo levantamento da UBRAFE (União Brasileira dos Promotores de Feiras), só em 2019, terão, ao menos, 14 feiras de negócios a mais do que o ano anterior. Isso porque o Brasil possui um dos principais e mais diversificados mercados de feiras de negócios mundiais. Só em São Paulo, ela movimenta mais de R$15 bilhões por ano.

Quais são os principais planos e metas para os próximos 10 anos de Brasil?

Hoje, somos a terceira empresa nesse ramo de atividade no Brasil e temos determinação muito grande de continuar avançando. A evolução do mercado mundial de feiras de negócios em um cenário repleto de novas possibilidades, combinada com o ambiente desafiador atual do Brasil, exige uma forma flexível e multifacetada de realizar negócios. Estamos cada vez mais conscientes dos desafios e do trabalho pela frente, e após muitos resultados positivos nos anos anteriores, sabíamos da necessidade de ir além e entregar eventos ainda mais completos aos nossos parceiros e clientes.

Nos preparamos bastante, investimos muito esforço físico e financeiro para apresentar um crescimento ainda maior. Entramos com mais conteúdos dentro das feiras e já temos uma metodologia própria de palestras, tanto que, hoje, conseguimos construir congressos muito bem vistos e qualificados. Estamos muito felizes pelo sucesso dos eventos entregues e também pelos novos produtos que estamos agregando ao portfólio. Já estamos no caminho para nos tornarmos uma das maiores promotoras de eventos do Brasil.

O que o mercado pode esperar de novidade para a FCE Cosmetique?

Nessa edição, a FCE Cosmetique aposta em atrações tecnológicas para profissionais da indústria cosmética. Além da exposição de matérias-primas, os visitantes contam com programação repleta de experiências sensoriais e demonstrações de tecnologias de ponta desenvolvidas para o setor. Serão seis atrações de conteúdo: Congresso COLAMIQC, Talk SCIENCE, Insight Experience, R&D Academy, Innovation Center e Congresso Logitech Science (Saiba mais sobre cada um).

Além disso, trazemos para a FCE Cosmetique a Rodada de Negócios, que acontecerá durante a manhã no segundo dia de evento. Ela irá reunir fabricantes de cosméticos com empresas de matéria-prima, afim de proporcionar um ambiente propício para efetivação de negócios. As empresas que participarem da rodada de negócios terão a comodidade de encontrar os principais fornecedores de matéria-prima, aumentar sua rede de contatos e conseguir melhores negociações, e também a vantagem de conhecer novos ingredientes e soluções em primeira mão. A empresa organizadora da Rodada de Negócios é especialista em incentivar novos projetos como este e já movimentou em seus eventos mais de 5 milhões de reais.

Quais são as expectativas de público e expositores para esta edição, comparando-se com a edição anterior?

Em 2018, o evento atraiu mais de 16 mil visitantes, entretanto, neste ano, a expectativa é de levar um público ainda mais qualificado e ávido por novidades e lançamentos. Reflexo da ascensão da indústria cosmética e farmacêutica no país.

Quais as principais mudanças que o mercado de ingredientes cosméticos vem passando nos últimos anos?            

Cada vez mais, as pessoas querem saber o que estão consumindo. Hoje, o consumidor é mais consciente e exige uma postura mais responsável das empresas, assim o mercado tem se movimentado para atuar de forma mais sustentável e com clareza nas soluções de seus produtos. Os consumidores procuram ingredientes mais simples e multifuncionais, com cargas naturais. Dessa forma, as indústrias cosméticas estão repensando em quais ingredientes investir, para se adequar a um desejo mais personalizado do seu cliente, sempre pensando no custo e benefício.

Que novidades o mercado pode esperar de novidades para esta edição da FCE Pharma?

A próxima edição da FCE Pharma se aproxima com muitas novidades. Acompanhando as mudanças tecnológicas na indústria, o mais aguardado ponto de encontro do setor farmacêutico apresenta conteúdos com foco em inovação.

Esse ano, a feira agora terá rotas setorizadas, os visitantes receberão o mapa da feira com a sinalização das empresas de logística e máquinas, fazendo assim que a visita seja mais otimizada e assertiva. Como mencionado, temos um novo evento paralelo voltado totalmente à cadeia logística, a Logitech Science. É uma chance de ver em primeira mão as inovações e pensar como aplica-las em suas empresas.

Também teremos o Simpósio de inovação ANF. O tradicional encontro é uma oportunidade para profissionais e pesquisadores que atuam em diferentes ramos onde se aplicam Ciências Farmacêuticas, como pesquisas farmacológicas, ensaios clínicos, tecnologia na indústria farmacêutica, regulamentação sanitária e sistemas de qualidade. O evento acontece no primeiro dia da FCE Pharma e promove a interação entre grandes nomes da academia e da indústria.

 Como avalia o espaço onde são realizadas as feiras atualmente?

Realizada no pavilhão do São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista, o evento ocupará um espaço sofisticado. O local é considerado o melhor e maior espaço de exposições da América Latina e tem a infraestrutura de grandes centros internacionais. O São Paulo Expo é extremamente moderno e tecnológico, suas salas de palestras são modelares. Há um sistema de ar condicionado central, deixando a temperatura agradável em todo o pavilhão, um edifício garagem com mais de cinco mil vagas e o acesso é fácil tanto para motoristas quanto para pedestres que utilizam transporte público.

É importante lembrar que, em 2019, a FCE Cosmetique e a FCE Pharma começam mais cedo. Devido ao trânsito na região causado pela entrada dos visitantes dos eventos vizinhos, adiantamos o início das FCES para às 11 horas. Assim, é possível chegar com calma, sem o pico do trânsito.

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