Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On Linkedin
Cosmetic InnovationEuromonitor Internacional RadarUma checagem geral na categoria de Sun Care: claims de multifuncionais, naturais e de proteção diversificada

Uma checagem geral na categoria de Sun Care: claims de multifuncionais, naturais e de proteção diversificada

  • Written by:
Maria Coronado, Analista Internacional da Euromonitor, traz os dados e análises mais recentes da categoria de proteção solar 

Com os meses do verão se aproximando na Europa, os cuidados com o sol entram, mais uma vez, em foco central para a indústria na região. E nós, aqui no Brasil e América do Sul, também ficamos atentos para “captar” essas tendências para o nosso verão, daqui a alguns meses.

A categoria de Sun Care cresceu 5,1% no ano passado (em relação a 2015) no leste da Europa e 1,3% na Europa Ocidental. Globalmente, ela cresceu 2,8%, com produtos específicos para bebês e crianças, um segmento que cresce acima da média do mercado em geral.

Maria Coronado, analista de ingredientes focada em beleza e cuidados pessoais da Euromonitor, explica algumas das principais tendências que impulsionam a categoria, incluindo a diversificação dos claims de proteção, a enorme demanda pela multifuncionalidade e a direção que a categoria está seguindo.

“Como os consumidores estão migrando para estilos de vida mais saudáveis, o que está dentro dos produtos está se tornando mais importante. Mais do que nunca, os consumidores estão questionando os ingredientes e suas fontes e isso está tendo um impacto no mercado de insumos “, afirma.

Nova gama de claims de proteção

Maria Coronado observa que a nova tecnologia permitiu e gerou uma diversificação nos claims que os produtos de proteção solar podem oferecer.

“Em pouco mais de 50 anos, a indústria de proteção solar evoluiu tremendamente, tanto no nível quanto no tipo de proteção, além ainda das propriedades estéticas dos produtos, tudo isso impulsionado pelas necessidades dos consumidores e pelos avanços tecnológicos, tais como as novas tecnologias de encapsulamento e sistemas de entrega”, afirma ela.

“Isso permitiu que as empresas alimentassem os consumidores com produtos mais atraentes, que protegem contra uma ampla gama de novos agentes estressores ambientais e tecnológicos, desde a radiação solar até o ar e a poluição luminosa”.

Grande interesse em multifunções

O crescente interesse do consumidor e da indústria por produtos multifuncionais está impulsionando a demanda por ingredientes que possam oferecer várias funções em suas formulações, sugere Coronado.

“Na verdade, de acordo com a Euromonitor Beauty Survey, o uso de ingredientes multifuncionais está entre os dez melhores motivos para se comprar protetores solares ou produtos de proteção solar dedicados em todo o mundo”, explica.

“Como os consumidores querem cada vez mais produtos de proteção solar que vão além da proteção UV simples, há uma necessidade crescente por ingredientes multifuncionais e formulações mais simples.”

“Os fornecedores de ingredientes estão desenvolvendo produtos capazes de desempenhar diferentes papéis na formulação, desde proteção UV, à luz e à poluição até agentes antienvelhecimento, para condicionamento e melhoria da pele”.

O que está por vir?

Maria Coronado tem algumas previsões claras para onde a categoria deve caminhar no próximo período.

A demanda global por produtos multifuncionais, proteção total e de longa duração, com melhores características sensoriais, toque mais leve e maior capacidade de espalhabilidade, deverá continuar”, diz ela.

“Os principais desafios nos próximos anos estão relacionados à necessidade de protetores solares mais seguros e mais efetivos, com menor número de ingredientes, de origem natural.”

“As empresas agora estão realizando pesquisas para otimizar os sistemas de entrega de UV e para melhorar a capacidade de fotoestabilidade, eficácia e resistência ao enxágue dos ingredientes ativos, sem prejuízo das propriedades estéticas”.

Fonte: Cosmetics-Design

Agradecemos a leitura, compartilhe!

Home

Categorias

Nossos Portais

Nossos canais

Parceiros