Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.RadarVendas de cosméticos premium crescem mais do que marcas de massa

Vendas de cosméticos premium crescem mais do que marcas de massa

  • Written by:
Consumidor tenta preservar ‘mimos’ durante a crise

A crise ainda não chegou ao fim, mas as empresas do setor de cosméticos já perceberam que o brasileiro não está disposto a cortar da sua cesta de compras alguns dos “mimos” aos quais se habituou na época da economia em expansão. Quando o assunto é batom, produto para pele ou cabelo, a fidelidade às marcas pesa na decisão. Levantamento da consultoria Euromonitor mostra que, em 2016, as vendas de produtos de beleza e cosméticos premium tiveram alta de 9,1%, enquanto as marcas populares registraram avanço de 4,4%. A tendência já havia começado no ano anterior, quando os itens mais sofisticados mostraram aumento de 16,6% nas vendas, e os cosméticos de massa tiveram queda de 1,3%.

A receita de expansão do setor combina dois ingredientes: o consumo das faixas de menor renda cai, o que afeta as vendas de produtos populares; e, quando o consumidor é obrigado a rever o orçamento, prevalece a autoindulgência, aquela tentativa de manter “pequenas alegrias do dia a dia” mesmo em um cenário de maior controle de gastos. Entre os cosméticos premium mais vendidos estão batons, esmaltes e produtos de cuidado com a pele, sobretudo os de proteção solar. No Brasil, de modo geral, os campeões de venda do setor de beleza são desodorantes e tratamentos para o cabelo.

“Estimamos que esse movimento de venda em ritmo mais acelerado de produtos premium deve continuar no Brasil até, ao menos, 2019, diz Alexis Frick, gerente de pesquisa da Euromonitor.

A advogada Rafaela Dialma, de 32 anos, aceita pagar o preço da fidelidade às marcas preferidas. “Compro as marcas importadas porque acho que dão mais resultado e têm melhor durabilidade. A relação custo-benefício acaba sendo mais vantajosa”, afirma.

Outros estudos corroboram as projeções da Euromonitor. Segundo a britânica Mintel Group, de todos os segmentos analisados pela consultoria, apenas cosméticos e produtos de limpeza mostram curvas de crescimento consistentes. Para o setor de cosméticos, a projeção é de alta de 10,2% ao ano até 2019, quando o mercado chegará a R$ 107,3 bilhões.

“Como batons são produtos mais baratos, assim como esmaltes, eles ainda são acessíveis em tempos difíceis e podem ser vistos por muitos como um agrado. As oportunidades de crescimento também estão nos consumidores cientes da importância de cuidar da pele e procurar itens inovadores,  explica Renata Moura, analista da Mintel.

Apesar das projeções favoráveis para o segmento, o mercado de cosméticos premium no país ainda é pequeno, composto quase integralmente por produtos importados, e representa cerca de 4% do total, segundo Frick, da Euromonitor. Nos Estados Unidos, essa fatia chega a 30%, e na Coreia do Sul, a 44%. O gerente de pesquisa da Euromonitor destaca outros fatores que impulsionaram as vendas no segmento, como o fato de a maior parte dos itens ser importada e ter havido uma queda nas viagens ao exterior no ano passado: “Boa parte do consumo que era feito no exterior migrou para as lojas nacionais. Isso também ajuda nesse aumento da curva de venda dos produtos premium”.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Website Redesign Experts