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Cosmetic InnovationFashionA volta triunfal de Marco Antônio de Biaggi

A volta triunfal de Marco Antônio de Biaggi

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Um ano atrás, ele estampava a capa de aniversário da Cabelos&cia, depois de ter enfrentado graves problemas de saúde. Hoje, em plena recuperação, o hairstylist retoma suas atividades com alegria, energia positiva e mil novidades!

Mestre em superação. Bem que essa poderia ser a mais nova denominação para Marco Antônio de Biaggi depois de tudo o que ele passou nos últimos dois anos. Quem não se lembra? Em janeiro de 2015, o cabeleireiro descobriu um linfoma não Hodgkin (neoplasia maligna que ataca o sistema linfático) e passou por seis sessões de quimioterapia. Antes da sétima, o câncer já estava quase zerado. Mas uma infecção pulmonar o levou novamente ao hospital São José, em São Paulo, em maio daquele ano.

Sofreu quatro paradas cardíacas, submeteu-se a uma delicada cirurgia, fez hemodiálise e permaneceu ligado a um aparelho que funciona como um pulmão externo. Foram cinco meses de internação, parte deles em coma induzido. Ao acordar, o expert havia perdido mais de 32 kg – muito para os seus 1,92 m de altura. De alta em novembro, não conseguia movimentar as pernas e acabou voltando ao centro médico. Recebeu outro diagnóstico bombástico: neuropatia periférica, uma doença que afeta os nervos que transmitem informações do cérebro e da medula para o restante do corpo. Muito possivelmente, sequela dos ciclos de quimio. Desde então, se locomove com ajuda de um andador e faz fisioterapia seis dias por semana, algumas sessões em casa e outras na Rede de Reabilitação Lucy Montoro.

A FORÇA DA FÉ

Marco sempre valorizou o poder da mente e dos pensamentos positivos. Aliás, toda vez que perguntam sobre o segredo do seu sucesso, ele o atribui ao uso da mentalização, além do trabalho árduo, da determinação, do talento e do amor à profissão. “Quando eu morava em Pirituba [bairro da zona norte de São Paulo], já imaginava ter um salão gigante, com portas de vidro e carrões na frente. Jogava essa ideia para o universo e saía para cortar o cabelo das minhas clientes, concentrado e com amor!”, recorda. Segundo ele, ser otimista foi essencial para sair do hospital. “Nunca tive um milésimo de dúvida de que ficaria bom”, assegura. A fé também contou bastante no seu processo de reabilitação. “Sou devoto de Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Fátima. A crença e o pensamento positivo aliados à medicina contribuíram para a minha cura”, conta. Nessa vibração do bem, entraram também as preces dos fãs mundo afora.

O REGRESSO

Após meses afastado do comando do MG Hair Design, luxuoso espaço de beleza inaugurado em 2000 nos Jardins, Marco Antônio decidiu que era hora de voltar à ativa no início de 2017. O empurrão que faltava veio de seu conselheiro espiritual. “Meu mentor ligou dizendo para eu retornar ao salão: ‘Assim que entrar lá, sua energia vai voltar. Vai fazer muito bem a você e começar sua cura’. A minha energia está neste lugar, dependo dessa equipe maravilhosa”, confessa ele, que recebeu apoio dos familiares e seguidores: “Deus fala com a gente por meio dos outros. Acredito na força da oração a distância que foi enviada para mim pelas redes sociais.” À princípio tímido, esse retorno tem aumentado com o passar das semanas. Marco passa todas as tardes no salão, recebendo e doando atenção e carinho aos clientes. “Logo mais, estarei cortando cabelos novamente”, garante.

Rei das loiras e das redes sociais! Milhões de seguidores acompanham suas mensagens e seu dia a dia pelo Instagram, Facebook & cia!

OS PRODUTOS

Ninguém duvida que ele seja um grande lançador de tendências. Afinal, quem divulgou primeiro os benefícios do óleo de argan? E quem trouxe o salt spray para o dia a dia do salão e da vida das clientes? Durante 13 anos, ele manteve uma parceria de sucesso com a Avon. Mas antes mesmo de ficar doente, já pensava em ter seus próprios produtos. “Contratei uma grande empresa de terceirização de cosméticos, que desenvolveu comigo uma linha Premium para os cabelos. Escolhi a essência de jasmim, que eu amo e atrai anjos, de uma renomada casa de fragrâncias”, detalha o hairstylist, que levou dois anos entre elaboração, testes e autorização da Anvisa. A princípio, serão quatro xampus, quatro condicionadores, duas máscaras, um BB Cream e um modelador de cachos. Todos com embalagens coloridas. “Não dá para imaginar um xampu do Marco Antônio escuro”, diz, antecipando o nome da grife: Mabi. Além de comercializados no salão, eles estarão disponíveis em e-commerce. O portfólio deverá aumentar com a criação de itens masculinos. “Os homens estão cada dia mais vaidosos. Ter barba é sexy e até uma opção para quem não tem cabelo”, considera ele, afirmando que irá entrar nesse nicho em breve.

Só na CABELOS&CIA foram dezenas de capas assinadas por Marco Antônio de Biaggi. A musa Adriane Galisteu é uma das suas modelos preferidas.

A BIOGRAFIA

Um dos primeiros depoimentos dados pelo cabeleireiro após a saída do hospital foi para a Revista Veja SP, cuja editora propôs lançar uma obra contando sua trajetória de êxito e superação. “Um livro falando só da recuperação ficaria muito pesado. Por isso, vou narrar passo a passo os degraus da fama, como é importante visualizar o que deseja e o que você quer da vida daqui a um, cinco, dez anos… Foram inúmeros encontros com o jornalista João Batista Junior para que ficasse pronto.

Ver o close da atriz Brooke Shields na revista Time fez Marco querer estar na capa das revistas!

O lançamento deve acontecer no segundo semestre”, conta ele, dizendo-se muito orgulhoso e agradecido por tantas conquistas na vida. “Eu trabalhava no centro da cidade e, passando por uma banca, vi a Time com o close da atriz Brooke Shields. Na hora, pensei: vou fazer uma capa! Logo depois, vi outra linda, com fundo limão e a modelo Rosana Prado produzida por Marcelo Beauty. Eu disse: quero ser como ele! Tempos depois, fiz minha primeira a pedido da Noris Martinelli”, relata, falando da então dirigente da Nova (hoje Cosmopolitan), revista para a qual ele fez capas durante mais de 20 anos. Na biografia ele revela, por exemplo, quem foi a modelo de sua estreia no editorial – a segunda foi Luma de Oliveira! “O pulo do gato foi mesmo fazer a Playboy com a Adriane Galisteu. De três cortes por dia, passei a fazer 30! Mas comecei do princípio, lavando cabelos, passei por todas as etapas na profissão”, enumera o hairstylist.

OUTROS PLANOS

Mas se você acha que as novidades do hairstylist das estrelas param aí, prepare-se. Nos seus planos está ministrar palestras motivacionais. “Não quero só falar de beleza, o que já faço há 30 anos. Quero contar como saí da periferia, conquistei um império e superei as doenças”, adianta. Outra coisa que Marco Antônio promete é não abrir mão dos seus momentos. “Hoje valorizo mais a companhia da família e dos amigos, encontro prazer nas coisas simples. Por isso vou trabalhar menos, fazer o que tanto sonhei enquanto estava internado, como saborear uma água de coco no calçadão de Copacabana ou ir à igreja do Largo do Paissandu para rezar”, promete.

Texto: Annamaria Aglio
Fotos: Gustavo Morita, Acervo Cabelos&cia e Reprodução

Fonte: Revista Cabelos & Cia

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