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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Empresas & NegóciosWeleda: Quão sustentável é a sustentabilidade?

Weleda: Quão sustentável é a sustentabilidade?

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Governos e ONGs de todo o mundo estão encorajando empresas de todos os setores a se tornarem um pouco mais verdes. Mas quão fácil é esta tarefa e por onde começar?

Jayne Sterland é a Diretora Executiva da marca de cosméticos naturais Weleda UK. Fundada em 1921 pelo Dr. Rudolf Steiner e pela Dra. Ita Wegman, a marca foca em cosméticos holísticos, naturais, orgânicos e em medicamentos baseados em terapia antroposófica.

Abaixo segue uma entrevista onde Sterland falou sobre comprometer-se com a sustentabilidade e ideias para um negócio mais verde.

Em uma recente mesa redonda sobre sustentabilidade, na in-cosmetics Global, me fizeram uma pergunta aparentemente simples sobre os desenvolvimentos sustentáveis ​​que gostaríamos de ver na indústria de cosméticos.

Antes disso, eu tinha passado aquela manhã andando por aquele gigante pavilhão de exposições – onde as palavras “natural” e “sustentável” estavam escritas, enormes, em cada stand e em cada espaço da exposição.

Hoje, tenho o privilégio de trabalhar para uma empresa que, apesar de ter quase 100 anos, sempre seguiu um caminho de “viver em harmonia com a natureza e o ser humano”.

Simplificando, temos a sustentabilidade lacrada em nosso DNA, ela sustenta nossos valores centrais e as ações diárias de nossos dois mil funcionários em todo o mundo.

A Weleda foi reconhecida nacional e globalmente pelo nosso trabalho dentro da Responsabilidade Corporativa Sustentável (CSR), incluindo três Organic Monitor Sustainable Beauty Awards e o German Sustainability Award como a marca mais sustentável da Alemanha em 2016.

Então, como responder a essa pergunta? Parece-me que as ações falam mais alto que as palavras.

“Sustentabilidade é ser verdadeiramente responsável pelo impacto de nossas ações”

A Weleda tem um compromisso de longo prazo com a sustentabilidade: monitorar e reduzir constantemente o consumo de água, usar eletricidade verde e outras práticas mais verdes e limpas de fabricação, buscar ingredientes sustentáveis, reduzir o desperdício de fabricação, usar materiais reciclados ou recicláveis, apoiar as comunidades locais de agricultores e suas tradições, tudo com base em nossa preciosa adesão à UEBT (Union for Ethical Biotrade).

Em 2011, a Weleda uniu-se a um punhado de empresas de cosméticos da UEBT, uma associação sem fins lucrativos que promove o “Sourcing com Respeito” de ingredientes provenientes da biodiversidade, promovendo a conservação, e asseguram uma divisão equitativa dos benefícios ao longo das cadeias de abastecimento, desde o produtor até o usuário final.

Nossa política completa de abastecimento é guiada por esses padrões externos.

A sustentabilidade direciona o CEO?

A Weleda colhe sua lavanda à mão e obtém um terço das suas necessidades anuais da mesma de um fornecedor orgânico, responsável por vários projetos sustentáveis ​​para mel e cera de abelha na África.

Quanto mais alto uma empresa grita sobre a sua responsabilidade social corporativa (CSR), mais perguntas eu tenho – será que a CSR determina as ações do CEO – enquadrando cada decisão de negócios – ou é, como eu às vezes suspeito, um produto do departamento de marketing usado para criar valor ao consumidor, mais do que uma parceria?

Como podemos ser responsabilizados por nossas ações quando não podemos nem mesmo concordar sobre o que é classificado como “natural”, muito menos como “sustentável” dentro da nossa indústria fortemente regulamentada?

Minha resposta à pergunta é simples. Vamos todos, voluntariamente e com vontade, trabalhar em parceria através da inspiração, adesão e adoção dos padrões da UEBT (Union for Ethical Biotrade), tornando-os nossos.

Como nos ensinou o fundador da Weleda, o filósofo austríaco Rudolph Steiner, a sustentabilidade é ser verdadeiramente responsável pelo impacto das nossas ações – economicamente, socialmente e ambientalmente.

Fonte: Cosmetics Business

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